O levantamento divulgado nesta segunda-feira, 23, pelo instituto Paraná Pesquisas para a Prefeitura de Camaçari (BA) apresenta liderança dupla do candidato Caetano (PT). O petista aparece na primeira colocação tanto em intenções de voto quanto em índice de rejeição eleitoral.
Na parte de intenções de voto, Caetano, que é ex-prefeito e ex-deputado federal, contabiliza 45,3%. Segundo colocado nesse quesito, Flávio (União Brasil) registra 37,2%.
Com margem de erro em 3,8 pontos porcentuais para mais ou para menos, os outros quatro candidatos à Prefeitura de Camaçari estão tecnicamente empatados. Oswaldinho (MDB) tem 2,1%, enquanto Cleiton (Novo) soma 0,7% e Lazinho (PMB) fica com 0,3%. Cleiton Santos (PCO) surge na lanterna, com 0,1%.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Em relação a intenções de voto, 9,3% disseram que vão votar em branco ou anular. Já 4,7% não souberam responder ou não quiseram participar da pesquisas.
Petista na frente também em rejeição entre os eleitores de Camaçari
O levantamento, no entanto, não apresentou apenas informações positivas ao candidato do PT à Prefeitura de Camaçari. De acordo com o Paraná Pesquisas, 36,2% dos eleitores afirmaram que jamais votariam em Caetano.
Numericamente à frente, o petista está tecnicamente empatado com Flávio na parte de rejeição eleitoral, a se considerar a margem de erro. O integrante do União Brasil tem 34,6% nessa parte da pesquisa.
Leia mais
Assim como em intenções de voto, os demais candidatos estão em situação de empate técnico também em rejeição: Oswaldinho, 16,2%; Cleiton, 14,6%; Lazinho, 13,7%; e Cleiton Santos, 11,8%.
De acordo com o Paraná Pesquisas, 7,9% afirmaram que poderão, em 6 de outubro, votar em qualquer um dos candidatos a prefeito de Camaçari, sem restrições. Enquanto isso, 13,2% aparecem no grupo daqueles que não souberam ou não quiseram responder.
Para realizar o levantamento a respeito da disputa pela Prefeitura de Camaçari, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 680 pessoas, de 19 a 22 de setembro. Com a já mencionada margem de erro de 3,8 pontos porcentuais, o nível de confiança do material é 95%. O código BA-00288/2024 é o registro da pesquisa na Tribunal Superior Eleitoral.