A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou, em 14 de novembro, um pedido do deputado federal André Janones (Avante-MG) para que o Ministério Público Federal (MPF) solicite ao Supremo Tribunal Federal (STF) a extinção do Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Essa solicitação teve como destino o Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos. A organização atua no Supremo para oferecer denúncias contra os vândalos que depredaram sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.
As justificativas de Janones para o fim do PL
O documento de Janones cita casos como o do suicida de Brasília, que quatro anos atrás concorreu ao cargo de vereador pelo PL. Também afirma que membros do partido, como o presidente Valdemar Costa Neto e o deputado federal Carlos Jordy (RJ), teriam possível envolvimento em uma suposta tentativa de elaborar um plano de golpe de Estado.
“Este pedido fundamenta-se na necessidade de proteção do regime democrático brasileiro, que tem sido alvo de sucessivos ataques e ameaças originados e fomentados por figuras de liderança e membros do partido requerido”, afirmou Janones no pedido.
Além disso, o deputado disse que “a continuidade das práticas do Partido Liberal representa uma ameaça direta à ordem democrática e à paz social”.
+ Suicida de Brasília: Novo quer informações sobre reunião entre Lula e ministros do STF
“O apoio a discursos de descrédito institucional, culminando em atos de violência, demanda uma intervenção enérgica para preservar a estabilidade do Estado Democrático de Direito”, conclui o parlamentar.
Chefe de gabinete da PGR, Carlos Fernando Mazzoco assinou a petição, encaminhada ao procurador-geral da República, Paulo Gonet.
+ ‘Rachadinha’: Luiza Erundina critica decisão de Boulos em favor de Janones
A relatoria do processo está a cargo do ministro Alexandre de Moraes, que já sinalizou a importância de uma decisão célere e fundamentada.
Na hipótese de o pedido de extinção não ser acolhido, Janones quer que o Ministério Público Federal considere a possibilidade de solicitar ao STF o controle rigoroso sobre as manifestações públicas de membros do Partido Liberal. Segundo ele, “para que se evitem discursos que incitem o ódio ou questionem o sistema democrático sem provas concretas”.
Leia também: “Cadáver na praça”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 243 da Revista Oeste
Com o passar dos anos, a democracia passou a ser definida por vários conceitos, mas, de modo geral, considera-se uma democracia um governo em que todas as decisões políticas devem estar em conformidade com o desejo do povo, dissolver partidos politicos somente na vontate popular Diga-se ….. atravez do voto.
Esse ai é na verdade o tio Paulo !
Um morto vivo ocupando a PGR.
Venezuela kkkkk Brasil virou .
Se falta de caráter pudesse ser medida, a unidade padrão seria AJ
Tudo orquestrado entre os comunistas do stf e os esquerdopatas. Nao adianta não seus comunistas, a direita vai vencer!
Circula informação de que esse marginal cometeu crime, por ter usado a sua inscrição na OAB que está suspensa, para entrar com a ação pedindo a extinção do PL, e o gonorreia nem consultou, deu andamento, se for verdade, e tudo leva a crer que é, levando-se em conta os envolvidos, está provado a formação de uma quadrilha para arrasar a direita, que quer por um pouco de ordem nesta bagunça.
Onde está a oposição desse país, um deputado sem moral, sem caráter nenhum, como o saltitante tagarela, pedir e ter se quer relevância dentro desta podridão de partidos de esquerda, onde está estes políticos que se dizem de direita, oposição a essa corja nojenta de corruptos, o silêncio é ensurdecedor, vergonha!
Estão dissolvendo a oposição. Sim, eu disse: oposição, afinal de contas o STF é um partido.
A turma do congresso continua muda e assim vai ficar. Assim como nos, são covardes que não tem coragem de contestar e ir pras ruas. Bye bye brasil. Não existe mais. Seu povo foge da luta.
Janones é mau caráter atuou nas eleições de 2022 fazendo picaretagem. Isso Moraes não enxerga.
Fez rachadinha para lá de comprovada e ficou por isso mesmo.
Óbvio que faz parte de um jogo para perseguição, Gonet e Moraes fazem parte da turma.
A corja está com medo de perder as próximas eleições, querem acabar com o partido de direita forte, PT está acabado
Só pode chamar um vagabundo desse de drogado e quem recebe é ainda encaminha para um stf e um idiota em potencial.
Tá na cara que isso tudo foi previamente combinado pelo Careca. Janones é só a bucha de canhão. Incrível como um único psicopata pode conduzir uma convulsão política, é o que vai acontecer enquanto ele ocupar o cargo. Ou impeachment ou azeitona! Já!
Mau carater
E desde quando Janones tem alguma moral para fazer um pedido desses?
o gabinete do ódio examinará com todo carinho o pedido de Janones.
Estamos realmente em uma ditadura do judiciário, e os que se dizem democratas e que estão fomentando essa ditadura.
O poste mijando no cachorro, o cara contratado pelo stf para f… O Brasil, prestigiando bandido.
A GONET “rreia” nada mais é que um palhaço sem graça e decadente!
Que gente FDP…Janones o burro idolatrado, está querendo mesmo o pé na porta!
Inacreditável! Eles estão com muito medo de perder a próxima eleição. Então o negócio é eliminar qualquer possibilidade de oposição.
olha o problema causado por um invasor confesso de propriedades ao se omitir e “torcer” o entendimento sobre socialização forçada de salário de servidor indicado para cargo beneficiado… e ainda tem que voe nesta desgraça, ou é burro ou é cumplice.