Durante a Cúpula do Mercosul, o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, constrangeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A cena ocorreu nesta terça-feira, 4, quando o líder uruguaio criticou a ditadura venezuelana.
“Todos sabemos o que pensamos sobre o regime venezuelanos”, disse Lacalle Pou, uma semana depois de Lula afirmar que o conceito de democracia é relativo. “Todos temos uma opinião clara. É preciso sermos objetivos.”
O presidente do Uruguai disse que “está claro que a Venezuela não vai se tornar uma democracia saudável”, e a inelegibilidade da principal opositora de Nicolás Maduro provaria essa tese.
“Uma candidata como María Corina Machado, com enorme potencial, é desqualificada por motivos políticos, e não jurídicos”, afirmou Lacalle Pou.
O presidente do Uruguai disse que a violação dos direitos humanos na Venezuela deve ser tema de debate no Mercosul, porque os países que compõem o bloco dizem defender a democracia.
“Creio que o Mercosul tenha de dar um sinal claro para que o povo venezuelano possa encaminhar-se a uma democracia plena, que, claramente, hoje não existe”, disse Lacalle Pou.
Quem é a principal opositora de Maduro?
A declaração do presidente Uruguai que constrangeu Lula tem María Corina Machado como personagem principal. A ditadura da Venezuela a proibiu de exercer cargos públicos por 15 anos, de acordo com a Controladoria-Geral.
De acordo com o órgão, María Corina cometeu irregularidades administrativas na época em que era deputada, de 2011 a 2014.
A Controladoria-Geral estabeleceu a mesma punição em 2015, mas com validade de apenas um ano. Agora, o afastamento por tempo maior ocorreu porque María Corina apoiou sanções dos Estados Unidos contra Maduro.
Esse caso aconteceu no mesmo dia em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou inelegível o ex-presidente Jair Bolsonaro. Por 5 votos a 2, a Corte decidiu afastá-lo dos cargos eletivos por oito anos. O general Braga Netto, candidato à Vice-Presidência em 2022, está livre.
Desde quando o ex-presidiário e maior mentiroso do País fica constrangido com alguma coisa que alguém fala? Ele pouco se importa. Aparelhou os tribunais superiores e cooptou a maior parte dos profissionais de mídia e dos chamados formadores de opinião, isso sem falar dos universitários e dos mais pobres.
Temos que agradecer ao Presidente Lacalle Pou do Uruguai por suas palavras de defesa a democracia, enfatizando a ditadura sanguinária que existe na Venezuela, enquanto que por aqui, quem devia se manifestar sobre o que a figura abjeta da pessoa que preside nosso país vocifera sem pensar, se omitem e fingem que nada de errado acontece, caso dos integrantes das cortes superiores, de inúmeros congressistas, dos juristas , da imprensas vendida, e tantos outros órgãos e associações.
O povo tem que retornar às ruas o quanto antes.
Liberem o texto que libero o pix.
Esse esquerdista light, uma espécie de tucano uruguaio, não me representa mas tem toda a minha admiração. Se tem que falar, que fale na cara desse vagabundo que queiramos ou não, representa esse território (evito dizer que isso daqui é um país) e falou pela segunda vez. Aguardo a terceira.
A luz no fim do tunel. No meio de tanta hipocrisia, ocultada atras de “nao conheco a candidata” o Presidente do Uruguai mostra a cara e diz o que todos, menos os ratos comunistas, reconhecem: A VENEZUELA COM MADURO E UMA DITADURA!
Quem acompanha a historia politica do pais sabe que se trata de uma Sra. com letras maiusculas e que certamente impinge ao gigante, “cabeza de pollo” medo de perder as eleicoes em um confronto direto.
Alem de tudo ainda contam com urnas eletronicas cujo codigo fonte e manuseado por eles.
Uruguai, menor que o RGS, teve coragem de se erguer contra a ditadura.
Esta reportagem deveria estar em destaque na Revista Oeste, desconheço o motivo de não estar.
Será que o lula realmente conseguiu interpretar o que Luis Lacalle falou?
Pagaria um caminhão de dinheiro, se tivesse é claro, para ter assistido esta cena.
Foi hilariante …
Esse é democrata e não comunista como o ladrão.
O Nine vai acabar tendo que tomar cachaça em público novamente…dessa vez com PICANHA maturada Argentina
t
Tiro o Meu chapéu para Lacalle Pou.
Ele dz o que todos nós pensamos na lata.
O dia que a Ditadura de Maduro for considerada uma democracia, as galinhas terão dentes e o molusco também.
Até hoje não me conformo de Bolsonaro aceitar ser humilhado por essa gente quando ainda era presidente. Agora não, agora é tarde. Vão fazer o que bem querem. Pena que ele não tenha lido uma frase que citei aqui em comentários daquela época, a qual citarei novamente agora: SOU PELA PAZ, MAS NÃO AO CUSTO DA FRAQUEZA. Infelizmente, nosso presidente foi tolo.
Lula não ficou constrangido, tendo em vista que não tem vergonha daquilo que fez e está fazendo no Brasil, certamente, agora, ele está pensando em visitar Moscou para apoiar outro ditador…
Tem razão!