Durante as investigações do tumulto que envolveu o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o filho do juiz do STF, Alexandre Barci, e uma família no Aeroporto de Roma, a Polícia Federal (PF) quebrou o sigilo do advogado Ralph Tórtima, que atua na defesa dos supostos autores do que teria sido uma agressão na Itália.
As conclusões da PF, em um documento enviado ao relator Dias Toffoli, mostram que os agentes obtiveram conversas particulares entre Tórtima e o empresário Roberto Mantovani, que teria praticado violência contra Barci.
“A certa altura da troca de mensagens de WhatsApp, Roberto enviou um vídeo para o advogado Ralph, no qual o ministro Alexandre de Moraes aparece adentrando um veículo e sendo hostilizado por pessoas próximas dele”, observou a PF, no documento que concluiu o caso sem apresentar indiciamentos. “Roberto informou que recebeu o arquivo e perguntou ao causídico se tal vídeo seria verdade. O advogado informou que não poderia afirmar que a filmagem teria sido feita na Itália, mas que provavelmente, não.”
Mais mensagens, sobre o caso Moraes em Roma
Ainda segundo a PF, “por meio de mensagens de WhatsApp, o advogado orientou Roberto a não falar com a imprensa”. “Escreveu que ‘eles são muito habilidosos e distorcem as palavras'”, disse a PF. “O advogado solicitou a Roberto um relato completo do que teria ocorrido no Aeroporto de Roma e que avaliaria a elaboração de uma nota para a imprensa. Roberto perguntou se o relatório poderia ser enviado pelo próprio celular, ao que o advogado orientou: ‘Prefiro que seja de outro celular. De nenhum dos três’, referindo-se aos celulares de Andreia Munarão e de Alex Zanatta Bignotto, que estavam juntos com Roberto quando do entrevero ocorrido na capital italiana.”
A Oeste, Tórtima disse que foram “inúmeras as ilegalidades, arbitrariedades, excessos e abusos ao longo dessa investigação, que gerou a criativa conclusão de eventual crime de menor potencial ofensivo, ocorrido no exterior, o que, por si só, impediria que fosse investigado em território nacional”. “Logo, não me surpreende mais esse repugnante e intencional vazamento, agora de uma conversa profissional inócua, mas protegida por sigilo”, disse o advogado, sobre o caso das imagens de Moraes em Roma. “Estaremos avaliando a adoção de providências.”
Leia também: “Provas? Para que provas?”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 204 da Revista Oeste
Isto está vindo à tona, porque a ditadura ainda não está completamente instalada. Provavelmente esse delegado vai pagar caro por essa conclusão e não duvido nada se, daqui a algum tempo, este caso não vier a ser reaberto com “novas provas”. Aguardem. Xandi I, o Maquiavélico, não é de deixar barato as derrotas.
Infelizmente estamos caminhando para uma ditadura, assombroso o momento que país atravessa, esquerda é vingativa não produzem nada além de fakes e tem um poder de persuasão muita coragem. Direita fala aceita não tem coragem até mesmo para se alto defenderem.
Isto aqui virou um cenário de horrores maquiavélicos, com a complacência da câmara federal, senado federal, oab, com os rabos entre as pernas !!
Será que a população é que vai ter que tomar a frente para conter os desmandos dos canalhas que tomaram o poder ??
Ditadura, ahhhh…sem pudor algum…
Como Advogado venho mostrar a minha indignação, ultrapassou todos os limites do razoável e quebrou a principal prerrogativa da Advocacia. Agora é hora da OAB capitanear uma campanha para o banimento desse cidadão para fora do supremo e impedí-lo de nova inscrição na Ordem.
É o mínimo que espero da OAB Federal.
Do grupo “prerrogativas” não espero nada.
Enquanto o esbirro do regime, Camarada Aleksander Moraesev, contar com o apoio do Pravda tupiniquim (aquela emissora que apoia ditaduras), o arbítrio e o abuso de poder vão continuar avançando.
Diante de tantas arbitrariedades, ilegalidades, excessos e abusos deste indivíduo ministro togados do STF, os senadores da República estão empenhados na harmonia entre poderes, onde, de um lado tem-se um ditador e do outro os “ingênuos”, se é que existe isso no congresso nacional.
Falta ação eficaz para por para fora essa composição podre do STF.
Não fica objetivo a escolha de gostei ou não gostei. Tem que tornar mais clara a pesquisa
Tão esperando muito para tomarem uma atitude contra esse tiranete de merda, não!?
Isso é gravíssimo, uma ameaça ao livre exercício da advocacia. Essa PF virou órgão auxiliar de vingança pessoal. Uma lástima!
A família tem recursos para processar e expor todo constrangimento promovido pelo abuso de autoridade de Moraes e da PF.
Até quando o país terá q conviver com tanta tirania.
Que disse me disse, que imbroglio!!. Pra que discutir a verdade se o que vale é o veredictum do Imoraes Freisler??!! Como diziam na ditadura: o que importa são as versões, não os fatos.
Onde está a OAB, com o rabo entre as pernas..
Isso está se tornando o abuso dos abusos, país ditatorial, uma vergonha…
O Direito sendo destruído a passos largos, com a condescendência da OAB.
É repugnante o ato de Moraes, se for verdade o que diz a defesa do empresário. N ocaso do Adélio Bispo foi impossivel quebrar o sigilo dos asdvogados e inclusive de deputados que tinham contato com ele. A OAB deve continuar protestando.
Enquanto isso o crime organizado fazendo a festa!
Por que a PF segue estas ordens, isto que me pergunto…
A PF cada vez mais desmoralizada e capacho do Nosferatu.
Que vergonha…
Pensei de demoraria um pouco mas para o BR se tornar uma Venezuela.
PF virou cupincha do STF. Que vergonha.