O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, deputado federal Arthur Maia (União Brasil-BA), lamentou a ação do governo para impedir o depoimento do ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias e outras autoridades.
“É um contrassenso total o que o governo fez”, disse Maia em entrevista a Oeste. “Quem quer investigar não faz uma manobra dessas. Eles usaram os votos da oposição para aprovar os requerimentos em que tinham interesse e, no momento, de aprovar os documentos propostos pela oposição, eles não entregaram os votos.”
Na terça-feira 13, os parlamentares governistas fizeram uma manobra para rejeitar no voto grande parte dos requerimentos da oposição. O objetivo era impedir que nomes importantes não fossem ouvidos na comissão, como o ministro da Justiça, Flávio Dino; o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Saulo Moura Cunha; além do general “G.Dias”, como é conhecido.
O presidente da CPMI do 8 de Janeiro disse que, na próxima sessão do colegiado, vai pautar novamente todos os requerimentos que foram rejeitados e conversar com os membros governistas para que cheguem a um consenso. O senador Sergio Moro (UB-PR) já apresentou novo pedido de convocação do general.
A Oeste, o presidente da CPMI comentou o relatório paralelo da oposição, a reunião com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e a possibilidade de o deputado federal André Fernandes (PL-CE) sair do colegiado. Confira os principais trechos.
Como o senhor avalia o trabalho da CPMI a longo prazo?
É um trabalho investigativo que vai trazer elementos que vão contribuir significativamente para que a sociedade brasileira forme um juízo de valor. Temos duas narrativas muito diferentes: de pessoas que acreditam em uma tentativa de golpe de Estado e de pessoas que falam em uma grande armação para a oposição. Mas o fato é que havia vândalos que invadiram o Supremo Tribunal Federal, o Planalto e o Congresso Nacional, e cometeram barbaridades. Um evento como esse não pode passar em branco. O roteiro da CPMI vai ser semelhante ao que o STF já está fazendo. Contudo, no Supremo, a investigação ocorre a portas fechadas, e, no colegiado, é uma investigação em praça pública. As pessoas vão poder acompanhar os depoimentos, ter acesso a tudo o que for analisado. Isso é um tributo que temos de pagar à democracia.
Como impedir que o governo blinde alguns personagens importantes na investigação?
Acredito no bom senso. É um contrassenso total o que o governo fez na terça-feira. Quem quer investigar não faz uma manobra dessa. Eles usaram os votos da oposição para aprovar os requerimentos em que tinham interesse e, no momento, de aprovar os documentos propostos pela oposição, eles não entregaram os votos. Eles deixaram de fora os personagens centrais do 8 de janeiro. Não podemos deixar de fora o então ministro do GSI, general Gonçalves Dias, o Saulo Moura Cunha, ex-diretor da Abin, que apresentou três relatórios diferentes sobre o mesmo fato; ou o ministro da Justiça, Flávio Dino. A não convocação dessas pessoas traz uma aura de desrespeito à verdade. Os requerimentos que foram rejeitados podem ser reapresentados e já determinei que eles sejam analisados na terça-feira, 20. É absurdo fazer uma CPMI para apurar a verdade e querer impedir que alguns nomes não sejam ouvidos apenas por serem vinculados ao governo. Isso tiraria todo o crédito da CPMI.
O senhor se reuniu com o ministro Alexandre de Moraes. Ele mostrou algum tipo de resistência em relação à CPMI?
O posicionamento dele é positivo. Levei a ele a questão do compartilhamento das investigações que estão em sigilo sobre o 8 de janeiro. Ele me disse que as investigações que já foram concluídas devem ser liberadas assim que solicitadas. Já os processos que ainda estão em diligências devem ser liberados para a CPMI em 45 dias, quando forem concluídos.
Os parlamentares governistas pediram a saída do deputado federal André Fernandes (PL-CE), autor do requerimento da CPMI, do colegiado. Isso deve acontecer?
Tenho uma tese de que não existe parlamentar pela metade. Se o deputado está em um colegiado e tem alguma mácula que o impeça de ocupar o cargo, ele tem de ser afastado. Enquanto estiver aqui, não pode haver deputados e senadores de níveis diferentes. Sou absolutamente favorável a participação dele na CPMI do 8 de janeiro enquanto ele tiver mandato.
Por não concordar com os ideais da relatora da CPMI, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), a oposição planeja fazer um relatório paralelo. Como o senhor vai lidar com isso?
Do ponto de vista regimental, sou eu quem indico a relatora, mas sabemos que, do ponto de vista político, essa escolha é feita por acordos. O bloco da Eliziane tinha um número de membros muito grande, por isso tinha o direito de indicar a relatoria. No dia da votação do relatório, qualquer parlamentar tem o direito de apresentar o voto separado, ou seja, um parecer diferente do dela. Caso o relatório dela for rejeitado, podemos pautar esse voto separado.
A mesa da CPMI decidiu que a primeira pessoa a ser ouvida no colegiado é Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF. Quais critérios foram utilizados para chegar a essa escolha?
