O Partido Liberal (PL) não deverá se opor à indicação de Cristiano Zanin, advogado pessoal de Luiz Inácio Lula da Silva, para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo a colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, a cúpula da legenda decidiu liberar a bancada no Senado para a votação que apreciará a escolha de Lula.
Na última semana, Zanin realizou uma série de encontros para arrematar apoios que superem o mínimo de 41 votos necessários para ser aprovado na sabatina da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Com a decisão da cúpula do partido, os 11 senadores da sigla poderão votar tanto a favor quanto contra o advogado sem risco de penalidades.
A fatura de Alcolumbre
O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) esteve na semana passada no Palácio do Planalto para uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo colaboradores do presidente, Lula e Alcolumbre conversaram sobre o ambiente que o novo indicado para o STF encontrará na sabatina da CCJ. A informação foi publicada na quarta-feira 7, pelo jornal Folha de S.Paulo.
Em 31 de maio, Lula informou a senadores sua decisão de indicar Zanin para a vaga de Ricardo Lewandowski na Corte. O encontro entre Lula e Alcolumbre ocorreu no dia seguinte à indicação. O senador é presidente da CCJ.
Em 2021, Alcolumbre fez diferente. Com Jair Bolsonaro, o presidente da CCJ segurou a sessão para sabatinar o ministro André Mendonça por cinco meses.
Pedidos de cargos
Ainda conforme o jornal, antes do encontro com o presidente, Alcolumbre apresentou ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, uma lista de nomeações que reivindica no Amapá.
O senador tem interesse em cargos no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, no Banco da Amazônia, na Superintendência da Zona Franca de Manaus e na Secretaria do Patrimônio da União. Ele também defendeu a permanência de um afilhado na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba e pediu uma diretoria da Caixa Econômica Federal.
Alcolumbre nega
A assessoria do senador negou que ele tenha negociado as indicações para sabatinar Zanin. O senador tem afirmado que o advogado não deve enfrentar dificuldades para ser aprovado e que pretende acelerar a sabatina.
Leia também: “Bancada da toga”, reportagem publicada na edição 167 da Revista Oeste
Esse PL, também, é uma comédia. Não voto mais nos candidatos desse partido sem moral.
Imoralidade. A gente briga por um partido como o PL e esses lixos abrem as pernas pra esquerda. Vou me desfilar e tentar outro partido mais a direita.
Democracia já era. O caos se instalará. A política entrou no Judiciario e a justiça saiu pela janela. Legislativo sem força e acuado pelos Vitalícios. Rumo a Autocracia e quiçá Cleptocracia. E tem exemplos no mundo hj: Putin, Erdogan (Turquia) e, claro, Madurooo.
Um erro enorme liberar. Eleger esse Toffoli 2 será a desgraça do Brasil.
O nome dele é Valdemar… a a a
Informação do Globo!!! Sério isso?
É isso aí. Um advogado de um corrupto no STF. Que lindo!!
Ou estão com muito medo ou são traidores da pátria e de seus eleitores. Se for a primeira opção, é covardia.
Pelo andamento dos trabalhos, Zanin deverá perdoar não apenas os assaltos ao erário no passado, mas também no futuro. O que sobra pro povão que fez o L?
Pelo andamento dos trabalhos, Zanin deverá perdoará não apenas os assaltos ao erário no passado, mas também no futuro. O que sobra pro povão que fez o L?
É uma vergonha. Este presidente do partido nunca me enganou.
Só falta ser apoiador deste desgoverno do ex presidiário
alguma dúvida???
Que nojo !
Estao alimentando leao (ou rato) ferido. A divisao de poderes ja esta seriamente comprometida e a entrada desse advogado “sem notavel saber juridico” so vai servir para alimentar a fome e sede de vingança do descondenado de Curitiba. O congresso esta dando corda para seu proprio enforcamento. E melhor chamar a Bete Cuzcuz.
O que faz um grande advogado que ganha milhões por mes deixar tudo e querer ser ministro do stf?
Essa é a pergunta de milhões de reais.
Para onde este País está caminhando, a passos largos , diga-se ?
Esse Partido , o PL e seu Presidente, o velho Boy, não consegue conter-se e, deixa fluir sua verdadeira natureza, onde fisiologismo e chantagem , são os temperos ,para qualquer prato que se ofereça.