Em parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Procuradoria-Geral da República (PGR) considerou que o presidente Lula e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, não cometeram crime ao chamar o ex-presidente Jair Bolsonaro de “genocida” e de acusá-los de outros crimes e condutas.
As declarações foram feitas na campanha eleitoral e o então ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres pediu que a Polícia Federal abrisse inquérito para investigar os petistas por crime contra a honra.
Bolsonaro foi chamado por Lula de genocida e praticante de canibalismo e associado ao assassinato da vereadora Marielle Franco. Já Gleisi fez uma postagem responsabilizando o então presidente pelo assassinato de Benedito Cardoso dos Santos em um briga no Mato Grosso.
Porém, para a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, que defendeu o arquivamento da investigação, não há crime porque as declarações foram feitas na campanha eleitoral. Para ela, as declarações de Lula “claramente são palavras que, no contexto em que proferidas, tinham conotação político-eleitoral e não jurídico-penal”.
“É nessa linha que as palavras antes destacadas foram empregadas, ou seja, de atribuição de uma responsabilidade política e não propriamente jurídica. Não havia, por evidente, atribuição do crime de genocídio no sentido penal”, justificou a Lindôra. Além disso, a vice-PGR também afirmou que Lula não pode ser investigado por atos estranhos ao mandato, já que a Constituição estabelece a chamada imunidade presidencial.
Sobre a acusação, sem prova, de envolvimento de Bolsonaro do assassinato de Marielle Franco, a vice-procuradora escreveu que “o fato ventilado diz respeito a uma suspeita, levantada igualmente no estrito campo político (e que nele deve permanecer), arena pública onde os protagonistas são expostos e também expõem terceiros de forma mais incisiva, decorrente do fato de um dos apontados executores da então vereadora do município do Rio de Janeiro residir no mesmo condomínio do ex-presidente da República e ter afirmado que foi por ele ajudado em 2009”.
Sobre a postagem de Gleisi, a vice-procuradora entendeu que o tom é “claramente político-eleitoral, assumindo contornos que derivaram do exacerbado incremento da polarização que, como é de conhecimento público e notório, instalou-se às vésperas das eleições de 2022”.
E pq foi considerado crime chamar o presidiário condenado em três instâncias de ladrão, uma vez que Bolsonaro não é genocida e Lula é ladrão?
Mas chamar o Lu.ladr4o de DESCONDENADO não podia…dois pesos e duas medidas.
Entao, segundo a procuradora, no campo eleitoral é permitido classificar o oponente de qualquer coisa? Será que se fosse o Bolsonaro a ofender a Simone Tebet ou a Soraya Thronicke, por exemplo, esta seria a conclusao do MP?
Barroso teve principio de infarto, mas não acharam o coração…cogitou-se AVC, mas não acharam o cérebro. Só havia bile….
Ô D. Lindora, o que é isso ? Genocida é uma palavra muito forte e com significado bem específico criminal. Pode ser usada no “clamor” da eleição”.
Então não há crime em chamar o Lula de ladrão.
Pois é… Neste caso, o STF nao teve o mesmo entendimento da procuradora… Quem está certo, entao? Ou será que o certo depende da pessoa em questao?
Agora chamar o energúmeno de ex-presidiario pode Arnaldo ?
Genocida é o ladrão de nove dedos!!! não existem estatísticas no circo Brasil que correlacionem as mortes oriundas de corrupção, como por exemplo… quantas pessoas morreram por falta de leitos hospitalares que deixaram de ser criados, por falta de cirurgias no sus, por falta de medicamentos no sus… por causa da violência gerada pela inépcia das politicas de segurança publica e corrupção do governo do ladrão de 9 dedos descondenado.
lula, (não merece maiúscula) está explicado por ser analfabeto reconhecido como tal. Porém, inúmeras pessoas ditas letradas, alcunham, por não gostarem do ex-presidente, de genocida sem noção do seu significado. Vão estudar, analfabetos funcionais!
