O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou que “não há chances de ocorrer no Brasil o que está acontecendo na Venezuela”. A declaração foi dada durante uma palestra na Academia Brasileira de Letras (ABL), nesta terça-feira, 30, no Rio de Janeiro.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Barroso destacou a atuação do STF contra o voto impresso no Brasil e associou o método à fraude eleitoral.
“O Supremo atuou intensamente contra o voto impresso no Brasil, que sempre foi o caminho da fraude de uma maneira geral”, disse o magistrado. “Isso que está acontecendo na Venezuela não tem nenhuma chance de acontecer no Brasil, pois votação é eletrônica, o código-fonte é aberto. Um ano antes, todo mundo pode visualizar. Observadores estrangeiros, imprensa, polícia, todo mundo pode olhar. As urnas nunca entram em rede. Elas não são ‘hackeáveis’”, completou.
Depois do STF, presidente do Senado faz críticas ao processo eleitoral da Venezuela
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por sua vez, criticou a condução do processo eleitoral na Venezuela pelo governo de Maduro. Segundo Pacheco, a atual gestão “se afasta da democracia” e “não demonstra com clareza” os valores de lisura e transparência.
+ Cuba, China, Coreia do Norte: Brasil entra na lista de ditaduras que reconhecem eleição na Venezuela
Em comunicado divulgado na tarde de ontem, o político afirmou que a luta pela democracia “não nos permite ser seletivos e casuístas”. “Toda violação a ela deve ser apontada, prevenida e combatida, seja contra quem for.”
Presidente Lula reconhece resultado do pleito na Venezuela
Por outro lado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, também nesta terça-feira, que não há nada de grave nem anormal com as eleições na Venezuela. Lula condicionou a entrega das atas ao reconhecimento do resultado que deu vitória ao ditador Maduro, sob suspeitas de fraude eleitoral.
“Não tem nada de grave, nada de assustador”, disse o petista. “Eu vejo a imprensa brasileira tratando como se fosse a Terceira Guerra Mundial. Não tem nada de anormal. Teve uma eleição. Teve uma pessoa que disse que teve 51%. Teve uma pessoa que diz que teve 40 e pouco por cento. Um concorda, outro não. Entra na Justiça, a Justiça faz”, sugeriu Lula.
O presidente apontou a possível solução: “Como vai resolver essa briga? Apresenta a ata”, sugere. “Se a ata tiver dúvida entre oposição e situação, a oposição entra com recurso e vai esperar na Justiça andar o processo. E aí vai ter uma decisão, que a gente tem que acatar. Estou convencido de que é um processo normal, tranquilo”, concluiu.
Veja neste vídeo a declaração de Lula sobre o pleito eleitoral da Venezuela:
Lula acaba de darle su apoyo a Maduro. El Presidente Milei tenía razón: Lula es un comunista con las manos manchadas de sangre.
— Agustín Romo (@agustinromm) July 30, 2024
pic.twitter.com/SDzb1swpNJ
A reeleição de Maduro
Sob suspeitas de fraude, a Justiça Eleitoral da Venezuela anunciou a reeleição de Maduro. O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, controlado por autoridades chavistas, declarou na madrugada de segunda-feira, 29, que o ditador Nicolás Maduro venceu as eleições presidenciais deste ano, depois de uma apuração lenta e sob acusações de irregularidades por parte da oposição.
Líderes contrários ao regime de Maduro rejeitaram o resultado e declararam Edmundo González Urrutia vencedor, com 70% dos votos.
Denúncias de manipulação pela OEA
A Organização dos Estados Americanos (OEA) denunciou, na terça-feira, que as eleições presidenciais de domingo na Venezuela sofreram “a mais aberrante manipulação”, em um comunicado do gabinete do seu secretário-geral, Luis Almagro.
“Ao longo de todo esse processo eleitoral, vimos a aplicação pelo regime venezuelano do seu esquema repressivo complementado por ações destinadas a distorcer completamente o resultado eleitoral, colocando esse resultado à disposição da manipulação mais aberrante”, afirma o texto.
