A direção-geral da Polícia Federal (PF) confirmou a existência de imagens dos supostos atos de hostilidade contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e seus familiares, no Aeroporto de Roma, na sexta-feira 14.
Leia também: “EUA negam extradição de pilotos responsáveis por queda de avião da Gol em 2006”
As autoridades italianas teriam separado o material gravado, além de determinar ao aeroporto a preservação total de todas as gravações do ocorrido. As imagens, agora, seguem em sigilo.
O conteúdo será entregue na íntegra à Polícia Federal brasileira pela polícia italiana. Contudo, é necessário cumprir alguns trâmites burocráticos para que o material seja anexado a inquérito policial que corre na Diretoria de Inteligência (DIP) da PF, em Brasília.
Pedido feito pela Polícia Federal a autoridades italianas
O órgão brasileiro fez a solicitação à polícia italiana, por meio da Secretaria Nacional de Justiça brasileira, para ter acesso às imagens. Assim que foi autorizado, o que ainda não ocorreu, a Interpol remeterá as gravações para sua unidade de atividade no Brasil, que as repassará imediatamente ao delegado em Brasília que preside o inquérito.
Todo esse procedimento é eletrônico, com envio de arquivos de mídia por nuvem entre as instituições. Quando tiver posse do material, o delegado vai encaminhá-lo para perícia, onde será degravado, ou seja, terá seu áudio transformado em texto, para poder auxiliar na investigação.
Entenda o caso envolvendo Alexandre de Moraes
Na sexta-feira 14, o ministro do STF alegou ter sido alvo de ofensas no Aeroporto de Roma, na Itália. Alexandre de Moraes estava acompanhado da família. Os insultos teriam começado quando o magistrado teria sido confrontado por um grupo de brasileiros.
Uma mulher teria hostilizado Moraes, chamando-o de “bandido, comunista e comprado”. À PF, o magistrado informou que o seu filho, de 27 anos, foi agredido por um dos manifestantes.
O magistrado retornava da Universidade de Siena, onde havia ministrado uma palestra no Fórum Internacional de Direito.
Alex Zanatta Bignotto, terceiro envolvido que foi identificado pela PF, prestou depoimento no domingo 16. Os três envolvidos serão investigados em inquérito por crimes contra honra e ameaça.
Quando este indivíduo será desmascarado para o Mundo.
Dá nojo só de ouvir ou lê algo referente a ele.
Acredito em DEUS tarda mas não falha.
Venceremos.
STF, já perdeu a credibilidade a muito tempo. Isso tá mais pra um partido politico. Crime contra honra?!
O cara não tem respeito com a população ,é a favor da criminalidade,(apoia bandido e prende inocentes),só está interessado em defender seus próprios interesses,quer aparecer mais que o presidente da República,age contra a constituição brasileira,dentre outros…
Desde quando xingar alguém dá direito a revirar sua casa e calular? No máximo pode ser falta de educação; não é crime.
Polícia italiana, será que realmente tem o vídeo? Porque sigilo?
Queria dar um dica para a Revista Oeste. Pare de ficar postando vídeo de Metrópoles ou outros jornais esquerdopatas. Não fiquem dando moral para estes destruidores do país.
Precisa se esclarecido o que fazia um ministro palestrando para um cliente, que eles tantos perseguiram na época da pandemia, por esses serem fabricantes do remédio demonizado, chamado ivermectina. No Brasil está tudo de cabeça para baixo, difícil de entender, somente Deus para resolver isso, pois para nós mortais está muito complicado .
Não seria interessante que algo fosse escrito pela imprensa sobre o fato de a justiça italiana já estar dando respostas ao pedido brasileiro de que imagens do aeroporto de Roma fossem enviadas ao Brasil, para julgamento do suposto crime?
Algumas questões a pontuar:
1 – Normalmente, quando um brasileiro é flagrado em crime (no caso, nem houve flagrante) em algum lugar do mundo, o próprio país identifica, julga e pune o crime. Por exemplo, Daniel Alves está preso na Espanha, mesmo o crime dele sendo também crime no Brasil. Brasileiro é condenado à morte por tráfico de drogas na Indonésia;
2 – Robinho foi julgado e condenado. A Itália não pediu nada ao Brasil para chegar à condenação do crime cometido lá mesmo;
3 – Pediu o cumprimento da pena já estabelecida, mas o estuprador continua tomando cerveja e jogando pelada nas praias de Guarujá, meses após o pedido;
4 – O Brasil teme que, julgadas na Itália, as vítimas seriam condenadas pelo que de fato ocorreu, mas não de acordo com a tipificação do crime segundo o critério do país onde o crime não ocorreu?
5 – O poder judiciário brasileiro não se envergonha de ter um pedido como esse atendido em poucos dias, sem a correspondente solicitude de prestar, em contrapartida, um serviço como reciprocidade?
6 – O que diz a Itália sobre isso? Afinal ela vai julgar o caso e dizer que tipo de crime houve, para depois pedir ao Brasil o cumprimento da pena pelo safanão, se houver, ou vai agir de forma diferente?
A difernça do programa sem filtro que assisto todos os dias neste assunto Alexandre de Morais tem outra tonica, este jornal nao aborda com detalhes esta materia, Por que?
…
Se tem “registros abundantes”, por que então não os tornam públicos? Por que todo esse sigilo? Muito suspeito tudo isso.
O Alexandre de Morais e seus colegas do STF há muito deixaram de ter o respeito do povo brasileiro. Tornaram-se “Globetrotters”, passeando pelo planeta, dando entrevistas, fazendo conferências (SIC) e palpitando em tudo. Esqueceram completamente a responsabilidade, ética e lisura do cargo que ocupam. O povo, que paga os seus POLPUDOS salários, viagens particulares, lazer, e todos os demais “penduricalhos” que recebem. TEM TODO o direito de se revoltar com isso. Só condeno agressão física. A maior arma da população é pressionar seus senadores para que dêem um fim a toda essa farra com o dinheiro público. Xingar não resolve. Pressionar os senadores SIM.
Será que foi agredido, ou o se defendeu de uma agressão ? Aguardamos as imagens. . .
Quantos graus estavam em Roma? E quais seriam as roupas adequadas? ETS?
Porque as imagens dos agressores estão com roupas como se fossem para o polo norte? Sendo que em Roma estavam 40 graus centígrados???
Sou assinante da Revista O está. A chamada não condiz com o texto. O que houve? Contrataram o estagiário da Folha? Esperava mais. Que triste isso.
Concordo com Carlos Alberto Costa: parece material de estagiário da Folha…
Como dizia meu avô: As pessoas colhem o que plantam não é Sr. Alexandre?
A PF, outrora aplaudida pelo povo brasileiro, virou a Gestapo do imperador.
Sou assinante e procuro prestigiar a Oeste. Mas se espera mais. Desse jeito, com esse tipo de “manchete”, deixa muito a desejar. Aliás, assistindo ao programa “Sem Filtro” de hoje mesmo, há uma discrepância da notícia aqui, com as informações lá. Ao menos, me pareceu…..🤔
Porque não tornam as imagens públicas ? Sigilo porquê ???
Tudo que interessa ao STF está sempre em sigilo.
Estranho, né ?
Eeles podem adulterar as provas quando quiserem…