O Partido da Causa Operária (PCO) se tornou um aliado de ocasião do dono do Twitter/X, Elon Musk, contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em publicação na rede social do empresário sul-africano, neste domingo, 7, o PCO afirma que Elon Musk está correto em reagir à tentativa de censura de Alexandre de Moraes.
Leia também: “O escândalo dos arquivos do Twitter Brasil”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 211 da Revista Oeste
“Esse vazamento é um serviço à sociedade brasileira”, resumiu a conta oficial do partido, referindo-se à decisão do empresário de mostrar ao público as ordens judiciais do ministro contra usuários da plataforma. “O STF, ao censurar contas no Twitter, violou a Constituição. A liberdade de expressão deve ser irrestrita!”
Mais cedo, Elon Musk disse que o ministro deveria sofrer impeachment. “Em breve, o Twitter/X publicará tudo que foi exigido por Alexandre de Moraes e mostrará como essas solicitações violam a legislação brasileira”, revelou. “Esse juiz traiu descaradamente e repetidamente a Constituição e o povo do Brasil. Ele deveria renunciar ou sofrer impeachment. Vergonha, Alexandre de Moraes. Vergonha.”
O PCO argumenta que o dono do Twitter/X, “mesmo sendo bilionário”, está do lado da liberdade de expressão parcial. Já o ministro do Supremo estaria a favor da censura absoluta.
Entenda o motivo de o PCO apoiar Elon Musk
Sábado, às 2h03
A indagação de Elon Musk ocorre dias depois da divulgação do Twitter Files Brasil, revelados pelo jornalista norte-americano Michael Shellenberger.
Sábado, às 19h01
Elon Musk volta a interpelar Alexandre de Moraes. Desta vez, o dono do Twitter/X quis saber a razão de a Justiça do Brasil ter determinado o bloqueio de perfis populares no país.
“Por que você está fazendo isso, Alexandre de Moraes?”, indagou o empresário, referindo-se à decisão da Justiça.
Na mesma publicação, a plataforma alega ter sido forçada a bloquear os perfis. “Não sabemos os motivos pelos quais essas ordens foram emitidas”, disse, ao acrescentar que está proibida de informar qual tribunal ou juiz emitiu a ordem.
Sábado, às 19h31
Trinta minutos depois, Elon Musk informa que irá retirar as restrições impostas aos perfis brasileiros na plataforma.
“Esse juiz aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortar o acesso ao X no Brasil”, escreveu o bilionário. “Como resultado, provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos de fechar nosso escritório lá. Mas os princípios são mais importantes do que o lucro.”
Sábado, às 19h44
Elon Musk retira as restrições de perfis bloqueados no Brasil.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste