Não sou de esquerda porque essa posição ideológica é baseada em três crenças equivocadas: a de que totalitarismo produz liberdade, a de que a distribuição da riqueza é mais importante que sua criação, e a de que o Estado deve dirigir nossas vidas nos mínimos detalhes.
Essas crenças são a base do comunismo e do socialismo, que são a mesma coisa: sistemas filosóficos, morais e políticos mórbidos, usados por psicopatas e aventureiros para transformar o ser humano em um farrapo corroído por fome, miséria e degradação.
Esse é o resumo breve do que é “esquerda”.
Faltou dizer que a esquerda sempre contou com o apoio dos intelectuais e, por isso, tem um marketing incomparável: foi assim que uma ideologia totalitária, violenta e empobrecedora se tornou promotora da “justiça social” (seja lá o que for isso) e ganhou o apelido de “progressista”.
Quando as revoluções sangrentas saíram de moda, a esquerda abraçou as bandeiras das minorias, do feminismo e da ecologia para se manter no poder. Percebam a ironia de ter esquerdistas liderando movimentos feministas, antirracistas e ecológicos: basta contar quantos negros já foram presidentes de Cuba ou Venezuela, quantas mulheres já foram chefes do Partido Comunista Russo ou Chinês, ou lembrar do desastre ambiental da China e da usina nuclear russa de Chernobyl.
Todo os regimes comunistas da história foram ditaduras. NÃO HÁ UMA ÚNICA EXCEÇÃO. Opositores são perseguidos, presos, torturados e mortos. Os países são cercados de muros para que ninguém escape.
Apesar disso, o comunismo ainda é apresentado como o regime da solidariedade e do amor, onde “cada um dá o que pode e recebe o que precisa”.
O comunismo é um remédio que mata 100% dos doentes, mas que continua sendo vendido até para crianças. “Pode confiar”, diz o fabricante. “Da próxima vez vai dar certo”.
Essa mentira assombrosa é divulgada nas artes plásticas, na literatura, na arquitetura, no teatro, no cinema e na TV como verdade.
Livros escolares usados por nossos filhos plantam, em suas mentes imaturas, uma ideia que significará, para muitos, uma vida de frustração, revolta vazia, vício e pobreza.
Escolas de direito doutrinam futuros juízes, promotores e defensores públicos no ódio ao capitalismo e à prosperidade, e na promoção de um Estado intervencionista, autoritário e onipresente.
O esquerdismo, socialismo ou “progressismo” é isso: um equívoco moral e lógico, um instrumento de violência e opressão, e uma armadilha emocional e intelectual, glamourizada, divulgada e promovida pelos segmentos mais influentes e charmosos da sociedade.
Quem paga o preço disso são os que não podem se informar ou se defender.
Como disse Theodore Dalrymple, “os pobres colhem o que os intelectuais semeiam”.
E é por isso que eu não sou de esquerda.
Excelente!
É o melhor texto para um leigo entender que já vi. Parabéns !!! Isso devia ser publicado em todo ninho de esquerdistas para tentarem contradizer e debater com você. Veículos militantes como Folha, UOL, Faculdades de Filosofia, “Intelectuais de ocasião”, e por aí vai. Podemos também incluir os oportunistas que usam a onda para ganhar dinheiro sem ser necessariamente escravo dessa ideologia como : Globo, CNN, Faculdades de Direito, Escolas, Alunos e Artistas. Sem difundir valores, não é possível cobrá-los depois.
parabéns Motta
Ótimo texto, Roberto. Eu tenho um colega que é prof de universidade federal e é de Direita, votou e fez campanha para o Bolsonaro, dá textos de direita para os alunos. Perguntei o motivo, já que as universidades federais são cloacas esquerdistas há décadas. Ele riu e respondeu: você já ouviu falar que quem fabrica salsicha nunca come salsicha? Pois bem, eu trabalho numa enorme fábrica (isto é, a universidade) de salsicha tóxica (ou seja, o comunismo) e não recomendo o consumo desse produto porque é feito com tudo o que não presta (aborto, ódio, pobreza, morte, miséria, fracasso, inveja, feminismo, ditadura, vigilância, prisão política, narcotráfico, burrice) etc. Dei risada e concordei. A universidade é uma fabricona de salsicha podre que envenena as sociedades.
Excelente artigo Motta, simples, objetivo e de fácil leitura e entendimento. Só não entende se for burro ou tiver muita má vontade. Like.
ótimo texto.
Meus Colegas Guerreiros Brasileiros, que tal pedirmos para um grande jurista como Ives Gandra, ou outro especialista, redigir um projeto de lei com o voto distrital puro com recall, iniciativa de lei, referendo de lei e retenção ou não de juiz?
Depois conseguimos um deputado para propor e já teremos um número de projeto de lei para colocar em cartazes em manifestações e exigir aprovação.
Teoricamente até jovens de esquerda poderiam concordar, pois é uma ferramenta de democracia apartidária. Só a cúpula da esquerda, que sabe que precisa de certa ditadura, iria discordar discretamente.
Bora redigir e propor? 💪💪💪💪💪
Excelente artigo! Compartilho uma hipótese sobre direita e esquerda:
—
Eureka?
Tenho uma hipótese de que a esquerda votante se trata de uma elite pequena que, com imprensa principalmente mas também com o stf, consegue trazer dezenas de milhões de votos de pessoas que não são de esquerda de verdade mas, sim, convencíveis e convencidas por uma imprensa de elite, o consórcio.
Agora a eureka: eureka!
A direita não. Ela é direita mesmo. Eureka então:
Se a direita cancelar assinaturas e deixar de consumir produtos, serviços e serviços jornalísticos de esquerda, a contrapartida do outro lado não acontece. Eureka!
Os votantes na esquerda foram convencidos superficialmente. Não são atuantes, são mais manobráveis que atuantes. Por isso não se manifestam. Nem online, nem nas ruas. São ocultos.
A esquerda que se manifesta é a caviar direta, aquela que, realmente, come caviar. Uma minoria genuinamente interessada em manter privilégios. Esta minoria-caviar manobra dezenas de milhões de votantes. Por pouco tempo: em queda está essa massa manobrável e a imprensa que manobra, a tradicional.
Portanto, novamente, concluo: eureka!
A direita, de fato engajada por inteiro, já somando dezenas de milhões de pessoas, aumenta seu próprio crescimento, o crescimento das ideias de estado enxuto, voto distrital puro com recall, fim de juiz vitalício, etceteras, sabotando produtos, serviços e serviços jornalísticos de esquerda, sem temer a contrapartida do lado de lá. O engajamento cá, na direita, é muito mais poderoso do que lá, na esquerda.
Assim, enxergo uma tendência de uma população brasileira com ideias mais à direita, cada vez mais rapidamente, com nossa própria ajuda.
É apenas uma hipótese. Com um eureka, uma ideia possível. ☀️
Todo os regimes comunistas da história foram ditaduras. NÃO HÁ UMA ÚNICA EXCEÇÃO. Opositores são perseguidos, presos, torturados e mortos. Os países são cercados de muros para que ninguém escape.
Apesar disso, o comunismo ainda é apresentado como o regime da solidariedade e do amor, onde “cada um dá o que pode e recebe o que precisa”.
Percebam a ironia de ter esquerdistas liderando movimentos feministas, antirracistas e ecológicos: basta contar quantos negros já foram presidentes de Cuba ou Venezuela, quantas mulheres já foram chefes do Partido Comunista Russo ou Chinês, ou lembrar do desastre ambiental da China e da usina nuclear russa de Chernobyl.
Arlete,
Ótima fala !!!
Concordo 120% com o Motta!
Democráticos e “populares” são os regimes da China, Coreia do Norte, Cuba, Venezuela e antiga União Soviética… são tão queridos que quase não têm “opositores” … kkk
Muito Simples … como um cidadão verdadeiramnete culto e bem educado Roberto Mota sabe bem que as ideologias qual dinossautros estão mortos ou em acelerada extinção mas ainda subexistem em sociedades ignorantes pois será a TECNOLOGIA de forma acelerada transformará rapidamente o mundo onde hoje um idiota a bordo de um Fusca 67 trupudia de um pedestre que todos seremos em cem anos … quem sobreviver verá.
