O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, foi preso em flagrante na manhã desta quinta-feira, 8, por posse ilegal de arma. Ele é um dos alvos da Polícia Federal (PF) na Operação Tempus Veritatis, que também investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados.
Na operação, a PF busca apurar suspeitas de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito. Ex-assessores de Bolsonaro e ex-ministros de Estado do seu governo também foram alvos.
Apesar de não haver mandado de prisão para Valdemar, presidente do partido com maior bancada no Congresso Nacional, a posse ilegal de arma resultou em sua prisão em flagrante.
Ao portal Metrópoles, a defesa de Valdemar afirmou que ele foi apenas levado para prestar esclarecimentos sobre arma, que seria legal e estaria registrada no nome de um filho do presidente do partido.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Os mandados contra Bolsonaro e seus aliados foram expedidos no âmbito do inquérito sobre milícias digitais conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Medidas restritivas foram impostas ao ex-presidente, incluindo a proibição de deixar o país, entrega do passaporte em 24 horas e restrição de comunicação com os demais investigados, inclusive por meio de advogados.
Dois ex-assessores de Bolsonaro, Marcelo Câmara, ex-assessor especial da Presidência, e Filipe Martins, ex-assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, foram presos. Rafael Martins de Oliveira, major do Exército, também foi detido. Há um quarto mandado de prisão, mas a identidade do alvo e a eventual prisão ainda não foram confirmadas.
Segundo a PF, a operação tem como objetivo “apurar organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política com a manutenção do então presidente da República no poder”.
Busca e apreensão da Polícia Federal
No total, estão sendo cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão. Essas medidas incluem a proibição de contato com outros investigados, a proibição de sair do país com entrega dos passaportes em 24 horas, e a suspensão do exercício de funções públicas.
+ Bolsonaro é um dos alvos da operação da PF sobre 8 de janeiro
Os mandados estão sendo cumpridos nos Estados do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Goiás e no Distrito Federal.
Leia também: “Polícia Federal prende ex-assessores de Bolsonaro”
Essa PF do Alexandre de Moraes põe o que quiser nas investigações, é uma verdadeira gestapo.
Não me parece que, prender os líderes dos partidos de oposição ao governo, seja um ato democrático. Ainda mais quando alguns ministros do STF se comportam como líderes do governo, claramente contrários a oposição.
presidente Bolsonaro precisa pedir asilo politico no Uruguai de forma urgente pois esta quadrilha do judiciario não vai sossegar até prende-lo.
Gestapo! Tem um filme lindo, “Quando Hitler roubou o coelho cor-de-rosa”, que vale ser assistido na Netflix.
Que esses caras são todos um bando de malucos, todos já sabemos. Eles agora, terão o ônus da prova dessa tal “tentativa de golpe de estado e abolição do estado democrático de direito” que, por enquanto não passam de narrativas da cabelça de um maluco. Então veremos o resultado de tudo isso daí. Em não acontecendo nada, o que resultará de tudo isso daí. vai permanecer todo esse ambiente de perseguição até quando?
Acho que as reportagens deveriam apurar e divulgar o nome dos delegados e agentes envolvidos nesse tipo de perseguição política. Quando os ventos mudarem…
Vai fazer delação premiada e entregar a receita do bolo de cereja
E o $enado ???????? Até quando vão avalizar esses abusos?
Gestapo
Agora Bolsonaro deve estar arrependido por não ter jogado duro contra os nazistas e sua GESTAPO.
Estão tendo o que merecem por sua fraqueza.
As maiores vergonhas, hoje, repousam sobre as FA e sobre o Senado. Passarão para a história como traidores e covardes, incapazes de cumprir com sua mais elementar obrigação.
Que reportagem de amadores…estagiário incompetente.
Cadê o editorial do absurdo. Vai continuar assim?
Como assim?
Todos os dias, todas as horas, os esquerdopatas comunistas oferecem a oportunidade de tomar uma decisão, uma decisão que determina se você se submeteria ou não aos poderes que ameaçam roubar-lhe o seu próprio ser, a sua liberdade interior; que determina se você se tornaria ou não o joguete das circunstâncias, renunciando à liberdade e à dignidade para se moldar à forma do presidiário padrão, dessa forma aceitando à coleira em seu pescoço.
O governo comunista irá perseguir um a um, sob o pretexto de defender a democracia. O congresso e o povo precisam reagir agora, senão será muito tarde. Essa narrativa de tentativa de golpe é pura fantasia. Discordar ou suspeitar das instituições virou crime…
É a ditadura escancarada em andamento. Criaram um inimigo imaginário e em nome dele o terror está sendo usado para destruir, eliminar todos os que se opuserem a esse curso ditatorial. Se não houver desde já uma reação de mesma intensidade, as arbitrariedades vão escalar para níveis sangrentos.
E viva a banana landia
Onde estão os generais melancias para botar um ponto final na ditadura Alexandrina? Ah, que pergunta sem nexo…eles são melancias.
Se os generais nada fazem, talvez os de patente abaixo deles podem fazer… vamos esperar e ver.
Esses cretinos estão passando recibo de que estão com medo da força de Bolsonaro, da oposição, do PL, consequentemente. Por isso estão querendo fazer tudo pra perseguir, prejudicar e destruir a oposição aos canalhas que estão todos mancomunados com o que foi o verdadeiro golpe de Estado, a eleição e posse do ex-presidiário. Que situação nojenta, abominável, uma mácula indelével dos 524 anos de nossa história. Covardes. Além de tomarem o poder de assalto, agora querem acabar com toda e qualquer dissidência. O mais nojento é a imprensa e o Exército estarem com essa corja.
Essa ação é em resposta ao dia do depoimento de Bolsonaro, no caso da baleia. Realmente, estão se borrando de medo do ex-presidente.
Eita republica de bananas. Não nos iludamos, a perseguição a todos os de direita não vai cessar. Povo na rua contra todos os abusos que estamos assistindo é a solução. Caso contrário, a desgraça continuará e a quadrilha que se instalou no poder c0ontinuará a festa…
É isso, aí. Se quisermos uma país livre, independente, autônomo e soberano, seu povo deve respirar e representar, em toda sua plenitude, esse valores!.