O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (MDB), teve uma ideia para combater o forte temporal que deve atingir a capital fluminense nesta sexta-feira, 22. Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira, 21, ele pediu aos cariocas que saiam mais cedo do trabalho.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Quem tiver que fazer deslocamentos, se puder, faça mais cedo, para que, caso a chuva aconteça às 19h, a gente não tenha tanta gente se deslocando”, disse Paes. “É o primeiro pedido que eu faço.”
A capital fluminense deve sofrer com fortes chuvas com acumulados de até 200 mm em 24 horas, segundo o serviço Alerta Rio. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta vermelho de “grande perigo” para todo o Estado. Os temporais começaram nesta quinta-feira e seguem até o próximo domingo, 24.
Paes decidiu fazer um vídeo com a chefe da meteorologia do serviço municipal Alerta Rio, Raquel Franco, para avisar a população sobre a chuva. Ele aproveitou para pedir aos patrões que liberem os funcionários mais cedo.
“Com mais informações ao longo da madrugada ou no início da manhã de amanhã, eventualmente, vou solicitar que as pessoas que não tenham tarefas ou trabalhos essenciais, e faço apelo aos patrões, evitem deslocamentos pela cidade [na sexta-feira]”, afirmou.
Leia também: “Nova chefe de hospitais federais do Rio já foi presa por boca de urna”
Para o prefeito carioca, quanto menos pessoas estiverem nas ruas durante as chuvas melhor. Ele pediu à população que faça a “programação mais doméstica possível” para o fim de semana. Na visão de Paes, com pessoas nas ruas, “mais risco a gente tem e mais difícil fica o trabalho dos órgãos públicos”.
Como medida para diminuir o fluxo da população, Paes decretou ponto facultativo para esta sexta-feira. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro. Na prática, a iniciativa contempla servidores de áreas administrativas não essenciais e escolas municipais.
Previsão de temporal no Rio
De acordo com o Alerta Rio, a previsão de temporal começou nesta quinta-feira, a partir das 18h, e segue até as 21h do domingo. A capital fluminense deve ser atingida por chuva muito forte e rajadas de vento de até 76 km/h.
O Inmet e o Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro também emitiram alertas com números similares ao Alerta Rio.
Leia mais: “Bairro da zona oeste carioca registra sensação térmica de 62ºC”
O temporal foi classificado como um possível “episódio muito intenso” e “fenômeno que parece muito severo”. As chuvas mais fortes, de acordo com Raquel, devem acontecer no início da noite desta sexta-feira até o fim da madrugada de sábado 23 para domingo.
Por causa dos grandes riscos de alagamentos e deslizamentos de terra, Paes pediu aos moradores de áreas de risco que respeitem os alertas das sirenes de emergência. O prefeito também solicitou à população nessa condição que se desloque para os centros de apoios da Defesa Civil em caso de acionamento.
Leia também: “Sérgio Cabral está livre para o amor”
“Evite circular pela cidade, evite se arriscar, evite andar por lugar alagado”, afirmou Paes. “Se morar em área de risco, vá para o ponto de apoio definido pela Defesa Civil e, se hoje puder ir para casa mais cedo, a gente agradece.”
Só falta combinar com São Pedro de San Petersburro.
Ao invés de desentupir bueiros, fiscalizar construções em encostas perigosas e melhorar o escoamento de águas pluviais, pede para a população ficar em casa e não sair.
É u fracote mesmo.
Ele inventou o fica em casa “gestor incompetente”.
Como não consegue/quer resolver o problema de
enchentes na cidade fala para a população ficar
em casa. Os empresários (todos micros/grandes/pequenos)
entenderam o recado que é para mudar de município
e do Estado também.
É este tipo de gente que está comandando o Brasil.
Estamos perdidos.