“Quando você perceber que para produzir, precisa pedir licença a quem não produz coisa alguma; quando perceber que o dinheiro flui mais para quem negocia, não com bens, mas com favores; quando perceber que, mais do que pelo trabalho, muitos enriquecem com o suborno e tráfico de influência, quando perceber que as leis não nos protegem deles, mas, ao contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício, então poderá afirmar, sem temor algum de errar, que a sua sociedade está condenada”.
Ayn Rand, 1905 – 1982, escritora, dramaturga, roteirista e filósofa norte-americana de origem judaico-russa.
Faltou clarear no excelente artigo (aliás como sempre, parabéns Motta) que as definições dos rótulos “esquerda” e “direita” estão atualmente desgastados e corrompidos propositadamente por aqueles que querem dominar e escravizar o ser humano para seu próprio deleite! Já passou da hora de subirmos mais um degrau na evolução do conhecimento político das civilizações.
O regime que destrói as bases de uma sociedade só pode vir de um lugar: a morada do Cão!
ESQUERDA MALDITA. Ideologia esquerdista é GRANA para os dirigentes e opressão para o povo.
⁶Dá um Google e veja quanto “opositores” foram exterminados na União Soviética, China, Coreia do Norte, Cuba, Venezuela… e depois vamos falar de regime militar no Brasil…
Sábias palavras.
Vamos experimentar isso a partir de janeiro, com a conivência das forças armadas, em minúscula mesmo. Somos um pais com instituições omissas e falidas, nem o Chapolin Colorado vai nos ajudar
O fato mais fundamental sobre as idéias da esquerda política é que eles não funcionam. Portanto, não devemos ficar surpresos ao encontrar a esquerda concentrada nas instituições onde as idéias não têm de trabalhar para sobreviver.
Thomas Sowell
NO MEU ENTENDER, O QUE FUNDAMENTA O FRACASSO DOS REGIMES TOTALITÁRIOS É O FATO DE SE IGNORAR QUE O ESTADO É CRIATURA E NÃO CRIADOR. SE EXISTE O ESTADO EM UMA PONTA É PORQUE EXISTE UM CIDADÃO CONTRIBUINTE NA OUTRA PONTA! A CRIATURA NÃO TEM COMO SOBREVIVER E, CONSEQUENTEMENTE, DESAPARECE QUANDO DEIXA DE EXISTIR O CRIADOR, OU SEJA, O CIDADÃO CONTRIBUINTE! O ESTADO, CRIATURA, É APENAS UMA FICÇÃO, UM CONJUNTO DE REGRAS CRIADAS PARA QUE UMA SOCIEDADE POSSA
SE VIABILIZAR, POSSA SER OPERACIONALIZADA! COMO CONSEQUÊNCIA, O CRIADOR PODE MUDAR AS REGRAS SEGUNDO AQUILO QUE ACHAR MAIS CONVENIENTE, NÃO CABENDO À CRIATURA PRETENDER SE IMPOR AO SEU CRIADOR. PORTANTO, PARA QUE CRIATURAS COMO OS BARROSOS, OS ALEXANDRES , OS PACHECOS OU OS RANDOLFES DA VIDA POSSAM TER COMO TRABALHAR EM UMA PONTA É PORQUE EXISTEM OS “MANÉS” CONTRIBUINDO NA OUTRA PONTA! SIMPLES ASSIM!
Arlete,
Ótima fala !!!
Ótimo artigo. Sem contar que Nationalsozialistische em alemão significa nacional socialismo. Ou seja, o nazismo sempre foi mais um movimento de esquerda.
Prezado sr. leitor Paulo, agradeço imensamente a explicação, não sabia que o nazismo é caracterizado como um movimento de esquerda. Nunca é tarde para aprender História. Agora fica mais fácil compreender a tirania do ditador que se instalou em Brasília e que está perplexo com os milhões de brasileiros que gritam nas ruas por liberdade. E também a ter mais paciência e compaixão pela miopia daqueles que foram doutrinados na ideologia marxista. Sendo fãs de telenovelas, não se poderia esperar outra coisa deles.
