A Polícia Federal (PF) afirma que a pepita de 39 gramas de ouro encontrada com o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, é uma peça rara e foi retirada de um garimpo artesanal fora do Brasil.
O objeto foi apreendido em um endereço do presidente do PL em 8 de fevereiro, durante a Operação Tempus Veritatis.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Segundo a PF, as análises técnicas mostram que a estrutura da peça não é compatível com o solo e com as rochas da Amazônia. A corporação possui um banco de amostras que permitem identificar a origem do ouro confiscado em operações.
De acordo com os peritos, a pepita é rara em virtude do seu tamanho. Isso, portanto, reforçou a suspeita de que a peça tenha vindo de algum garimpo artesanal, pois na mineração industrial as rochas são detonadas com explosivos. Isso, conforme os agentes, impede que objetos desse tamanho sejam encontrados.
Leia também: “Valdemar, depois de deixar a prisão: ‘Foi tranquilo'”
Os técnicos também mostram que a rocha que deu origem à pepita possa ser dos Andes, na América do Sul, ou da Costa do Pacífico, nos Estados Unidos ou no Canadá. As rochas encontradas na Região Amazônica são de formação mais antiga.
Polícia prendeu a pepita na casa de Valdemar durante a Operação Tempus Veritatis
Valdemar foi alvo da Operação Tempus Veritatis, da PF. Os agentes investigam o envolvimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um suposto golpe.
Leia também: “Valdemar esclarece nomeação de assassino de Chico Mendes e anuncia destituição”
Na época da apreensão, os agentes encontraram uma arma de fogo. O objeto em posse do presidente do PL, no entanto, estaria no nome do filho dele, e com registro vencido. Por isso, Valdemar foi detido. Além da arma, os agentes também encontraram a pepita.
Na ocasião, a defesa informou que “não há fato relevante algum e que a pedra apreendida tem baixo valor e não configura delito segundo a própria jurisprudência”.
Leia também: “‘Vocês transformaram o PL no maior partido do Brasil’, diz Valdemar em manifestação pró-democracia”
“A arma é registrada, tem uso permitido, pertence a um parente próximo e foi esquecida há vários anos no apartamento dele”, disse a defesa. “Como pode alguém ser detido por ser portador de uma pedra guardada há anos como relíquia e que segundo a própria auditoria da PF vale cerca de R$ 10 mil?”
É crime ter uma pepita de ouro que comprovadamente não veio do solo brasileiro?
Mas não é crime receber um triplex, comprovadamente, de uma empreiteira?
Este é nosso país?
POR MAIS QUE TENTEM;LULA,STF E PF NUNCA VÃO CONSEGUIR SUPERAR “OS TRÊS PATETAS”
Já a riqueza da famiglia SILVA veio da Odebrecht ??? Bem que a nossa NKVD poderia averiguar e informar aos manés.
A Pf tem o mesmo respeito que os brasileiros têm pela as forças armadas . Não enfrentam os traficantes barra pesada se limitam a pegar os miúdos e mostra na tv . Eles sabem que o tráfico é forte e partir pra cima tem que coragem…..
Puxa, e o que acontecerá com os “veículos de comunicação” que alardearam à época que trata-se de pepita originária de garimpo ilegal no Brasil? A lei vale para eles também? E, não teve nenhum “representante” esquerdopata, normalmente “super preocupados” na defesa das minorias com discursos inflamados e ofensivos, vomitando tratar-se de golpe contra o estado democrático de direito? Não é divulgação de fake news?
Enquanto isso, o contribuinte fica sustentando esses artistas circenses que ficam gastando fortunas, procurando algo que não existe, apenas para tentar satisfazer o seu patrão do STF. Nunca se cansam esse tipo de papel que depõe com o pouco que restava de respeitável naquela instituição. Vão devolver os objetos apreendidos, pelo menos?
Pouco a pouco o teatro vai desabando. O mesmo aconteceu com o ataque no aeroporto da Italia, de 3 brasileiros contra um deus da suprema corte.
E as malas com 51 milhões de reais em um apartamento do Gedel a policia já descobriu de onde veio? com certeza sabem mais não falam estão preocupados é com a baleia e uma pepita de 10 mil.
PF conclui que a vovózinha era terrorista lavajatista na estória dos Tres Porquinhos
Baleia pra um.
Pepita pra outro.
Ferro pra todo mundo!