O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi citado 28 vezes na decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes que deflagrou a Operação Contragolpe, da Polícia Federal (PF), nesta terça-feira, 19.
A ação da PF mirou o que seria uma organização criminosa que teria planejado um suposto golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e restringir a atuação do Poder Judiciário.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Segundo a investigação, o plano seria assassinar o presidente eleito, assim como seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), e o próprio Alexandre de Moraes.
O documento menciona que, além do suposto envolvimento na produção do documento que ficou conhecido como “minuta do golpe”, Bolsonaro saberia do monitoramento de Lula, de Alckmin (PSB) e de Moraes, em 2022.
Segundo a PF, o ex-presidente possivelmente estaria no Palácio do Planalto quando um arquivo com as diretrizes para a execução dos três teria sido impresso, em novembro de 2022, pelo general Mário Fernandes.
A investigação revelou que os aparelhos telefônicos dos investigados Rafael Martins de Oliveira e Mauro Cid estariam conectados a redes que cobrem o Planalto.
“[…] Posteriormente [o documento foi] levado até o Palácio do Alvorada, local de residência do presidente da República, Jair Bolsonaro”, diz a PF.
A autoridade policial concluiu que, “desta forma, conforme exposto, fica evidenciado que no dia 06/12/2022, no horário em que o Secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência, general Mario Fernandes imprimiu o documento (18h09), possivelmente relacionado ao planejamento operacional da ação clandestina para prender/executar o ministro Alexandre de Moraes e assassinar o presidente e vice-presidente eleitos Lula e Geraldo Alckmin, o então presidente da República Jair Bolsonaro também estava no Palácio do Planalto”.
Leia também: “PF prende militares e policial por suposta tentativa de golpe e assassinato de autoridades”
PF aponta cronologia de possível ligação com Bolsonaro
Quanto à chamada “minuta do golpe”, um documento sem assinatura encontrado durante as investigações, a PF, no relatório enviado ao STF, fez um cronologia dos atos que indicaria uma possível ligação com Bolsonaro:
- “Análise e alterações realizadas pelo então presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, na denominada ‘minuta do golpe'”;
- “Reunião do então presidente Jair Messias Bolsonaro com o comandante do Coter, General Estevam Cals Theofilo, no dia 9/12/2022, com a finalidade de consumar o referido golpe”;
- “Troca de mensagens entre Mauro César Barbosa Cid e Marcelo Câmara, indicando que estavam acompanhando e monitorando ministro da Suprema Corte”;
- “A análise e alterações realizadas pelo então Presidente da República Jair Messias Bolsonaro na denominada ‘minuta do golpe'”.
A PF revelou ainda que “se verificou que mensagens encaminhadas por Mauro Cid para o general Freire Gomes, então comandante do Exército, sinalizaram que o então presidente, Jair Messias Bolsonaro, estava redigindo e ajustando a minuta do ilegal decreto golpista e já buscando o respaldo do general Estevam Theophilo Gaspar de Oliveira, tudo a demonstrar que atos executórios para um golpe de Estado estavam em andamento”.
Leia também: “‘Não existe golpe de Estado com pessoas desarmadas’, diz Ives Gandra”
Segundo a decisão, a PF “aponta a existência de registros de que o general Estevam Theophilo Gaspar de Oliveira esteve no Palácio do Planalto em 9/12/2022”, possivelmente para tratar do assunto.
A pf sem credulidade faz o que o careca manda então tudo isso é mentira e como o comande do exército é um covarde e tem medo do Moraes deixa rolar
A mesma narrativa tantas vezes vista, uada para obter a prisão de inocentes, sempre vinda de Gabinete do Ministro Moraes, elaborada com MUITA CRIATIVIDADE.
Que vergonha.
No mínimo essa investigação demonstra uma incompetência gigante da famosa (Gestapo) Polícia Federal do Brasil, demoraram dois anos para descobrir uma armação para aplicar um golpe de estado.
São muitos “possivelmente” que nunca se ligam a fatos reais, são muitas hipóteses que nunca se confirmam, mas vamos assistir a mais uma série da Netflix tupiniquim que nunca tem um desfecho concreto, sempre fica aberto para novos capítulos.
Deixa eu entender a piada: em um país com mais de 200 milhões de habitantes, onde existe polícia federal, PRF, polícia do Exército, polícia do senado, 27 polícias militares, tribunais sobrando, um grupo de 5 pessoas fariam um “golpe de estado”, matando 1 presidente, 1 vice, um ministro, e tudo que aconteceria depois seria “gerenciado por um gabinete de crise” chefiado por um aposentado de 80 anos.
Essa é a narrativa?
O consórcio está nos chamando de idiotas.
Mais uma vez a esquerdalha rosna, agorá vai, daqui a pouco é mais um puf, eles não se cansam de tentar descobrir o que não existe.
Fizeram pauta da reunião secreta ? harry Porter participou? Batman foi acionado ? Foi discutido se ovo veio antes ou depois da galinha ?
Fizeram pauta da reunião secreta ? harry Porter participou? Batman foi acionado ? Foi discutido se ovo veio antes ou depois da galinha ?
Fizeram pauta da reunião secreta ? harry Porter participou? Batman foi acionado ? Foi discutido se ovo veio antes ou depois da galinha ?
tão secreto que teve ligações telefônicas e impressão de material em equipamento do palácio. Então não era secreto. Possivelmente o Alexandre de Moraes está com problemas mentais.
As seguintes provas serão anexadas:
1-Batom com o qual Bolsonaro assinaria a ordem para começar o golpe.
2-Estilingues com os quais os quartéis seriam atacados.
3-Agodões doces para encher o Lula e o Alckmin de açúcar até eles morrerem de hiperglicemia.
4-Bíblias para bater na careca do Xandão até ele vir a óbito.
5. E outras perigosíssimas evidências.
Mais uma lorota! Mais uma tentativa de tirar o Bolsonaro do cenário. Mais uma estória criada pelos produtores de filmes nacionais esquerdistas… e de novo, NÃO VAI COLAR!
“Possivelmente estaria… Possivelmente relacionado… Indicaria uma possível ligação… Sinalizavam… Possivelmente para tratar… “. Voltamos para a Idade Média?
No mínimo estranho tudo isso! Transcorridos 2 anos dos fatos e só agora isso veio a tona. Salvo engano, sempre que algo desnuda o rei, uma notícia bomba é deflagrada. Refiro-me aos ditos pir Lady Januário, sobre a parceria de Moraes com o executivo. Como diz um velho ditado: Se é humano eu não estranho. Tudo pelo poder!
No mínimo estranho tudo isso! Transcorridos 2 anos dos fatos e só agora isso veio a tona. Salvo engano, sempre que algo desnuda o rei, uma notícia bomba é deflagrada. Refiro-me aos ditos pir Lady Januário, sobre a parceria de Moraes com o executivo. Como diz um velho ditado: Se é humano eu não estranho. Tudo pelo poder!