Na CPMI, vamos usar o critério da cronologia. Os primeiros fatos que vamos analisar é o que entendemos ser o mais antigo: a suposta tentativa da Polícia Rodoviária Federal de tumultuar a eleição com aquela operação nos ônibus. Desse modo, a primeira pessoa a ser ouvida é o Vasques. Mas isso não quer dizer nada, porque todos os convocados serão ouvidos. Espero, inclusive, que os nomes propostos pela oposição também sejam.
Calma SE NÃO O PT VOLTA, só mais 72 horas! bando de trouxa, devia ter feito como em el salvador, não fez então vão SOFRER PQ MECHERAM COM O DEEPSTATE FEUDALISTA.
Esses políticos incompetentes deveriam extinguir o TSE à muito tempo, ficam o povo contribuintes pagando salários para esses ministros que não tem nada haver com a política.Na época quem comandava esse país, eram uma Organização Criminosa disfarçada de partido político, conhecida como Partido dos Trabalhadores (PT), todo mundo sabem muito bem que não foram apurado nada nas investigações, atualmente a Câmara dos Deputados Federais, aprovam convocação de Marcos Valério após denúncia sobre a ligação do PT com PCC, talvez chegar-se o atentado contra o presidente Jair Messias Bolsonaro.
Se fosse o contrário o gado tava rindo
Nunes e Guzo tavam elogiando e dando ração pro gado com seus parágrafos piruetas que atenda interesses ocultos da elite egoista
Porém,tem dia da caça e do caçador.
Aceitam geral o meliante Sales como relator da CPI do MST,porém o G Dias tem q vir, ele é o Lula pegaram aquela multidão no colo e disseram pra quebrar
Querem direitos humanos, meter a bronca em Alexandre Moraes.
EM RESUMO MUDAR A NARRATIVA DOS FATOS
SE DAREM BEM.
2026 já comecou.
O tema de hj.
Eleição de 1994 os votos impressos fraudados de Jair Messias BOZO NARO,no Rio Janeiro,bairros Madureira cascadura
Capa do jornal Brasil
Palestrando e trabalhando com o povo e o gado tb.
Jaime … que moral você um.idólatra de um ladrão tem para chanar alguém de gado? Ora cara vá lamber chuchu mané !!!
Coloquei chuchu na maionese com coxas e sobre coxas assados com queijo fresco parmesão ralados. Hoje para o almoco.DELICIA
Quem é a raça Gado Maneh. A do Bozo
Eu quis dizer gado de bovino.
Não é de ser inteligente e intelectual
O meu sentido moral não é igual realmente
Bye.
Por que no te callas, estupido!?
Por que no te callas, estupido!??
Na verdade CPIs são instrumento de quem tem maioria, e não como governistas pilantras dizem ser da minoria.
CPIs são uma armação que so dá em pizza.
O problema do seu “se fosse” é ele só existir na sua cabeça.
Vocês falam de democracia aos quatro cantos, mas de democratas não tem nada pelo jeito.
vc dinovo ,zé comédia , ja pegou a PICAnha do lulu ? ja deu álcool pra ele ?
Ora, Deputado, que crédito pode ter uma CPMI composta por nomes como Aziz, Eliziane, Alcolumbre, Cid Gomes, Contarato, Otto Alencar, Randolfe e etc não tem credibilidade alguma. Tem que ser muito ingênio para achar que iria dar certo
Vivemos as consequências de representantes pífios, desqualificados e até mesmo nocivos às Casas Legislativas.
São lixos eleitos por iguais e/ou alienados.
Se não intervirmos no Ensino, se continuarmos formando idiotas-úteis que acreditam melhorar o mundo reclamando, reivindicando, tentando impor seus pontos de vistas, iremos para o fundo do baú e para as mãos dos estrangeiros ávidos para nos ter.
Triste cenário de lixos e corruptos não Executivo, Legislativo0 e Judiciário, além, é claro, de no Ensino, imprensa e , infelizmente agora, no comando das FA!!
Arthur isso não é o mesmo que o condutor embriagado não aceitar fazer teste de embriagues? Se o STF não der ganho de causa, é conivente. A oposição tem que fazer o mesmo que a esquerda fez sempre, ir ao STF para ver como se comportam agora.
A oposição tem que partir pra luta, o inimigo tenta esconder o que está na cara, qualquer criança sabe da podridão desse desgoverno, stf, mostre a sua retidão e obriguem clareza em nome da Demicracia.
Realmente, o Brasil não é para amadores… Como se faz uma CPI e não convoca os principais suspeitos??? E àqueles parlamentares que durante a CPI do Covid se apresentaram como pessoas “preocupadas” com a “democracia”???? Sumiram??? Eles deveriam ser os primeiros a apoiar esta convocação. Isso demonstra que algo cheira mal….
O cheiro do PT e aliados é cheiro podre.
Esse cara tem que ter pulso
Em Mateus 10:34, Jesus disse: ‘Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada’.
O sistema governado pelo diabo. “E é assim que o julgamento é feito: Deus mandou a luz ao mundo, mas as pessoas preferiram a escuridão porque fazem o que é mau” (João 3:19)
Está aí o que de fato aconteceu nas últimas eleições e, o que é preciso fazer agora para combater e derrotar o mal!