A Prefeitura de São Paulo lançou, nesta terça-feira, 25, um painel digital que atualiza minuto a minuto o número de prisões na capital paulista. Essa iniciativa, apelidada de “prisômetro”, utiliza o Smart Sampa. Trata-se de um sistema que usa câmeras de segurança com reconhecimento facial para identificar criminosos e foragidos, além de placas de veículos roubados e pessoas desaparecidas.
Com informações atualizadas em tempo real, o painel, que tem 3 metros de altura, foi instalado em frente ao centro de comando do Smart Sampa, que fica na região central de São Paulo.
“Prisômetro” exibe número de prisões durante o ano
O painel apresenta à população o número de foragidos da Justiça capturados, de presos em flagrante e de pessoas que estavam desaparecidas e foram encontradas.
Segundo a prefeitura, a ferramenta vai contar, posteriormente, com informações de veículos roubados ou furtados apreendidos pela Guarda Civil Metropolitana.
O painel é atualizado conforme o levantamento das equipes de inteligência do Smart Sampa, a partir do encerramento das ocorrências atendidas pela corporação.
A nova ferramenta partiu da Secretaria Municipal de Segurança Urbana. A tecnologia recebeu doações da iniciativa privada, sem custos adicionais.
O “prisômetro” foi inspirado no “impostômetro”, que contabiliza em tempo real a arrecadação de impostos na capital paulista.
Defensoria pede fim do uso de câmeras de reconhecimento facial no Carnaval de 2025
A inauguração do “prisômetro” ocorre em um contexto de críticas da Defensoria Pública do Estado de São Paulo às câmeras de reconhecimento facial.
O órgão pediu ao prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), na última sexta-feira, 21, o fim do uso das câmeras nos blocos de Carnaval de 2025. O principal argumento da defensoria é que o reconhecimento facial comprometeria o direito à livre manifestação dos foliões e seria uma forma de “discriminação”.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O documento solicita ainda um registro “transparente e auditável” das decisões sobre o uso da tecnologia.
Durante a apresentação do “prisômetro”, Nunes defendeu o Smart Sampa. Ele disse que “a tecnologia é uma ferramenta importante para a segurança pública”.

Smart Sampa auxiliou na prisão de mais de 1,8 mil
Conforme a prefeitura, o programa conta com mais de 23 mil câmeras com reconhecimento facial em operação na cidade. A gestão municipal informou que, desde o seu lançamento, em 2022, o Smart Sampa ajudou na captura de mais de 700 foragidos da Justiça e na prisão em flagrante de mais de 1,8 mil pessoas.
O pcc não esta gostando nada disso por isso três advogados do grupo estão querendo que não tenha câmaras filmando
Quanto MAIS, signifa MELHOR ou PIOR? por enquanto pode estar tudo alto e parecer que é Bom, mas quando cair a policia vai fabricar esses numeros assim como aumentam a arrecadação? Podia colocar um monitor de dados sobre violencia e corrupção policial pra acompanhamento também.
Quem sabe um monitor de Pessoas inocentes mandadas pra cadeia, pessoas inocentes abordadas por erro do smart sampa.
Olha outra manifestação de partidários do pcc