Prezada Sr. Irene, seu texto é um pouco dúbio. Quando a senhora fala do “ditador que se instalou em Brasília” está se referindo a quem? Ao presidente Bolsonaro, creio que não, já que ele não cometeu nenhum ato ditatorial em todo o seu mandato e defendeu a liberdade em toda a sua extensão, inclusive a liberdade de se defender dos assaltantes. Se, no seu entender, ele cometeu algum ato ditatorial, peço o favor de dizer qual foi. Palavras jogadas ao vento sem fundamento são nocivas. Os brasileiros gritam por liberdade porque lhes foi tirada pelo TSE a liberdade de livre escolha nas eleições e até a liberdade de expressão. É isso.
Quem conhece história e defende esse tipo de regime só pode ser classificado como sociopata ou psicopata.
Motta, magistral e perfeita a defesa da sua posição! Continue sendo a coluna intelectual forte e arejada para rebater aqueles esquerdopatas doentios anencéfalos boçalizados lá JP!
Roberto, parabéns pela precisão cirúrgica em descrever este mal. A essa gente ainda pode se acrescentar o Cinismo, a Sordidez e a Hipocrisia. Sim, isso existe em praticamente todo ser humano em maior ou menor grau, porém em esquerdistas, é onde estão concentradas as maiores doses desses venenos morais na composição do caráter…
Caro Roberto, gostaria de ter a sua fluência para falar do assunto, mas ainda tenho certa dificuldade de concatenar as ideias. Acho que já nasci anticomunista, pois não sou outra coisa desde que me entendo por gente. Dispensando-me nesta oportunidade de falar sobre o momento crucial que atravessamos no Brasil, além de tudo o que o senhor expôs, gostaria de acrescentar aqui uma igualmente poderosa característica de um comunista: o CINISMO. Se não me engano, a figura do cínico foi identificada pela primeira vez por volta do ano 350 depois de Cristo, quando um sujeito pisoteou propositalmente, com as sandálias sujas de lama, um tapete verdadeira obra de arte, que levara anos para ser tecido e desenhado. Este é o tradicional comportamento de um comunista com a coisa alheia, cuja destruição não lhe traz sofrimento algum. É isso.
Faltou neste excelente artigo dizer que o comunismo é contrário à religião
Todo os regimes comunistas da história foram ditaduras. NÃO HÁ UMA ÚNICA EXCEÇÃO. Opositores são perseguidos, presos, torturados e mortos. Os países são cercados de muros para que ninguém escape.
Dá um Google e veja quanto “opositores” foram exterminados na União Soviética, China, Coreia do Norte, Cuba, Venezuela… e depois vamos falar de regime militar no Brasil…
Regimes comunistas foram e são ditaduras, onde opositores são perseguidos,
Dá um Google e veja quanto “opositores” foram exterminados na União Soviética, China, Coreia do Norte, Cuba, Venezuela… e depois vamos falar de regime militar no Brasil…
Dá um Google e veja quanto “opositores” foram exterminados na União Soviética, China, Coreia do Norte, Cuba, Venezuela… e depois vamos falar de regime militar no Brasil…
Está ai um texto VERDADEIRO que só pode ser lido nessa revista.
Pelos mesmos motivos elencados no texto combato comunistas a mais de 40 anos.
Ótimo artigo, está escrito o que penso da esquerda/comunista há anos, desde a década de 1970.
Muito oportuno. Cabe lembrar que os regimes totalitários não são exclusividade da esquerda. O fascismo e o nazismo são igualmente perigosos, pois coíbem a liberdade de expressão, produzindo cerceadores tão arbitrários, despóticos, autoritários e opressivos, como o atual ditador que se instalou no Brasil, embora ele seja de esquerda. Por isso, é imoral caracterizar as manifestações que ocorrem no País inteiro de antidemocráticas: nunca, na História da humanidade, uma sociedade se organizou com tanta liberdade para reclamar o seu direito de escolha através do voto, embora esse mesmo direito nos tenha sido usurpado.
Excelente conteúdo, comentário embasado, direto e verdadeiro. Obrigada.
Excelente. Sucinto, preciso, suficiente.
Excelente. Suscinto, preciso, suficiente.
Roberto, só você sobrou.
Calaram seus pares, tlvz por corvadia ou sobrevivência daqueles COVARDES.
Continue com os seus princípios.
SÃO SEUS PRINCÍPIOS BALIZADORES QUE NOS MANTÊM CERTIFICADOS.
DEUS te proteja sempre.