A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse, nesta quinta-feira, 17, que a pasta vai atualizar a portaria que regulamenta o Sistema Nacional de Transplantes no Brasil.
Conforme Nísia, as mudanças já estavam sendo preparadas mesmo antes do escândalo de transplantados infectados pelo vírus HIV no Rio.
“Quero dizer que não é a portaria que vai resolver as questões, mas nós já estávamos atualizando porque é uma política de 14 anos”, informou, durante conversa com jornalistas pouco depois de deixar o Supremo Tribunal Federal, onde falou sobre a judicialização da saúde. “Então, foi por isso que essa questão da portaria veio à tona, mas ela não é uma resposta que vai resolver a questão específica do Rio.”
De acordo com Nísia, a Saúde está tratando com cuidado as pessoas infectadas e vai fazer uma auditoria em todos os processos relacionados ao laboratório denunciado. A ministra reforçou também que a Polícia Federal e a Polícia Civil no Estado do Rio de Janeiro estão fazendo a parte investigativa.
Transplantes de órgãos infectados no Brasil
Tudo começou depois de esses pacientes passarem mal e, em virtude de um teste, constatarem que haviam pegado o vírus.
Leia também: “A política de saúde do governo federal é uma farsa”, reportagem publicada na Edição 201 da Revista Oeste