O deputado federal Paulo Ganime (Novo-RJ) disse que é ‘golpe’ o projeto de lei (PL) do Partido dos Trabalhadores (PT) que altera a Lei das Estatais e facilita indicações de políticos para cargos de alto escalão em empresas públicas. O texto foi aprovado, às pressas, na Câmara Federal.
A votação está sendo vista como uma manobra para permitir que Aloizio Mercadante assuma a chefia do BNDES no futuro governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Sob a relatoria de Margarete Coelho (PP-PI), aliada de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, o texto reduz o período de três anos — prazo atual da quarentena — para somente 30 dias. A mudança é para indicados à diretoria e ao Conselho de Administração de estatais que tenham participado de realização de campanha eleitoral. A proposta ainda abrange os indicados à chefia de agências reguladoras.
Com isso, Mercadante pode assumir o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), no início de 2023.
De acordo com Ganime, os parlamentares esperavam que “o golpe” viesse por meio de uma medida provisória. “Eu diria que se trata de um golpe, na verdade. Nós soubemos hoje que o Aloizio foi indicado para a presidência do BNDES, o que já é um absurdo, é um acinte contra a população brasileira”, disse ele na tribuna da Câmara dos Deputados. “Esperávamos que o golpe viesse através de uma medida provisória, mas, não, veio na cara de pau, através de um projeto que nada tem a ver com o tema”, finalizou.
Relacionadas
Nas redes sociais, o parlamentar reforçou as críticas e chamou a alteração no PL de “jabuti”.
“O PT, que tanto gosta falar de golpe, já está dando os seus. Um absurdo! Simplesmente colocaram um jabuti em um projeto sem relação nenhuma com a matéria para diminuir a quarentena de 36 meses para um mês. Tudo para permitir que o PT consiga indicar o novo presidente do BNDES”, escreveu.
O PT que tanto gosta falar de golpe já está dando os seus. Um absurdo! Simplesmente colocaram um jabuti em um projeto sem relação nenhuma com a matéria para diminuir a quarentena de 36 meses para 1 mês. Tudo para permitir que o PT consiga indicar o novo presidente do BNDES. pic.twitter.com/aUnNgMvY3A
— Paulo Ganime (@pauloganime) December 14, 2022
Aqui na minha região antigamente (estou falando mais especificamente dos anos 70), os meios de transporte eram escassos e as estradas ruins. Os ônibus regionais não ditavam regra nenhuma. Chegavam a transportar até 100 passageiros de uma só vez, entre sentados e de pé. Era permitido o transporte mesmo de animais, como porcos, galinhas, cachorros etc, etc, etc… bêbados, fumantes, padre, polícia, assaltante, curandeiro, qualquer coisa. Coisa da Idade Média. Se contar ninguém acredita. Certa vez, embarquei numa viagem noturna de 200 Km nessas condições. A uma cera altura, dois passageiros que estavam de pé perto de mim começaram a perturbar com muita reclamação. O Cobrador de passagens veio até a dupla e despejou: “Se o ônibus é tão ruim assim, por que vocês viajam aqui?” – Ao que ambos responderam: “A gente viaja porque é ele que tá na linha”. Nunca mais esqueci este episódio. Serviu de lição para alguma coisa. Atualizando os dados para o contexto atual, ou seja, eleições 2022, muita gente pegou a lotação errada, mesmo sabendo dos riscos para si e para todo mundo. A viagem ainda nem terminou, mas já tem gente arrependida. E nem adianta perguntar por que embarcaram que a resposta será a mesma: Era “ele” que tava na linha, não tinha mais opção de escolha. É claro que nem todos embarcaram. muitos ficaram em casa. Mesmo assim, nem estes estarão a salvo em caso de tragédia, pois fazemos parte da mesma humanidade.É aldeia global na veia.
Os PTralhas ainda não tomaram e o Congresso já está de quatro.
Não temos legislativo e um judiciário descente e no ano que vem teremos também um executivo indecente!
O Presidente da Câmara e do Senado, são dois corruptos traidores da Pátria, ambos já estão sentados no colo do ladrão Luiz Inácio Lula da Silva, atrás de cargos no Governo Federal, o Pacheco é um canalha covarde, o Arthur Lyra é um traidor do Presidente Bolsonaro e dos seus eleitores alagoanos, em fim, ambos são corruptos e LESA PÁTRIA.
O objetivo principal da manobra é dar condições de lotear cargos em troca de apoio no Congresso. Mercadante é só a cereja do bolo.