A Polícia Federal (PF) deu início, nesta terça-feira, 7, à Operação Stasis, para investigar ameaças feitas ao presidente nacional do partido União Brasil, Antônio Rueda. Sob ordens do Supremo Tribunal Federal (STF), foram expedidos mandados de busca e apreensão em Pernambuco.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A operação ocorreu no interior do Estado nordestino, com a execução de cinco mandados de busca e apreensão. As investigações, inicialmente a cargo da Polícia Civil do Distrito Federal, passaram para o STF e, consequentemente, para a PF por causa do suposto envolvimento do deputado federal Luciano Bivar (União-PE). Por ser parlamentar, ele, que é o antecessor de Rueda no comando do União Brasil, tem foro privilegiado.
Leia também: “Sede do União Brasil em Belém é alvo de ataque a tiros”
A tensão interna no União Brasil, resultante da fusão entre o Partido Social Liberal (PSL) e o Democratas (DEM), emergiu com o começo das investigações, em fevereiro. Nesse período, Rueda, anteriormente vice-presidente, assumiu a presidência do partido em junho, no lugar de Bivar.
Bivar contesta convenção do União Brasil
O deputado contestou a convenção que determinou sua saída do comando da legenda, o que provocou seu afastamento e a ascensão de Rueda. Durante a disputa pelo poder, o atual presidente da sigla relatou ter recebido ameaças de Bivar, que também miravam sua família.
A situação escalou em março, com incêndios que atingiram duas propriedades da família Rueda em Toquinhos, litoral de Pernambuco. Aliados de Rueda e autoridades locais afirmaram que os incêndios foram criminosos e apontaram Bivar como possível responsável. Isso motivou o pedido ao STF para investigar o ex-presidente do União Brasil nos incidentes.
Leia mais: “STF autoriza inquérito para investigar Luciano Bivar”
Bivar negou as acusações de envolvimento nos incêndios e de ameaçar Rueda, classificando-as como “pura ilação”. As acusações resultaram no afastamento do deputado do União Brasil, com a abertura de um processo que pode levar a expulsão dele do partido.