Os presidentes Lula e Alberto Fernández vão se reunir na tarde desta terça-feira, 2, para acertar os detalhes da abertura de uma linha de crédito entre o Brasil e a Argentina. A fonte do financiamento será o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A ideia é estabelecer um “crédito de exportação” via BNDES, que vai oferecer ajuda às empresas brasileiras que vendem para as companhias da Argentina e que importam serviços e mercadorias do Brasil.
Gabriel Galípolo, secretário-executivo do Ministério da Fazenda, fez o anúncio durante uma entrevista à GloboNews, que foi ao ar ontem.
Segundo o governo federal, a necessidade da linha de crédito tem um agravante neste ano, por causa de uma seca no país vizinho, que reduziu em 40% as exportações, uma perda de aproximadamente US$ 20 bilhões.
“A gente vem discutindo há algum tempo o que a gente chama de crédito para exportação”, disse o secretário, sobre a ajuda do BNDES à Argentina. “Na verdade, é um financiamento às empresas brasileiras que vendem para a Argentina, e são essas empresas que importam serviços e mercadorias do Brasil.”
Ajuda do BNDES à Argentina se deu em virtude da situação econômica
Depois de muitos anos de peronismo, ditaduras e, sobretudo, dos últimos anos do kirchnerismo, o país começou a caminhar para o abismo. Os dados econômicos mais recentes mostram que a pobreza chegou a cerca de 50% da população. Quase 70% das crianças menores de 13 anos são pobres e têm comprometido o desenvolvimento cognitivo.
Em 2001, o país tinha 2,5 milhões de pessoas trabalhando para o Estado (nos Três Poderes e nas três esferas). Dois milhões de pessoas recebiam ajuda social, e o país tinha 6 milhões de trabalhadores com registro em carteira. Pouco mais de 20 anos depois, os números só pioraram: 4,5 milhões de pessoas trabalham para o Estado, 22 milhões recebem alguma ajuda social e apenas 5,8 milhões trabalham com registro em carteira.
Leia também: “Buenos Aires definha”, reportagem publicada na Edição 159 da Revista Oeste
Estranho, não foi o governo do Fernandes quem colocou o vizinho na situação em que se encontra? Pergunto: o que nós temos com isso?
Certamente, como em outros empréstimo o Brasil será o avalista.
Empréstimos
O modelo argentino representa a realização do sonho da esquerda de viver as custas do estado. São 22 milhões vivendo as custas de 5.8 milhões que trabalham registrados, já sabemos como isso termina.
Quero ver receber o $$ dessa republiqueta Peronista, rainha do CALOTE DO FMI!!! Fizeram o L por lá, “fecha tudo e a economia a gente vê depois…” Não eh?? Tá aí, de 4 pedindo favor, quebrada.
BNDE emprestando dinheiro para a Argentina quando temos tantas prioridades aqui no Brasil é um escárnio.
A POPULAÇÂO BRASILEIRA JÁ VIU ESTE FILME. NO FINAL, NINGUÉM PAGA.
Todos deveriam ir para a Rua e protestar contra este descalabro.
O L precisa parar de bater continência com dinheiro público para a esquerdalha, uma vez que aqui já temos problemas demais para ficar bancando esses pulhas, e depois torcer para que não fique inadimplente…para com a palhaçada, já não chega a roubalheira da Copa do Mundo com a construção dos estádios, onde muitos, hoje, só servem para criar galinhas…chega!!!!!
Quando mais brasileiros preferem viver as custas de quem trabalha e produz, do que ser livre, esse nosso pais se torna um solo fértil para tirania. Da mesma forma que se tornou a Argentina. O resultado é sempre a miséria espalhada. E a desculpa dos tiranos é sempre à falta de chuva.
Nada contra ajudar nossos vizinhos que se encontram em dramatíca situação econômica. O problema é que os exportadores brasileiros irão receber do BNDES os créditos que o banco irá financiar para que os eles possam receber nossas mercadorias e produtos. A QUESTÃO É QUEM, QUANDO E DE QUE MODO IRÁ PAGAR O BNDES, E QUAIS GARANTIAS SERÃO DADAS DE QUE ESSES FINANCIAMENTOS SERÃO PAGOS?
LEMBRANDO QUE OS RECURSOS DO BRASIL PERTENCEM AO POVO BRASILEIRO E NÃO A ESSE DESGOVERNO DE PLANTÃO.
TEMOS QUE VOLTAR ÀS RUAS!!!
Nada contra? Não temos que ajudar ninguém. Ainda mais esses caloteiros.
Será que vai comprar um barco e roupas para não voltar nadando pelado?
O elemento principal do Socialismo que frequentemente esquecemos, é a corrupção inata.
A familia Castro, os Chaves da Venezuela, os Ortegas da Nicaragua, os Lulas do Brasil, etc… todos ficaram Milionários por roubar uma enorme porção da transferência de dinheiro daqueles que trabalham, para aqueles outros que vivem na dependência do governo, além de receberem propina de empresas para outorgar concessões, ou venda de favores e influências distribuindo isenções para explorarem os recursos do povo.
Em outras palavras: Eles foram ou são auto apontados guardadores do pais.
Os Socialistas são sempre muito ricos ou ficam ricos quando assumem o poder, paradoxicamente, como fica o povo de um pais devastado e explorado por tiranos?
Totalmente na miséria.
O Brasil segue neste caminho.
A Argentina de hoje é o Brasil de amanhã.
E o mesmo esquemão de antes: O BNDES empresta grana para uma empresa importadora/exportadora nacional, especialmente escolhida, essa empresa, ao receber do BNDES, envia as mercadorias para a Argentina e o negócio pára por aí, porque a Argentina dará o calote na empresa que já recebeu do BNDES que, por sua vez, dará o calote ao banco e quem dá garantia dessa operação? O Tesouro Nacional! Tranquilo, não? É a manjada operação triangulada, tem triângulos de todos os tipos e gostos: Triangulo escaleno, isóceles, retângulo, agudo, obtuso, etc… É uma festa com o dinheiro dos outros. Bando de vagabundos! Mas nós merecemos isso, pois essa desgraça foi eleita pelo eleitor brasileiro.
Quem precisa entender sobre a relação: taxa básica de juros, inflação, desemprego, câmbio USD/BRL – é justamente a massa mais modesta da sociedade. Aquela região com menor IDH do páis que, condenou o futuro de uma nação ao fazer o “L”.
Esse povo tem que entender que as peripécias de Lula e sua quadrilha ataca diretamente os ganhos já tão escassos dos mais pobres. Essa região, aonde o PT teve mais votos, tem mais gente no Bolsa Miséria, do que emprego CLT.
Agora, se tá ruim aqui, imagina nos paises vizinhos…a Argentina vai ganhar um cheque em branco do BNDES e, vai dar calote!
Vai conceder título de eleitor brasileiro aos argentinos também?????
Pergunta por que a inflação argentina está em 104% e, a taxa básica de juros é de 81%.
Não esquece de levar YUANS, porque USD já não tem mais na Argentina…
Financiando ditaduras e governos quebrados,onde vamos parar com gastos do governo quando nosso país precisa de tanta infraestrutura?Agora faz o L !
Calote a vista! Depois fica atacando o Banco Central..
É muita cara de pau!
Já estão surrupiando os cofres públicos , qual a %%
Isso é uma vergonha deslavada; o nosso Pais com tantas pessoas vivendo na miséria e necessitando que seja minimizado o sofrimento desses Brasileiros, vem esse descondenado fazer empréstimo (que não será pago)para um presidente comunista mal caráter