A petista Janaína Farias tomou posse, nesta terça-feira, 2, como senadora pelo Estado do Ceará. Ela entrou no lugar de Augusta Brito (PT-CE), que se licenciou do mandato por 121 dias.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Janaína é a segunda suplente do mandato do senador Camilo Santana. O parlamentar se licenciou no início do governo Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério da Educação (MEC).
“Que todos trabalhemos conjuntamente para desenvolver nosso potencial e melhorar a vida da nossa gente, com mais recursos para quem está na ponta, para quem está nas cidades, ajudando a melhorar a qualidade dos serviços de áreas essenciais, como educação, saúde e segurança”, disse Janaína, na posse.
A petista foi empossada pelo presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco. Estiveram na cerimônia os senadores Jorge Kajuru (PSB-GO), Teresa Leitão (PT-PE) e Flávio Arns (PSB-PR).
Leia também: “Senado deve votar PEC das Drogas nesta semana”
“Vossa excelência assume o Senado nesta quadra histórica, muito importante na defesa da democracia e no progresso do Brasil”, disse Pacheco. “Certamente contribuirá para as muitas pautas que ainda temos como desafio no Senado Federal. Uma voz feminina, uma voz do Nordeste, uma voz qualificada para poder defender os interesses do Brasil.”
Quem é a Petista Janaína Farias, que assumiu o cargo de senadora
Janaína Carla Farias é natural da cidade de Crateús (CE). A parlamentar tem 49 anos. A senadora já foi assessora especial de Camilo Santana, em seus dois mandatos como governador do Ceará, e no Ministério da Educação.
Leia mais: “Camilo Santana defende aprovação rápida do Novo Ensino Médio”
Além disso, ela também foi secretária de Relações Institucionais do governo cearense e assessora-executiva na Secretaria das Cidades do Estado.
Leia também: “Em 2019, Dino, Camilo Santana e Rui Costa criaram o Consórcio Nordeste — e não foram xingados”