O presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), deputado federal Baleia Rossi (SP), disse em entrevista ao jornal O Globo, nesta terça-feira, 23, que a decisão de apoiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2026 ainda não está formalizada.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Temos três dos melhores ministros”, disse o deputado. “Isso é importante, nos dá condição de colaborar com a agenda do país. Se olharmos para as pautas prioritárias do governo, muitas foram encampadas pelo MDB, como a reforma tributária, que é de minha autoria e de relatoria do senador Eduardo Braga.”
Baleia também disse que o partido tem lideranças em ascensão. Isso significa que há possibilidades de que haja um candidato do MDB para as próximas eleições presidenciais. No entanto, a decisão só deve ocorrer depois do pleito municipal deste ano.
Leia também: “MDB é muito maior que meia dúzia de caciques, diz Simone Tebet”
“Temos lideranças em ascensão em praticamente todos os Estados, além das figuras que se destacam nacionalmente, como o Helder Barbário, a Simone Tebet e o Renan Filho”, afirmou. “Para termos qualquer pretensão futura, é preciso ter uma eleição municipal forte. Agora, o foco do partido é 2024.”
Desconforto com Marta Suplicy
O emedebista também falou sobre o desconforto que foi causado pela volta de Marta Suplicy ao Partido dos Trabalhadores (PT). Ela também entrou na chapa de Guilherme Boulos (Psol) na disputa pela Prefeitura de São Paulo.
Leia mais: “Marta Suplicy pede demissão a Ricardo Nunes para compor chapa de Boulos nas eleições de São Paulo”
A ex-prefeita da capital paulista foi secretária de Relações Internacionais da prefeitura sob gestão de Ricardo Nunes (MDB), em movimento intermediado por Lula. Para Baleia, o petista “poderia ter agido diferente”.
“Claro que causou um desconforto, porque ela estava no governo do Ricardo há três anos”, disse. “Acho que até pelo fato de o MDB fazer parte do governo, ele [Lula] poderia ter agido de maneira diferente.”
Leia também: “Eleições 2024: Lula volta a SP para fazer política”
Farinha do mesmo saco.
…mas o balcão está aberto.
MDB e PT são farinha do mesmo saco.
Corruptos e criminosos.