O ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, apresentou melhora clínica nesta segunda-feira, 12, segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Israelita Albert Einstein. O craque está internado há 14 dias, tratando de uma infecção respiratória e avaliando um câncer no cólon.
“Ainda sem previsão de alta, o paciente continua apresentando melhora no estado clínico, em especial da infecção respiratória”, informou o boletim. “Segue em quarto comum, consciente e com sinais vitais estáveis.”
Assinam o documento três médicos do Einstein: Fabio Nasri, geriatra e endocrinologista; Rene Gansl, oncologista; e Miguel Cendoroglo Neto, diretor-superintendente médico e de serviços hospitalares.
Histórico
Internado desde 29 de novembro, Pelé manteve os tratamentos com antibióticos. O ex-jogador foi ao hospital para fazer uma reavaliação da terapia quimioterápica do tumor de cólon, identificado em setembro de 2021. Mas os médicos identificaram uma infecção respiratória e resolveram interná-lo.
Em 2 de dezembro, o hospital informou que “a resposta tem sido adequada, e o paciente, que segue em quarto comum, está estável, com melhora geral no estado de saúde”.
Mais cedo, o jornal Folha de S.Paulo noticiou que Pelé não responde mais ao tratamento quimioterápico que vinha fazendo desde setembro do ano passado, quando teve de ser submetido a uma operação para a retirada de um câncer de intestino. Ele está em cuidados paliativos exclusivos.
Relacionadas
Isso quer dizer que a quimioterapia foi suspensa, e o ex-jogador receberá apenas medidas de conforto. O objetivo é aliviar a dor e a falta de ar. No início deste ano, os médicos identificaram metástases no intestino, no pulmão e no fígado do craque.
Os médicos aplicam cuidados paliativos aos pacientes com doenças ou condições progressivas. As medidas dependem essencialmente dos sintomas, da funcionalidade e do prognóstico.
Ainda em 2 dezembro, o Atleta do Século mandou um recado aos brasileiros. “Estou forte, com muita esperança, e sigo meu tratamento como sempre”, escreveu, no Instagram. “Tenho muita fé em Deus, e cada mensagem de amor que recebo de vocês, vindas do mundo inteiro, me mantém cheio de energias.”
Kely Nascimento, filha de Pelé, tentou tranquilizar os fãs. “A mídia está surtando novamente, e quero vir aqui abafar um pouquinho”, escreveu, nas redes sociais, ao agradecer pelo carinho dos brasileiros. “Meu pai está internado, regulando o medicamento. Não tem surpresa nem emergência.”
Os organizadores da Copa do Mundo do Catar fizeram uma homenagem ao rei do futebol neste sábado.
Homenagem ao Rei Pelé feita com drones, no Catar. pic.twitter.com/HrmlNZmtnF
— Ritmo de Torcida (@ritmodetorcida) December 3, 2022
Pelé como jogador foi e será insubstituível, eternizado pela magia que fez com a bola, muitas alegrias trouxe para nós brasileiros, o mesmo não ocorreu na sua vida particular, perdeu uma grande oportunidade de reconhecer a filha fora do casamento, só fez através da chibata da justiça. Todos os brasileiros torcem para que ele supere essa doença, e volte para casa para o braço dos seus familiares.
REI PELÉ , CONFIANÇA, SEMPRE!!!!!!
APENAS ME ANTECIPANDO “DESCANSE EM PAZ” MEU REI .