De autoria do deputado federal Filipe Barros (PL-SP), o pedido de impeachment contra o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, já possui 48 assinaturas (confira a lista ao final da reportagem).
Conforme Barros, ao todo, cerca de 75 parlamentares já o procuraram para assinar o documento, que está em fase final de elaboração.
A Oeste, o deputado disse que o pedido deve ser protocolado na quarta-feira 22. Até lá, Barros pretende angariar cem assinaturas. O pedido de impeachment foi motivado depois que o jornal O Estado de S. Paulo noticiou que dois assessores de Dino receberam Luciane Barbosa Farias, mulher do líder do Comando Vermelho no Amazonas, nas dependências do MJ, em 19 de março e 2 de maio deste ano.
Sendo em março, com Elias Vaz, secretário Nacional de Assuntos Legislativos de Flávio Dino; e, em maio, com Rafael Velasco Brandani, titular da Secretaria Nacional de Políticas Penais. O nome dela não consta na agenda do Ministério da Justiça, mas a pasta confirmou a presença dela nas reuniões.
Nas redes sociais, Barros argumentou que o ministro “atentou contra a segurança interna do país”. “Isso é causa expressa na lei para impeachment de ministro”, continuou. Luciane foi denunciada pelo Ministério Público como integrante da facção criminosa por crimes como por lavagem de dinheiro, associação para o tráfico e organização criminosa. A mulher foi condenada, mas recorre em liberdade.
No Ministério da Justiça, a mulher do líder do Comando Vermelho no Amazonas foi recebida como presidente de uma ONG de defesa dos direitos dos presos do Estado.
“Tio Patinhas” é um criminoso que chegou a figurar no topo da lista dos mais procurados da polícia do Amazonas. Ele foi preso em dezembro de 2022 e cumpre 31 anos no presídio de Tefé (AM).
Segundo o jornal, Luciane costuma circular por Brasília acompanhada da advogada Camila Guimarães de Lima e da a ex-deputada estadual pelo Psol Janira Rocha (RJ).
Em nota ao Estadão, o Ministério da Justiça disse que as reuniões foram solicitadas pela Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim), com a presença de várias advogadas, e que Luciane, mulher do líder do Comando Vermelho, “não foi a requerente da audiência, e sim uma entidade de advogados”.
Deputados que assinaram pedido de impeachment de Flávio Dino são de partidos da base do governo
Entre os parlamentares que assinaram o pedido de impeachment de Dino, estão 12 que são filiados a partidos que compõem a base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sendo: cinco do União Brasil; um do PSD; três do Republicanos; um do PP e dois do MDB. Juntas, as siglas possuem dez ministérios.
Além deste pedido de impeachment do ministro, o deputado federal é autor de outra solicitação para depor Dino.
Lista de deputados que assinaram o pedido de impeachment de Flávio Dino:
- André Fernandes (PL-CE)
- Sargento Gonçalves (PL-RN)
- Gilvan da Federal (PL-ES)
- Paulo Bilynskyj (PL-SP)
- Sargento Fahur (PSD-PR)
- Nikolas Ferreira (PL-MG)
- Amalia Barros (PL-MT)
- Carlos Jordy (PL-RJ)
- Alberto Fraga (PL-DF)
- Roberta Roma (PL-BA)
- Gustavo Gayer (PL-GO)
- Professor Paulo Fernando (Republicanos-DF)
- Alfredo Gaspar (União-AL)
- Ze Trovão (PL-SC)
- Gilberto Silva (PL-PB)
- Marcelo Moraes (PL-RS)
- Julia Zanatta (PL-SC)
- Dr. Frederico (Patriota-MG)
- Giovani Cherini (PL-RS)
- Sanderson (PL-RS)
- Rosangela Moro (União-SP)
- Zucco (Republicanos-RS)
- Bibo Nunes (PL-RS)
- Vermelho Maria (PL-PR)
- Rodolfo Nogueira (PL-MS)
- Messias Donato (Republicanos-ES)
- Mauricio Marcon (Podemos-RS)
- Carla Zambelli (PL-SP)
- Zacharias Calil (União-GO)
- Magda Moffato (Patriota-GO)
- Ramagem (PL-RJ)
- Pr Marco Feliciano (PL-SP)
- Eli Borges (PL-TO)
- Bia Kicis (PL-DF)
- Filipe Martins (PL-TO)
- Cel Chrisóstomo (PL-RO)
- Coronel Telhada (PP-SP)
- Marcel Van Rattem (Novo-RS)
- Coronel Assis (UNIÃO-MT)
- Delegado Palumbo (MDB-SC)
- Rodrigo Valadares (UNIÃO-SE)
- Pezenti (MDB-SC)
- Junio Amaral (PL-MG)
- Adriana Ventura (NOVO-SP)
- Coronel Fernanda (PL-MT)
- Mário Frias (PL-SP);
- Eduardo Bolsonaro (PL-SP);
- Abílio Brunini (PL-MT);
Muito deputado covarde q tem telhado de vidro e não honra o mandato. FORA DINO
Cangaceiro maranhense conivente com o crime organizado. Nunca a justica esteve em maos tao imundas e comprometidas. Justica brasileira e uma vergonha!
Tem que impichar este quadrilheiro. Cadê o congresso? Vão se omitir novamente?
Esse cara além de mal intencionado é burro demais, pensa que todo mundo é trouxa. Tirem esse cara pelo Amor de Deus….
A população deveria também ter o direito de votar pela saída desse traste comunista, que só está fazendo o mau para o Brasil.
Ou o voto da população só serve para eleger parlamentar incompetente, sanguessuga e corrupto, que nada faz de benefício para a sociedade ?
Em termos políticos e administração pública, este país está indo de mal a pior !!
Alguém tem que mudar esta trajetória !!
Isso, depois de todos os pedidos feitos e devidamente assinados, entreguem logo o pacote de papel assinado, pois o ministro marmitão esta morrendo de vontade de dar uma cagada!!
Cadê o restante? Vamos pressionar os deputados e os senadores tb urgente!!!
Parabéns aos deputados que já assinaram a lista.
Não acredito que passe, vai ficar engavetado, se passar o depois o STF anula.
Esse aí é mais ou menos o tamanho da oposição no Brasil. Num país minimamente sério já teria umas duzentas assinaturas. Na verdade, num país minimamente sério essa gente não teria sido eleita.
Desta vez, ele vai derreter igual a uma GELECA.
Obrigada, Oeste, pela divulgação dos assinantes. Aguardamos listas atualizadas dos deputados decentes que não compactuam com a ORCRIM dentro do Executivo Federal. Dln0, se vergonha na cara tivesse, já teria renunciado diante desse escândalo inominável, jamais visto pelo país.
Se não renuncia, vamos impichar V. Excrescência.
Se for impichado , volta a ser senador?
Parabéns aos deputados que já assinaram este pedido de impeachment do ministro Flávio Dino, aquele que entrou no complexo de favelas do alemão controlado pelo CV sem segurança.
Não cai. Nada cola. Igual ao chefe dele. Nada cola.