O Ministério da Justiça e Segurança Pública acionou, nesta quarta-feira, 14, a Polícia Federal (PF) para ajudar na recaptura de dois criminosos que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte (RN), nesta madrugada.
“O secretário André Garcia, da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), está a caminho de Mossoró, no Rio Grande do Norte, para investigar os fatos e apurar as responsabilidades do ocorrido”, informou o MJ em nota. “A Polícia Federal foi acionada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e está tomando todas as providências necessárias para a recaptura dos foragidos e a apuração das circunstâncias da fuga.”
Ao ser interpelada por Oeste sobre a previsão de chegada de Garcia a Mossoró, a pasta disse não ter o horário de chegada do secretário que, segundo eles, continua em deslocamento.
+ Deputado quer convocar Lewandowski para explicar fuga de detentos em presídio federal
Conforme mostrou Oeste, essa é a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que administra cinco presídios de segurança máxima. Ainda não há detalhes sobre como os criminosos fugiram.
Agentes penitenciários, policiais militares e policiais federais estão atuando nas buscas desde o início da manhã. Oeste procurou a PF, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.
+ Parlamentares cobram explicação do governo sobre fuga em presídio federal em RN
Quem são os detentos que fugiram do presídio federal
Os fugitivos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça, de 36 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 34 anos, também conhecido como “Tatu” ou “Deisinho”. Conforme o portal G1, ambos são do Acre e têm conexões com o Comando Vermelho, facção de Fernandinho Beira-Mar, que também está preso na unidade.
Eles estavam no presídio federal de Mossoró desde 27 de setembro de 2023. Autoridades transferiram a dupla para o local depois de ela participar de uma rebelião no presídio Antônio Amaro Alves, no Acre. A rebelião aconteceu em julho de 2023.
No site da Senappen, o órgão afirma que, desde a sua criação, o Sistema Penitenciário Federal (SPF) é referência de disciplina e procedimento. A página afirma que o SPF nunca havia registrado fugas, rebeliões nem entrada de materiais ilícitos em suas unidades penitenciárias.
+ Traficante Fernandinho Beira-Mar alega insanidade para sair da cadeia
Além de Mossoró, o sistema federal tem presídios em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Brasília (DF). Essas cadeias recebem presos de alta periculosidade.
No reino da Bezerra, é melhor prestar atenção,nos que estão fora dele.