publicidade
Política

PF quebrou sigilo de advogado de família do caso Moraes em Roma; defesa reage

'Foram inúmeras as ilegalidades, arbitrariedades, excessos e abusos ao longo dessa investigação', disse o advogado Ralph Tórtima

moraes pcc
O ministro Alexandre de Moraes, durante sessão que retoma o julgamento que pede a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro - 30/06/2023 | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Durante as investigações do tumulto que envolveu o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o filho do juiz do STF, Alexandre Barci, e uma família no Aeroporto de Roma, a Polícia Federal (PF) quebrou o sigilo do advogado Ralph Tórtima, que atua na defesa dos supostos autores do que teria sido uma agressão na Itália.

As conclusões da PF, em um documento enviado ao relator Dias Toffoli, mostram que os agentes obtiveram conversas particulares entre Tórtima e o empresário Roberto Mantovani, que teria praticado violência contra Barci.

Receba nossas atualizações

“A certa altura da troca de mensagens de WhatsApp, Roberto enviou um vídeo para o advogado Ralph, no qual o ministro Alexandre de Moraes aparece adentrando um veículo e sendo hostilizado por pessoas próximas dele”, observou a PF, no documento que concluiu o caso sem apresentar indiciamentos. “Roberto informou que recebeu o arquivo e perguntou ao causídico se tal vídeo seria verdade. O advogado informou que não poderia afirmar que a filmagem teria sido feita na Itália, mas que provavelmente, não.”

Mais mensagens, sobre o caso Moraes em Roma

Polícia Federal
PF já concluiu investigação a respeito do tumulto no Aeroporto de Roma | Foto: Reprodução/Twitter/X/@policiafederal

Ainda segundo a PF, “por meio de mensagens de WhatsApp, o advogado orientou Roberto a não falar com a imprensa”. “Escreveu que ‘eles são muito habilidosos e distorcem as palavras'”, disse a PF. “O advogado solicitou a Roberto um relato completo do que teria ocorrido no Aeroporto de Roma e que avaliaria a elaboração de uma nota para a imprensa. Roberto perguntou se o relatório poderia ser enviado pelo próprio celular, ao que o advogado orientou: ‘Prefiro que seja de outro celular. De nenhum dos três’, referindo-se aos celulares de Andreia Munarão e de Alex Zanatta Bignotto, que estavam juntos com Roberto quando do entrevero ocorrido na capital italiana.”

A Oeste, Tórtima disse que foram “inúmeras as ilegalidades, arbitrariedades, excessos e abusos ao longo dessa investigação, que gerou a criativa conclusão de eventual crime de menor potencial ofensivo, ocorrido no exterior, o que, por si só, impediria que fosse investigado em território nacional”. “Logo, não me surpreende mais esse repugnante e intencional vazamento, agora de uma conversa profissional inócua, mas protegida por sigilo”, disse o advogado, sobre o caso das imagens de Moraes em Roma. “Estaremos avaliando a adoção de providências.”

Leia também: “Provas? Para que provas?”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 204 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

21 comentários
  1. MARCO ANTONIO CARDOSO VILARINHO
    MARCO ANTONIO CARDOSO VILARINHO

    Isto está vindo à tona, porque a ditadura ainda não está completamente instalada. Provavelmente esse delegado vai pagar caro por essa conclusão e não duvido nada se, daqui a algum tempo, este caso não vier a ser reaberto com “novas provas”. Aguardem. Xandi I, o Maquiavélico, não é de deixar barato as derrotas.

  2. Hudson Gomes
    Hudson Gomes

    Infelizmente estamos caminhando para uma ditadura, assombroso o momento que país atravessa, esquerda é vingativa não produzem nada além de fakes e tem um poder de persuasão muita coragem. Direita fala aceita não tem coragem até mesmo para se alto defenderem.

  3. José Garcia
    José Garcia

    Isto aqui virou um cenário de horrores maquiavélicos, com a complacência da câmara federal, senado federal, oab, com os rabos entre as pernas !!
    Será que a população é que vai ter que tomar a frente para conter os desmandos dos canalhas que tomaram o poder ??

  4. Carlos Augusto Olivé Malhadas
    Carlos Augusto Olivé Malhadas

    Como Advogado venho mostrar a minha indignação, ultrapassou todos os limites do razoável e quebrou a principal prerrogativa da Advocacia. Agora é hora da OAB capitanear uma campanha para o banimento desse cidadão para fora do supremo e impedí-lo de nova inscrição na Ordem.
    É o mínimo que espero da OAB Federal.

    Do grupo “prerrogativas” não espero nada.

  5. Vicente Pinheiro
    Vicente Pinheiro

    Enquanto o esbirro do regime, Camarada Aleksander Moraesev, contar com o apoio do Pravda tupiniquim (aquela emissora que apoia ditaduras), o arbítrio e o abuso de poder vão continuar avançando.

  6. Carlos Eduardo Gomes da Silva
    Carlos Eduardo Gomes da Silva

    Diante de tantas arbitrariedades, ilegalidades, excessos e abusos deste indivíduo ministro togados do STF, os senadores da República estão empenhados na harmonia entre poderes, onde, de um lado tem-se um ditador e do outro os “ingênuos”, se é que existe isso no congresso nacional.
    Falta ação eficaz para por para fora essa composição podre do STF.

  7. Sérgio Tostes de Escobar
    Sérgio Tostes de Escobar

    Não fica objetivo a escolha de gostei ou não gostei. Tem que tornar mais clara a pesquisa

  8. Oldair Dorigon Bianco
    Oldair Dorigon Bianco

    Tão esperando muito para tomarem uma atitude contra esse tiranete de merda, não!?

  9. Lucas Costa
    Lucas Costa

    Isso é gravíssimo, uma ameaça ao livre exercício da advocacia. Essa PF virou órgão auxiliar de vingança pessoal. Uma lástima!

    1. MNJM
      MNJM

      A família tem recursos para processar e expor todo constrangimento promovido pelo abuso de autoridade de Moraes e da PF.
      Até quando o país terá q conviver com tanta tirania.

  10. Alem Alberto Chedid
    Alem Alberto Chedid

    Que disse me disse, que imbroglio!!. Pra que discutir a verdade se o que vale é o veredictum do Imoraes Freisler??!! Como diziam na ditadura: o que importa são as versões, não os fatos.

  11. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    Onde está a OAB, com o rabo entre as pernas..

  12. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    Isso está se tornando o abuso dos abusos, país ditatorial, uma vergonha…

  13. Dalmon de Almeida
    Dalmon de Almeida

    O Direito sendo destruído a passos largos, com a condescendência da OAB.

  14. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    É repugnante o ato de Moraes, se for verdade o que diz a defesa do empresário. N ocaso do Adélio Bispo foi impossivel quebrar o sigilo dos asdvogados e inclusive de deputados que tinham contato com ele. A OAB deve continuar protestando.

  15. Christian
    Christian

    A PF cada vez mais desmoralizada e capacho do Nosferatu.
    Que vergonha…

  16. Carlos Pommer
    Carlos Pommer

    Pensei de demoraria um pouco mas para o BR se tornar uma Venezuela.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade