A Procuradoria-Geral da República (PGR) recuou de um pedido de arquivamento de um inquérito contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL). A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.
A investigação apura um suposto pagamento de propina ao parlamentar nas obras da Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Em um movimento atípico, a PGR disse ao Supremo Tribunal Federal (STF) que houve um “equívoco de tramitação”.
Relacionadas
Em parecer enviado ao Supremo no dia 25 de outubro, a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo afirmou que a manifestação pelo encerramento do caso, por falta de provas, foi encaminhada “por equivoco”.
A mudança de posicionamento foi informada ao STF cinco dias após Renan Calheiros apresentar o relatório final da CPI da Covid, em que pediu o indiciamento de 80 pessoas, incluindo o presidente Jair Bolsonaro.
O inquérito foi aberto em 2016 a partir de delações premiadas, como a do senador cassado Delcídio do Amaral.
Segundo a delação, construtoras acertaram o pagamento de R$ 30 milhões em propina para PT e PMDB. Parte do suborno, disse Delcídio, teria sido pago para a campanha eleitoral de Dilma Rousseff em 2010 e parte para o “grupo de José Sarney” no PMDB.
Em 12 de julho, Lindôra Araújo concordou com um pedido da defesa do senador e solicitou o arquivamento do inquérito, argumentando que não foram encontradas provas contra Renan e que não havia mais linha investigativa para buscar novos elementos.
Porém, em 22 de outubro, dois dias após o relatório final, a subprocuradora-geral enviou um novo documento de três páginas ao ministro Edson Fachin, relator do caso. De forma sucinta, pediu para que a manifestação de arquivamento fosse desconsiderada.
A defesa de Renan nega que o senador tenha relação com suposto pagamento de propina nas obras de Belo Monte. A assessoria do senador tem afirmado que “este caso foi mais um dos absurdos de denúncias sem prova e perseguição e abusos de membros do MP federal contra o senador Renan Calheiros”.
Renan Lampião, o relator queridinho da Globe lixe, há não ele é super honesto imagina gosta até de um fiozinho pra relaxar coitadinho.
Que a justiça de Deus alcance essas criaturas sebosas e corruptas pois, não acredito que a justiça dos homens um dia alcance esses canalhas.
Este es un testimonio que les diré a todos que escuchen. He estado casado durante 4 años y en el quinto año de mi matrimonio, otra mujer tuvo un hechizo para quitarme a mi amante y mi esposo me dejó a mí y a los niños y hemos sufrido durante 2 años hasta que me refería a una publicación donde esta hombre Dr. Wealthy he ayudado a alguien y decidí darle una oportunidad para que me ayude a llevar a mi amado esposo a casa y créanme, solo le envié mi foto a él y la de mi esposo y después de 48 horas, como me dijo, vi un automóvil entró en la casa y he aquí que era mi esposo y él ha venido a mí y a los niños y es por eso que estoy feliz de hacer que todos ustedes estén en problemas similares para reunirse con este hombre y hacer que su amante vuelva a ser su email: [email protected] o también puedes contactarlo o whatsapp en este +2348105150446 ….. muchas gracias Dr.Wealthy. …
bem que a Lindôra tentou, mas percebeu que não tinha como justificar a falta de provas.
Mais um processo que vai para a gaveta de um nojento, asqueroso, pútrido, canalha, pilantra e sem concurso.
Avante PGR. Coragem! Esse meliante tem que ser preso.
Será? Esse cara já devia estar preso…
Ao que parece os poderes não são independentes e sim cúmplices.