Aqui é pior, nem temos voto em papel para saber se as atas das seções representam o que as pessoas votaram. Realmente Barroso derrotou não apenas Bolsonaro, mas o povo…
Pobre Venezuela, pobre Brasil, estamos nas mãos das mais terríveis pessoas que se poderia imaginar. Tudo isso a serviço de uma oligarquia que não pára, até destruir por comppleto os países.
Argumentação muitíssimo fraca para impedir que milhões de brasileiros tenham acesso a eleições VERDADEIRAMENTE auditáveis com o comprovante de voto impresso depositado em uma urna lacrada. Sem isso entendo que não se pode exigir que as pessoas confiem no processo!
Pior que eles continuam achando que o povo é idiota e que o sistema eleitoral brasileiro é inviolável. Nem eles acreditam nisso, tanto que o ditador maduro acabou de criticar as nossas urnas, e não foi agregado ao inquérito do fim do mundo, talvez por fazer parte da máfia dos espertalhões.
Dessa boca veluda não poderia sair nada diferente. É a impressão dos votos e das atas q permitem com q se prove a falcatrua eleitoral. Sem isso, somente com o registro eletrônico deixa tudo muito mais obscuro. Temos q aceitar o que vem do teésseé q conta os votos e depois divulga. Ou seja, temos q aceitar o q pessoas como ele (“acambamos com o Bolsonarismo!”) dizem.
Ainda temos que escutar um alienado, despreparado e mau-car*ter desse, Barroso, se manifestando. E pior ainda, às nossas custas! Até quando?
Pura mentira, o fato de haver registro impresso do voto e dos totais das urnas foi o que evidenciou a fraude. No Brasil criaram um sistema que é a própria fraude, um sistema que não tem nenhum registro físico.
ahahaahahahahahaha minha resposta ao Presidente do STF!
A entrega das tais atas tem que ser imediatamente após encerradas as eleições, passado um tempo adulteram tudo.
Barroso, O Manhoso. Cara de Pau e mentiroso.
Infelizmente as ultimas eleições no Brasil já foram como as da Venezuela, e se nosso Congresso não fizer nada quanto a segurança das urnas com voto impresso, as próximas eleições serão bem piores.
Implantação do COMPROVANTE IMPRESSO DE VOTO no Brasil JÁ !!!
Urnas de 3a geração com impressoras.
Então o Lula diz que é preciso esperar a apresentação das atas. E quem não concordar apela para a justiça. Alguma chance da justiça alterar? Estão demorando para alterar as atas.
E o Barroso já se posicionou a favor do voto impresso. Ninguém tem essa gravação?
Que piada. Já aconteceu. O “presidente “ eleito não enche um ônibus, mesmo com pão e mortadela, temos perseguidos e presos políticos, temos pessoas mortas, não temos constituição, congresso e FFAA comprados. O que é diferente?
Uma pessoa que idolatra o João de Deus, que diz que o terrorista Cesare Battisti é inocente e chegando na Itália confessou que assassinou 4 pessoas, “da para acreditar em uma palavra desse individuo?
PORQUE ELE TEM TANDO MEDO DO VOTO INPRESSO? SERÁ QUE ELE ESTÁ ESCONDENDO ALGUMA COISA?
Muito esperto o cara.
Muito esperto o cara.
Muito esperto o cara.
Nao perdem por esperar ou teremos voto impresso ou o bicho vai pegar como na Venezuela .
Chegou a hora do bicho pegar mesmo!
Maduro foi esperto.
Ele até podia ter pedido as maquinhas brasileiras emprestadas, e a vitória seria inconteste, como no Brasil.
Mas parece que ele preferiu desse jeito, pois assim pode eliminar mais adversários.
Barroso, me engana que eu gosto.
Boca aveludade, calado és um Bosta, falando um boçal!
O asqueiroso quer enganar ao Garanhuns somente. Teremos eleições com urnas de 3ª geração sim.