No primeiro ano do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que conseguiu no Supremo Tribunal Federal (STF) anular duas condenações por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, a percepção de corrupção aumentou. Nesse primeiro ano de Lula, o Brasil caiu dez posições e está em 104º lugar, entre 180 países avaliados no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) divulgado nesta terça-feira, 30, pela ONG Transparência Brasil, ligadas à Transparência Internacional.
+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste.
O IPC caiu 2 pontos em 2023, de 38 para 36. A escala vai de zero a 100, sendo zero o índice para o país mais corrupto e 100 para nações onde a corrupção é menor. A média brasileira está abaixo da média global (43 pontos), da média regional para Américas (43 pontos) e da média dos países que compõem o Brics (40 pontos). A distância aumenta em relação à média dos países do G20 (53 pontos) e da OCDE (66 pontos).
“Em escala global, o levantamento aponta para um enfraquecimento do sistema judiciário e do Estado de Direito” no Brasil, diz o relatório da Transparência Internacional.
A ONG cita decisões de Lula que contribuíram para aumentar a percepção de corrupção, como a nomeação de seu advogado pessoal Cristiano Zanin para o STF; a escolha do procurador-geral da República, Paulo Gonet, fora da lista tríplice; o uso do “Orçamento secreto”, criticado pelo petista na campanha eleitoral; o loteamento de cargos nas empresas estatais.
+ Datafolha revela que 60% avaliam mal governo Lula no combate à corrupção
Entretanto, o relatório afirma que foi durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro que ocorreu o “desmonte” das estruturas de combate à corrupção. “Os anos de Jair Bolsonaro na Presidência da República deixaram a lição de como, em poucos anos, podem ser destruídos os marcos legais e institucionais anticorrupção que o país levou décadas para construir, e o primeiro ano de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência deixa a lição de como é (e ainda será) desafiadora a reconstrução”, afirma a ONG, sem mencionar os atos do governo anterior que destruíram os marcos legais.
No governo de Bolsonaro, o IPC foi mantido em 35 em 2019 e subiu para 38 em 2020, permanecendo nesse patamar até 2022.
Quanto a Lula, diz que “o novo governo vem falhando na reconstrução dos mecanismos de controle da corrupção e, junto deles, do sistema de freios e contrapesos democráticos”.
Uso de emendas de relator no governo Lula e falhas no Judiciário também pesaram no índice de corrupção
Novamente citando Bolsonaro, o relatório menciona as emendas de relator, dotações orçamentárias chamadas de “Orçamento secreto” pela imprensa e criticadas por Lula, mas que continuaram a ser usadas no governo petista. “A decisão do STF que decretou a inconstitucionalidade da distribuição secreta, desigual e discricionária do Orçamento público por meio do mecanismo do ‘Orçamento secreto’ não impediu o Congresso e o governo Lula de encontrarem rapidamente um arranjo que preservasse o mecanismo espúrio de barganha, que manteve vivos velhos vícios aperfeiçoados durante a gestão Bolsonaro.”
+ Governo Lula: Casa da Moeda quer retomar contrato com empresa que admitiu corrupção
Além do “desmonte” promovido por Bolsonaro e das falhas do atual governo, o relatório atribui parte da responsabilidade ao Poder Judiciário: “Internamente, o Judiciário também precisa superar desafios, como conflitos de interesse até em suas mais altas esferas e a falta de mecanismos contra a influência do lobby advocatício que trabalha pela anulação de multas de acordos de leniência de empresas notoriamente condenadas por suas práticas de corrupção.”
Sempre encontram pêlo em ovo para falar do Bolsonaro.
E vocês acham que eles estão se importando com isso ?
Ledo engano. A Esquerdalha vem para roubar e corromper sem nenhum escrúpulo.
E não falaram nada da mídia?
Nossa grande mídia é tão mentirosa e corrupta como o governo atual.
GENTE, ALGUEM AI LEU O QUE O CONSULTOR JURIDICO ESCREVEU A RESPEITO DISSO?? SO FALTOU ENFIAR O DEDO NO K E RASGAR. SE CHUTAR O SACO DO LADRAO, ACERTA NA BOCA DESSA TURMA DO CONSULTOR JURIDICO. BANDO DE PTISTAS DO CARA ALHO !!!
Sem comentários….corrupção?????
É um hipócrita! Não tem a mínima competência e quer jogar a culpa no outro. Essa corja sempre vai culpar alguém por sua incompetência; é a modus operandi da esquerda
Esperava algo diferente?
Daqui a 4,8 anos esta ONG, como vai fazer para culpar Bolsonaro?
O SUPREMO JANJA NIGHT CLUB a todo vapor com suas prostitutes, Pachequetes e LIRETES dando a preço de banana ( tá caro né)?, vamos falar a preço de Canja!
NO REINADO DE LADRÕES, quem tem dez , absolutamente 10 dedos, pode ser considerado honesto, mas LULE LADRONES JANJONES TEM 9!
O maior engano da imaginação, ou ter a percepção que tudo esta indo bem é fazer das mentiras dos petralhas, a nossa verdade.
O que há de novidade nisso? É por demais palpável e perceptível. Aliás, alguém do governo disse em certa ocasião que o mandatário mor queria voltar à cena do crime para continuar a praticá-los, e com ele, toda a sua companheirada.É o que vemos e sentimos, infelizmente..
ONG fraquíssima. Tenta relativizar o absurdo diário do governo atual fazendo afirmações vagas no governo anterior baseadas em afirmações vagas da imprensa que naquela época só fazia perseguir. É o viés do viés. Minimiza o absurdo diário do governo Lula comentando apenas coisas grandes e grosseiras e falou pouco do STF que simplesmente ignora a Constituição instituindo a corrupção sem pudor do grupo que controla o atual governo. O Brasil sempre foi um desastre em corrupção, mas agora chegou em outro nível. O nível da oficialização da corrupção como algo oficial. Muito próximo da corrupção das ditaduras já assumidas ao redor do Mundo.
Nenhuma novidade após a eleição do Lula com total apoio do STF e TSE . Judiciário é uma vergonha atua politicamente e Tb p favorecer seus interesses.
COMO É QUE É? PERCEPÇÃO DE CORRUPÇÃO NO DESGOVERNO AUMENTA? KKKKKK, SE AINDA HÁ UMA PERCEPÇÃO O QUE DIRÃO DAQUI A 2 ANOS….
E alguém esperava alguma coisa diferente depois que o STF/TSE elegeu o Lula? Queremos saber é até quando o povo vai continuar inerte com a desgraça que nos aguarda!
O Bolsonaro não promoveu nenhum desmonte; todos sabemos que foi o judiciário que fez isso, destruindo a lava jato, soltando bandidos de todo tipo, inclusive o que hoje chefia o país.