Podemos entao mandar todos pra PQP….ou chama-los de LA DROES …é tudo força de expressão…ou não…
Lula e genocida sim quantas mil pessoas já morreram de COVID desde janeiro desse ano. Além de genocida e ladrão e ex presidiário descondenado.
Lula e genocida ,ladrão ,mal caráter ,cachaceiro,corno,mentiroso e ainda tem otario que cai na conversa desse bandido.
bem, a indecência não mais existe então, que sejam eles todos felizes no “reinado”
oiiiiiiiiii???????
Lastimável, mas previsível.
Vá ver no galinheiro Brazyllis crime é chamar o ladrão descondenado do que ele realmente é … l a d r ã o.
É a gente luta pela liberdade, mas para os poderes público ela é relativa. Bate uma desesperança.
Sem novidades eles só enxergam crimes quando a direita fala, já o ladrão pode mentir a vontade que pode
Legal. Não é crime acusar alguém do que não é, mas, é crime chamar alguém do que é, comprovadamente. Enquanto não trocarmos esses débeis mentais de esquerda, não seremos nada. Imorais a serviço da zona criada pela esquerda e interesses estrangeiros.
Entao ta legal. Vamos comecar a usar as mesmas armas ïmorais” e domorais contra eles. Lula eh GENOCIDA.
Pra vencer o inimigo temos que usar ao menos as mesmas armas que o inimigo.
Eh o fim das 4 (idiotas) linhas da qual somente idiotas jogam dentro.
Enquanto jogamos dentro das tais 4 (idiotas) linhas eles levaram a eleicao, fizeram cassacao, e prenderam gente inocente enquanto libertam bandidos todos os dias.
Lula é ladrão.
Eh ladrao sim.
Quase todo o santo dia ele chama o Bolsonaro de “genocida”. Com essa imunidade presidencial só vai parar no último dia de governo. Espero que a Providência Divina encurte esse período penoso para o “Brasil que presta”, como diria o Grande Jornalista Augusto Nunes.
E quando Bolsonaro e alguns jornalistas e comentaristas chamaram Lula de descondenado e corrupto, por que foram perseguidos e os proibiram de expressarem dessa forma? Inclusive aplicando sansões na campanha eleitoral! Dois pesos e duas medidas!
Essa justiça tupiniquim é um nojo só. O que vale para um lado não vale par o outro.
Será que a chamada imunidade presidencial, estabelecida pela Constituição, deixa o Luladrão e seu ministro Moraes do STF isentos dos crimes contra humanidade? Ainda temos mais de 800 inocentes presos em dois presídios, enquanto bandidos homicidas andam livremente pelas ruas.
A maioria dos governos ao redor do mundo, excepto paises que vivem em ditadura, conta com dispositivos para inibir as açôes de líderes do governo que demostrem sinais de comprometimento ou avaria emocional que os deixe incapazes de continuar no exercício da função.
Não podemos ter líderes em alto escalão do governo tomando decisões contra os interesses do povo.
O congresso deve agir imediatamente, porque esta PGR já esta dando sinais de cooptação. Mas com Lyra no comando do congresso, qquer ação fica descartada.
O Brasil esta realmente nas trevas e condenado a viver sob a vergonhosa doutrina do Comunismo.
…tendi, um peso, duas medidas…
Quer dizer que no contexto eleitoral pode-se dizer o que QUIZER que não é crime , mesmo sendo uma mentira ( FAKE NEWS ) e dizer que que LULA É LADRÃO no contexto eleitoral foi retirado mesmo sendo verdade, provada por nove( 9 ) JUIZES FEDERAIS. Ô Brasil de dois pesos e duas medidas. Se agem assim com os poderosos imaginem com os pobres.
Mais uma parasita aliada do carniça e do sistema podre.
Para Lula e a Esquerda os benefícios da lei. Para Bolsonaro e a Direita, as penas da lei. A Procuradoria Geral da República se tornou um órgão aparelhado igual ao Supremo Tribunal Federal. Lamentável.
Loba com pele de cordeiro. Fez teatrinho com AM.
Então podemos chamar de condenado e descondenado, de ladrão e por aí vai