Um grupo de parlamentares da oposição esteve, na quarta-feira 15, no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, para verificar a situação de 610 homens presos depois das manifestações de 8 de janeiro. Nesta quinta-feira, 16, a comissão deve fazer também uma visita ao presídio feminino, no Gama, conhecido como Colmeia, onde estão 350 mulheres acusadas de envolvimento na invasão e depredação dos prédios da Praça dos Três Poderes.
Em nota divulgada na noite de quarta-feira pelo grupo de senadores e deputados, encabeçados pelo líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (RN-PL), os parlamentares disseram que a penitenciária tem capacidade limitada para atender a grande quantidade de presos, que cresceu mais de 60% a partir de 9 de janeiro, com as prisões relacionadas aos atos de 8 de janeiro.
“Entre 8 e 12 de janeiro, a população da penitenciária aumentou de 1 mil para 1,6 mil em decorrência de prisões relacionadas aos atos de ataque às sedes dos Três Poderes”, contabilizaram, na nota. Segundo o texto, a “alta ocupação reflete na qualidade do fornecimento da alimentação aos presos e no atendimento de saúde, conforme verificado no local”.
NOTA
Um grupo de senadores e deputados da oposição esteve nesta quarta-feira (15) no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, para verificar a situação de 610 homens presos após os atos de 8 de janeiro.— Rogério Marinho🇧🇷 (@rogeriosmarinho) February 15, 2023
Os políticos também informam que a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal informou que já solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a transferência de presos para seus Estados de origem — apenas 30 teriam residência em Brasília.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Distrito Federal já solicitou, por duas vezes, em 1º e 9 de fevereiro, a transferência de presos dos presídios do DF para os respectivos estados.
A comitiva de parlamentares também visitou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, para quem pediram apoio para a “celeridade no cumprimento do devido processo legal, na individualização de condutas e na garantia dos direitos humanos dos presos, assegurando a transferência para os Estados de residência ou a liberação para aguardar o julgamento em liberdade, quando possível”. Segundo a nota, a OAB informou que já está adotando essas providências.
Nos próximos dias, o grupo vai solicitar audiência com a presidente do STF, Rosa Weber, para assegurar as garantias dos presos e a celeridade do devido processo legal.
Vidas suspensas
Em reportagem publicada na Edição 151 da Revista Oeste, Augusto Nunes e Cristyan Costa mostram que centenas de inocentes estão encarcerados e esperando há 30 dias a incerta chegada da Justiça.
“Depoimentos colhidos por Oeste confirmam que quem tem a vida interrompida pelo brusco desaparecimento de horizontes raramente escapa de sequelas semelhantes”, escrevem Nunes e Costa. “Dois clientes do advogado Samuel Magalhães, por exemplo, tentam absorver o episódio traumático e contornar as pedras colocadas no caminho por medidas restritivas. Ambos também vivem no interior de São Paulo. Um tem 39 anos e é técnico em informática. Outro completou 34 e cursa a faculdade de odontologia. ‘Eles usam tornozeleira eletrônica e não podem sair do Estado sem notificar o STF’, resumiu Magalhães. ‘Não é permitido chegar perto de outros manifestantes do 8 de janeiro e, a cada mês, eles devem comparecer à Vara de Execução Penal para atualizar dados. O endereço, por exemplo.’ Como a mulher de Presidente Prudente, eles estavam no acampamento quando ocorreram as invasões e os quebra-quebras.”
Relacionadas
Lei da mordaça. Vou seguir o conselho do Roberto Motta.
Essas pessoas sim num futuro próximo, terão que receber o benefício de perseguidos pela “ditadura” do xandão/STF.
Prisão determinada pela corte q deveria honrar os direitos Constitucionais . STF envergonha o país, agem igual as ditaduras da Venezuela e Cuba . Os corruptos ,togados ativistas politicos soltaram. Hj ocupam a Presidência da República e Ministérios, livremente. A sociedade tem mesmo q desacreditar na Instituição. Deveriam colocar o tirano Moraes dentro de uma cela superlotada p ver se esse MONSTRO se toca, pq o perfil de um juíze não é esse . É revoltante
Visitar só é muito pouco. O que é necessário mesmo são ações concretas
Prisão arbitrária, descabivel, enquanto os condenados assumem a Presidência e os Ministérios.
Prisão determinada pela corte q deveria honrar os direitos Constitucionais . STF envergonha o país, agem igual as ditaduras da Venezuela e Cuba . Os corruptos ,togados ativistas politicos soltaram. Hj ocupam a Presidência da República e Ministérios, livremente. A sociedade tem mesmo q desacreditar na Instituição. Deveriam colocar o tirano Moraes dentro de uma cela superlotada p ver se esse MONSTRO se toca, pq o perfil de um juíze não é esse . É revoltante
Este é o governo da vingança pelos poucos meses de presídio. CORJA!
Não podemos mais suportar tamanho arbítrio, temos q cobrar de todas autoridades e dos representantes do povo uma atitude imediara e urgente para resover essa situação de injustiça e de autoritarismo contra brasileiros, patriotas e trabalhadores!!!
Um dia a bastilha pode ser derrubada…
E por que, ainda, não instalaram a CPI sobre o 08 de Janeiro, façam isso urgente que acabará com essa covardia sem tamanho.
faz pouco tempo tivemos um chefe de organização transferido, salvo engano, para o DF…..pq ele e não os citados na matéria conseguem ir para seus Estados? em que tempo estamos…..
Cadê o Presidente do Congresso Nacional que não faz nada? Por que não deixa presos somente aqueles que fizeram badernas. É muita covardia que estão fazendo com pessoas inocentes. Soltam traficantes, corruptos e mantém inocentes presos. Cadê a turma dos Direitos Humanos, cadê a omissa OAB, cadê as entidades de classe sérias de nosso País???
O duplo ex-presidiário reinando.
Coroné ciro goma disse que lula é chefe de quadrilha e deu 4 trilhões para banqueiros.
A sinistra marina silva disse que lula é corrupto.
Alckmin chamou lula de criminoso…Soraya trombique..
Esses ditadores vão colher um fruto amargo
Esses parlamentares têm que tomar cuidado para não serem “confundidos” com os pesos e acabarem ficando por lá.
STF concede hábeas corpus a traficante condenado a 50 anos de prisão mas a esses que cometeram um crime de muito menor potencial essa perseguição e crueldade! Inclusive muitos inocentes nesse meio! Um dia quem está fazendo isso vai pagar muito caro, se não for pela justiça será pela mão de Deus!
Como é que é????? Pedir a transferência para os estados de origem??? Se algum deles tivesse um átomo de decência não pediria nada menos que a imediata soltura de todos eles. Mesmo que tenha algum culpado no meio – o que é bem difícil, já que os manos deram no pé antes da chegada da polícia. Esses deputados são todos canalhas mesmo.
A PERFÍDIA do QG de Brasília ficou na história…o general comandante…Mr PERFÍDIA…tem de ser responsabilizado…ele é mais 4 generais covardes ou carreiristas vendilhonas
Enquanto isso um ladrão descondenado presidindo o país…
Presos políticos devem pedir indenizações
Os ditadores torturam presos políticos sem a reação adequada do poder legislativo que pelo visto continua de quatro rabo arriado tal qual fez a legislatura anterior.
Segundo bolsonaro disse, dane se quem for preso
Que tamanha injustiça prender tantos quando sabemos que os baderneiros eram em número bem menor. O pior é que civis que reivindicam justamente por liberdade se tornaram presos políticos. Ministra Rosa Weber, é demais pedir à senhora para ser humana?