A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou, nesta sexta-feira, 26, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) por injúria contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O parlamentar chamou o líder de “ladrão” durante discurso na ONU, em novembro de 2023.
A PGR entende que houve ofensa à honra do presidente. A denúncia, assinada pelo vice-procurador-geral Hindemburgo Chateaubriand, aponta que o crime foi confirmado por Nikolas quando ele foi intimado a depor no inquérito aberto após o episódio.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A investigação foi aberta a pedido de Lula, que acionou o Ministério da Justiça. A Polícia Federal instaurou o inquérito em janeiro deste ano.
This was my speech at United Nations Headquarters, where I had the oportunity to tell to the world what is actually happening in Brazil. Since then, the “justice” has ordered an investigation against me, the most voted deputy of the country, only for saying that Lula is a corrupt… pic.twitter.com/pEEF8NlKxR
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) April 9, 2024
O discurso de Nikolas Ferreira
No pedido, a PGR transcreveu o trecho do discurso de Nikolas. “Isso se encaixa perfeitamente com Greta e Leonardo DiCaprio, por exemplo”, diz o deputado, que conclui: “Eles apoiaram o nosso presidente socialista, chamado Lula, um ladrão que deveria estar na prisão.”
O discurso de Nikolas Ferreira, de 17 de novembro de 2023, continua disponível nas redes sociais. Para a PGR, isso indica que a ofensa à honra está em plena perpetuação.
Leia também: “Onde os fatos não têm vez”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 227 da Revista Oeste
O argumento da PGR levanta a hipótese de que o discurso não está protegido pela imunidade parlamentar. A medida ainda solicita a retirada dos vídeos das plataformas X/Twitter, Instagram, YouTube e TikTok, mas com o conteúdo preservado, para envio ao STF.
“No caso dos autos, não havia, no contexto da referência depreciativa feita pelo denunciado ao presidente da República, nenhuma possível correlação com o exercício do mandato parlamentar”, escreve a PGR ao SRF. “O que se evidenciou foi a clara intenção de macular a honra da vítima.”
Possibilidade de acordo penal
A PGR propôs uma audiência com Nikolas para discutir a possibilidade de um acordo penal, como pagamento de multa, para evitar a continuidade de uma ação penal.
Caso o acordo não seja aceito, a PGR defende a abertura do processo, com julgamento pelo STF. O ministro Luiz Fux é o relator do caso e analisará as próximas medidas.
Na verdade é um santo e o Xico I deveria canonizá-lo como São Luiz de Caetés..
Essa PGR virou um partido de vagabundos , deputados e senadores tem que tirar esse canalha .
No Brasil atual o dinheiro compra tudo, até consciências.
A maior vergonha que um ser humano pode passar é ser militar ou servidor público federal brasileiro.
Ah, para com isso! Todo mundo sabe que o lule é um corrupto e mau caráter.
Ah, para com isso! Todo mundo sabe que o lule é um corrupto e mau caráter.
Mas o Pulha não é ladrão, condenado em três instâncias judiciais?: Qual é a ofensa cometida a um meliante sem qualquer honra?
Cumprindo o que deve ter sido acordado. E o Senado, não aprovou essa figura simultaneamente com o outro malfeitor Dinossauro?
Tudo junto e misturado. Acredito que uma grande adesão popular a uma PARALIZAÇÃO GERAL ajudaria. Político tem “medo das ruas”.
Luladrão realmente não é ladrão. Primeiro pq ele nunca sabe de nada. E segundo pq tudo apontado como dele é na verdade de um amigo dele. Agora, a pegeérre vir falar em atacar a honra do apedeuta é forçação de barra total. Como q um mentiroso confesso pode dizer q tem uma honra a ser respeitada? Lembram do vídeo dele se vangloriando q mentia em redutos internacionais sobre o número de crianças de rua no Brasil? E a picanha com gordurinha e a cervejinha q ele prometeu na última eleição e q agora é pé de galinha? E a passagem aérea a R$ 200 tinho? E os sigilos de Bolsonaro q ele ia acabar com todos, mas q agora no governo dele várias coisas estão sendo guardadas com sigilo de 100 anos? Menos pegeérre, menos….
Ser processado pela PGR, por chamar o descondenado de ladrão, e ser julgado pelo STF é algo parecido com ser julgado por uma juíza, em uma ação de divórcio, que é mãe da ex, e que está pedindo tudo que o cara tem. Adivinha quem vai ganhar?
Uma PGR frouxa que passa por cima dos fatos, alinhada com os 9 bandidos de toga.
E quando o Lula chamou o Z Bolsonaro de facista, genocida enquanto presidente… não é crime ?!
GONET CORRUPTISTA, VAGABUNDO, ESCÓRIA VEJA SÓ: LULADRÃO, LULADRÃO, LULADRÃO, LULA É LADRÃO, LULA É LADRÃO, LULA SEMPRE FOI LADRÃO, LULA É LADRÃO E VC, GONET, UM LAMBE ROLA DO LULADRÃO E DO ASSASSINO DO CLEZÃO XANDÃO CABEÇA DE OVO DE AVESTRUZ MORAES.
A pessoa ser processada por dizer a verdade é triste.