A manhã deste domingo, 25, é de agito na Avenida Paulista, em São Paulo, ao menos para o comércio. Na expectativa do ato em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro programado para começar às 15h, ambulantes vendem camisas, faixas e bonés com as cores da bandeira do Brasil, sobretudo verde e amarelo. Bandeiras do país e de Israel também têm vez.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Da esquina com a Rua da Consolação até à esquina com a Rua Peixoto Gomide, havia ao menos seis “pontos de venda” na Avenida Paulista às 10h deste domingo. Com os itens, os ambulantes esperam atrair a atenção do público que começa a se movimentar. Ex-secretário de Comunicação Social da Presidência da República e atual advogado de Bolsonaro, Fábio Wajngarten espera que o protesto conte com a participação de cerca de 700 mil pessoas.
Pela manhã, horas antes do início do ato, pessoas já começavam a se aglomerar pelo local. A movimentação matinal chamou a atenção do senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição ao governo Lula no Senado Federal.
9 e 35 da manhã 25 de fevereiro, av paulista, brasileiros de todo o País em defesa de valores, a favor de um Brasil democrático e plural. Ninguém cala o sentimento de amor ao Brasil ???????? pic.twitter.com/Fmnz2dO930
— Rogério Marinho???????? (@rogeriosmarinho) February 25, 2024
Além dos acessórios que fazem alusão ao país e ao trabalho de Bolsonaro, alguns ambulantes também vendem água e refrigerantes aos manifestantes. Como tradicionalmente ocorre aos domingos na Avenida Paulista, com o fechamento para veículos, bancas de jornal e barracas disponibilizam biscoitos, salgadinhos e pastéis, por exemplo.
Conforme a pedido do ex-presidente, não há venda de itens com mensagens críticas a políticos da esquerda, ao sistema eleitoral brasileiro e nem a ministros do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral.
– Próximo 25/fevereiro/domingo.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 12, 2024
– Av. Paulista, às 15 horas.
– Deus, Pátria, Família e Liberdade.
– Jair Bolsonaro. pic.twitter.com/RbDOOpnCMo
Até às 11h deste domingo, as linhas 2-Verde e 4-Amarela do sistema metroviário de São Paulo, e que atendem à região da Avenida Paulista, funcionam normalmente.
Apoio a Bolsonaro em ato na Avenida Paulista
Fora os apoiadores, aliados políticos do ex-presidente devem marcar presença na Avenida Paulista. Mais de cem confirmaram participação no ato convocado por Bolsonaro para a tarde deste domingo.
Senadores e deputados federais estão na lista de apoiadores que estarão no local. Assim como o prefeito paulistano, Ricardo Nunes, e quatro governadores:
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) — São Paulo;
- Romeu Zema (Novo) — Minas Gerais;
- Ronaldo Caiado (União Brasil) — Goiás; e
- Jorginho Mello (PL) — Santa Catarina.
Leia também: “O perigo da liberdade”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 201 da Revista Oeste
E mais: “O Brasil do avesso”, por Silvio Navarro
E o Governador do Rio de Janeiro?
Sou Gaúcha e Patriota quero um Brasil melhor isso teremos com Bolsonaro no comando ele é o nosso lider !