Atual prefeito do Rio ainda pode recorrer da decisão e só poderá concorrer nas eleições municipais deste ano se TSE der ganho de causa
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) aprovou, nesta quinta-feira, 24, por unanimidade a inelegibilidade do atual prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos) até 2026. Com a decisão, ele fica fora da disputa para a prefeitura deste ano.
Contudo, o atual ocupante do Palácio da Cidade ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se ganhar, retorna ao tabuleiro eleitoral.
O julgamento no TRE havia sido interrompido na semana passada quando, após seis membros já terem votado, o desembargador Vitor Marcelo Aranha pediu vistas do processo. Hoje, ele votou com o relator da ação.
Crivella ainda tentou contestar um dos votos, alegando que Gustavo Teixeira deveria se declarar impedido de analisar a questão, porque trabalha para o escritório que presta consultoria para a Lamsa, concessionária que explora a Linha Amarela. O prefeito carioca está em um processo contra a empresa.
Teixeira, no entanto, alegou que, em outro caso envolvendo a prefeitura, sua participação já havia sido analisada e permitida e que, por isso, não se retirou.
A defesa de Marcelo Crivella já avisou que recorrerá da decisão, mas sem apontar a estratégia que utilizará no TSE.
Embargos auriculare$ para favorecer Eduardo Paes, de DNA tucano e para não fugir à regra, enrolado em planilhas de corrupção e delação de doleiros e empreiteiros bandidos? Aí tem…