O ex-governador do Estado do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão (MDB) oficializou sua candidatura à Prefeitura de Piraí (RJ).
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Depois de ficar inelegível até 2022 devido a uma condenação por abuso de poder político e econômico, em 2019, Pezão retorna à cena política com o apoio de uma coligação de dez partidos. O vereador Alexsandro Sena (PSD) é o vice-prefeito na chapa.
O anúncio da candidatura ocorreu no último sábado, 3, durante uma convenção partidária na Agremiação Esportiva Piraiense. O evento contou com a presença de mais de 1,6 mil pessoas.
A coligação que apoia a candidatura de Pezão tem os partidos MDB, PSD, PRTB, Solidariedade, PSB, PT, Republicanos, PSDB, PDT e Podemos.
Abuso de poder político
Pezão foi afastado do cargo de governador do Rio de Janeiro em dezembro de 2018, depois de ser preso pela Operação Lava Jato.
Leia também: “Conto do vigário”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 225 da Revista Oeste
Em 2019, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) o condenou por abuso de poder político e econômico, durante sua campanha à reeleição em 2014. O órgão determinou sua inelegibilidade até 2022.
O ex-governador chegou a recorrer da decisão, mas teve pedido negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Pezão tenta retorno à política em Piraí
Na trajetória política de Luiz Fernando Pezão, antes do cargo de governador do Estado do Rio de Janeiro, há um passado pela cidade de Piraí.
Ele tem três mandatos como vereador do município, entre 1983 e 1989 e, depois, entre 1993 e 1996. Já na prefeitura, ele assumiu o cargo máximo do Executivo municipal de Piraí entre 1997 e 2004. Depois de passagens por secretarias estaduais, ele foi vice-governador, de 2007 a 2014.
Meus conterrâneos gostam de ser roubados e votar em corruptos !