‘Estou forte, com muita esperança’, diz Pelé

Ex-jogador não responde mais ao tratamento quimioterápico e está em cuidados paliativos exclusivos

-Publicidade-
Pelé está em cuidados paliativos exclusivos
Pelé está em cuidados paliativos exclusivos | Foto: Reprodução/Twitter

O Hospital Israelita Albert Einstein informou, neste sábado, 3, que o ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, apresenta um quadro de saúde estável. Ele segue tratando uma infecção respiratória.

Nas redes sociais, o Atleta do Século mandou um recado aos brasileiros. “Estou forte, com muita esperança, e sigo meu tratamento como sempre”, escreveu, no Instagram. “Tenho muita fé em Deus, e cada mensagem de amor que recebo de vocês, vindas do mundo inteiro, me mantém cheio de energias.”

-Publicidade-

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Pelé (@pele)

Internado desde terça-feira 29, Pelé manteve os tratamentos com antibióticos. O rei do futebol seguirá internado nos próximos dias, segundo boletim médico. Inicialmente, o ex-jogador foi ao hospital para fazer uma reavaliação da terapia quimioterápica do tumor de cólon identificado em setembro de 2021. Mas os médicos identificaram uma infecção respiratória e resolveram interná-lo.

Na sexta-feira, o hospital informou que “a resposta tem sido adequada, e o paciente, que segue em quarto comum, está estável, com melhora geral no estado de saúde”. Neste sábado, o quadro de saúde permanece estável. Assinam o boletim Fabio Nasri, geriatra e endocrinologista; Rene Gansl, oncologista; e Miguel Cendoroglo Neto, diretor-superintendente no Hospital Albert Einstein.

Mais cedo, o jornal Folha de S.Paulo noticiou que Pelé não responde mais ao tratamento quimioterápico que vinha fazendo desde setembro do ano passado, quando teve de ser submetido a uma operação para a retirada de um câncer de intestino. Ele está em cuidados paliativos exclusivos.

Isso quer dizer que a quimioterapia foi suspensa, e o ex-jogador receberá apenas medidas de conforto. O objetivo é aliviar a dor e a falta de ar. No início deste ano, os médicos identificaram metástases no intestino, no pulmão e no fígado do craque.

Os médicos aplicam cuidados paliativos aos pacientes com doenças ou condições progressivas. As medidas dependem essencialmente dos sintomas, da funcionalidade e do prognóstico.

Kely Nascimento, filha de Pelé, tentou tranquilizar os fãs. “A mídia está surtando novamente, e quero vir aqui abafar um pouquinho”, escreveu, nas redes sociais, ao agradecer o carinho dos brasileiros. “Meu pai está internado, regulando o medicamento. Não tem surpresa nem emergência.”

Os organizadores da Copa do Mundo do Catar fizeram uma homenagem ao rei do futebol neste sábado.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

8 comentários Ver comentários

  1. Oeste nao se esqueça q a foice matou a rainha da Inglaterra qdo ela tava viva….reproduzindo a foice de sp vcs podem estar divulgando fake news. Dito isso o cancer bem q podia deixar Pelé em paz e ir atormentar o molusco ladrao, mandando -o para p inferno, q e p q ele merece

  2. Nossa torcida pela pronta recuperação do maior jogador de futebol de todos os tempos e o maior atleta do Século XX.
    A estupidez de políticos e cartolas impediu que ele fosse homenageado eu seu próprio País, quando a Copa do Mundo foi aqui.

  3. Qualquer semelhança com o que acontece com o Brasil é mera coincidência… que seus dias restantes neste planeta sejam de serenidade e paz! E que algo aconteça no País que encontre uma cura para seu câncer ainda não metastasiado, mas em vias de.

  4. O SENHOR ATLETA REI do nosso país. Vivemos tão carentes de grandes homens que enriqueceram a humanidade de valores e humildade. Exemplos como Sena, grandes atletas do vôlei, atletismo, tênis etc. Nossos últimos heróis estão no final da missão. Os jovens de hoje com propósitos ousados, continuem para almegarmos novos heróis para nunca ficarmos sem cultuar a nossa força no esporte. E não deixem o vermelho entrar senão isso tudo vai acabar.

  5. Força REI PELÉ! A sua nova Casa ficará pronta em breve. Queremos você lá.
    Lembra quando você jogava naquele campo enlameado, cheio de imperfeições, buracos, todo o tipo de irregularidades? Pois é, hoje já mudou, é um dos melhores Campos de futebol do Brasil. Mas a Nova Vila Mais Famosa do Mundo, Belmiro, será também das mais lindas, aconchegantes, com acomodações a altura do nosso SANTOS FUTEBOL CLUBE, o nosso PEIXE!
    Se recupere logo e saia dessa, abraço.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.