Novo presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, Alberto Fraga (PL-DF) pretende convidar o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para uma audiência no colegiado.
A Oeste, o deputado disse que vai pautar os requerimentos que convidam o ministro à comissão, mas negou que vá convocar Lewandowski a priori. “Convocar ainda é cedo”, declarou.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
Conforme Fraga, ele ainda conversará com os autores dos requerimentos na terça-feira 12, quando a Comissão de Segurança deve se reunir pela primeira vez neste ano.
A convocação de Lewandowski se daria no âmbito das medidas contra a expansão do crime organizado no Brasil e sobre o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que tornou mais rígido o controle de armas ao regulamentar o Estatuto do Desarmamento, em julho de 2023.
Em fevereiro, depois que dois presos fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, um presídio de segurança máxima, parlamentares da oposição criticaram o governo Lula.
Na ocasião, o atual presidente da Comissão de Segurança, deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS), disse que convocaria Lewandowski ao colegiado. Até o momento, nenhum dos fugitivos foi recapturado.
“Como assim luzes apagadas e câmeras inativas? Por isso tudo, a Comissão de Segurança Pública deve convocar o ministro para dar explicações acerca dessas absurdas e quase impossíveis fugas”, disse Sanderson na ocasião.