Políticos brasileiros criticaram, nesta terça-feira, 30, o posicionamento do PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sobre a eleição na Venezuela. Em nota, a legenda classificou o pleito — que tem desconfiança de fraude por parte da oposição local — como “democrático” e “soberano” (Confira a íntegra da nota ao final da reportagem).
Na segunda-feira 29, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) declarou oficialmente o ditador Nicolás Maduro reeleito, com pouco mais de 5 milhões de votos. Mas, conforme os opositores do regime chavista, o principal candidato contra Maduro, Edmundo González, venceu, com 70%.
+ Países latino-americanos reagem à expulsão de diplomatas determinada por Maduro
“O que esperar do PT depois da nota reconhecendo a fraude na Venezuela?”, questionou ACM Neto, vice-presidente do União Brasil. “Por que será que o PT e sua presidente, Gleisi Hoffmann, na contramão das democracias mundiais, classificaram como ‘jornada democrática’ o processo eleitoral que não traduz a vontade da maioria dos venezuelanos? Chancelar o autoritarismo de Maduro é uma vergonha internacional e um grande desserviço à democracia. Nada pode ser maior do que a soberania popular.”
A oposição venezuelana e demais candidaturas independentes não aceitaram de forma consensual o resultado. A comunidade internacional também criticou. Após a reação negativa de sete países latino-americanos, Maduro expulsou o corpo diplomático da Argentina, do Chile, da Costa Rica, do Panamá, do Peru, da República Dominicana e do Uruguai.
+ Venezuela: Maduro diz a Amorim que vai divulgar atas da eleição em breve
“Com o PT é assim: nada é tão ruim que não possa piorar”, escreveu no X/Twitter a deputada federal Rosângela Moro (União Brasil-PR). “O PT aplaude a democracia do faz de conta na Venezuela.”
Na nota oficial, o PT destacou a importância de Maduro continuar o “diálogo” com a oposição, de maneira a superar os desafios enfrentados pela Venezuela. Apesar das declarações do partido, a ditadura venezuelana prendeu dezenas de opositores e excluiu os principais concorrentes da disputa eleitoral. Assim como a Corte Suprema da Venezuela, os órgãos responsáveis por promover e fiscalizar as eleições estão sob o comando de Maduro.
Ex-deputado federal, Deltan Dallagnol (Novo-PR) classificou a nota do PT como “vergonhosa”. “Parece piada, mas não é”, escreveu no X/Twitter. O deputado federal Rodrigo Valadares (União Brasil-SE) explicou que a atitude do partido é de “fechar os olhos para a realide de um regime opressor”.
“Precisamos nos unir em defesa da democracia e contra qualquer tentativa de legitimação de fraudes eleitorais”, avaliou.
Apesar da nota da executiva nacional do PT, o governo federal tem adotado um tom diferente sobre a eleição venezuelana. Mesmo saudando o processo eleitoral da Venezuela, a diplomacia brasileira diz aguardar a divulgação das atas eleitorais para firmar um posicionamento oficial sobre o pleito.
Confira a nota do PT sobre as eleições na Venezuela
“O PT saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada pacífica, democrática e soberana. Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolas Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela. Importante que o presidente Nicolas Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais. O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa.”
Nao aprovaram o plano real.
Não assinaram a constituicao.
Para eles foi golpe na Dilma e não
Impeachment.
Aprovaram a eleição da Venezuela
O lulopetismo e o sanguinário ditador Maduro tem as mãos sujas pelo sangue do povo da Venezuela. O povo desarmado sendo massacrado pelas facções criminosas que estão com Maduro. Inadmissível, tem que haver uma intervenção na Venezuela.
Ninho onde nasce cobra, passarinho nao se cria!!!
ESTAMOS LIDANDO COM BANDIDOS E DEVEM SER TRATADOS COMO TAL!!!!
Morte aos corruPTistas sendo: amante Gleisi, cornão Luladrão (janja sozinha em Paris? Ai!Aí! Florzinha inchada, Zé bandido Dirceu (raiva do exército não ter matado ele em 1964), stédile, bolos, lindinho corninho mansinho (Luladrão recebendo visitas da…vc sabe de quem) é todos os bandidos corruPTistas.
…BOULOS..
Alguém esperava algo diferente depois do Celso Amorin ser o único autorizado a permanecer lá?
Próxima
O passo acredito que o TSE colocará urnas impressas nas eleições e contratará os experts da venezuelana para ensinar como se faz um resultado que só o PT no mundo acredita.
Qual a surpresa? O PTaxas e todos da seita adoram todos os ditadores que ainda vagueiam pelo mundo, não é novidade que Maduro e Lula são amigos (segundo Maduro, lula é um pai), Lula e os Castros tbm são amigos intímos, Daniel Ortega outro best friend de Lula, pq fingir a indignação? O território bananil só não chegou aos moldes da Venezuela por uma questão de deslize, o caminho foi sendo sedimentado há tempos, mais um cara atravessou o caminho da gangue e, tiveram que dar um tempo, mais estão todos lépidos e faceiros pra fazer a revolução de botequim, mesmo que a União soviética tenha sido um fracasso, ainda assim os camaradas sonham com a revolução bolchevique, contam c/uma adesão d peso e d pessoas “iluminadas” que já perderam (não na guilhotina) a cabeça gritando “nós derrotamos o bolsonarismo” e viva la revolución!
Nenhuma surpresa, o que espera de Lula e do PT? Cafajestada , falta de decência..
Essa é a turma que infelizmente está no poder, graças ao STF que apoia essa corja petista corrupta.
O Partido dos Trabalhadores mais uma vez reforça o seu caráter cínico e hipócrita! Um partido que se diz lutar pela Democracia no Brasil e no mundo, não pode fechar os olhos para o que acontece na Venezuela! Interessante notar que, com relação à Argentina, o PT não soltou nenhuma nota parabenizando a eleição de Javier Milei, que foi eleito num processo, esse sim, democrático, legal e correto, pois o outro lado não contestou o resultado! Isso mostra que o PT não se solidariza com a Democracia mas sim com ditadores de Esquerda, pois o mesmo posicionamento acontece também com Cuba e a Nicarágua! É lamentável que a Esquerda brasileira seja tão retrograda e desonesta! Aguardando o posicionamento dos demais partidos PSOL, PDT, PSTU e PC do B.
Vagabundos, ladrões e FDP!