Local responde por mais da metade da produção interna de petróleo do país e passará a se chamar campo de Tupi
A Petrobrás conseguiu autorização na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para trocar o nome do campo de Lula para campo de Tupi.
O local responde por mais da metade da produção interna de petróleo do país.
No pré-sal, é comum que os campos tenham nomes de moluscos, como Atapu, Berbigão, Búzios, Lapa, Sapinhoá, Sépia e Sururu.
Contudo, em 2015, uma ação popular contestou na justiça o nome do campo de Lula, que teve a intenção política de homenagear o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) acatou o pedido de mudança, por considerar, que, de fato, o nome promovia o petista.
À época, a decisão foi até mesmo comemorada pelo então secretário de Desestatização do Ministério da Economia, Salim Mattar:
2. O Tribunal considerou que o nome do campo gerava promoção pessoal para o ex-presidente e ex-presidiário Lula.
— Salim Mattar (@salimmattarBR) June 4, 2020
O único lugar q Lula deveria ter o seu nome homenageado é em sela d prisão. Vagabundo matou milhares, tirando dinheiro da saúde, matou milhares tirando dinheiro da educação. O lugar dele era pelado numa sela escura e fria p lembrar as milhares d vidas d brasileiros q foram perdidas no comando da esquerda PSDB e PT no Brasil. SAFADO!!!
Seria um absurdo ter um poço com o nome do responsável pelo assalto aos cofres da empresa.
Certíssimo!
Quanto menos lembranças melhor.