O ministro da Justiça, Flávio Dino, negou que o Poder Executivo esteja blindando o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), de críticas sobre a atuação das forças de segurança estaduais na repressão à escalada de violência no Estado.
A jornalistas, nesta segunda-feira, 2, o ministro explicou que não se preocupa com o “partido das pessoas” e que cabe aos governos estaduais julgarem se há uso desproporcional da força em operações policiais.
“Não somos nós que investigamos, existem as estruturas estaduais, nós não faremos intervenção federal”, declarou Dino. “E essas estruturas estaduais é que fazem essa análise sobre proporcionalidade.”
Jerônimo é apadrinhado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, que é ex-governador do Estado. O governo federal tem sido criticado por, em tese, relativizar a responsabilidade do governo baiano nos crescentes números de mortes em confrontos com a polícia.
Em setembro, cerca de 68 pessoas morreram nos confrontos. Conforme Dino, o Ministério da Justiça não possui competência para julgar ações decorrentes de planejamentos estaduais.
Dino anuncia reforços para a Bahia
Como mostrou Oeste, mais cedo o ministro anunciou o envio de R$ 20 milhões ao governo da Bahia, a fim de auxiliar no combate ao crime organizado. O valor será destinado ao Fundo de Segurança Pública.
Até o momento, R$ 168 milhões já foram repassados ao governo baiano para auxiliar nas ações de segurança pública.
O ministério ainda destinou mais de cem policiais federais e rodoviários federais ao Estado, cinco veículos blindados e um helicóptero. De acordo com Dino, “não há limite” para os repasses à Bahia, pois tudo deve depender da pactuação com o governo estadual.
Em São Paulo o imbecil diz que foi exagero e chacina…..na Bahia:” oi….foi nada não….vamo liberar uns milhões e resolve”. Como dizia o 9 dedos: “Dê 10,00 reais para o baiano e ele vira consumidor”!
Voltem, Bolsonaro e equipe, o Brasil precisa de vocês…
Será que o Monte de Banha não percebeu que não convence ninguém ao mandar dinheiro para a Bahia ?
168 milhões já repassados + 20 Milhões é uma fortuna que já deve estar no bolso de muitos amigos da caverna de Ali Babá
Só no governo petista Dino pode ser Ministro da Justiça. Mente com o maior descaramento. LIXO.
Com a devida licença do editor, só queria conclui a frase “mas é preciso reconhecer que este governo ambulante…que garantiu com um plantel de ministros como Dino o fechamento de centena de milhares de empresa, desponta no mundo industrial como o maior fabricante de tornozeleiras eletrônicas. Peça indispensável no terrorismo em voga, que só oferece tamanho único, seja para jovens autistas ou senhoras, mães, avós.
Dino é indefectível, ou seja, sólido – no sentido que nos dá o Aurélio. Deve e estar nervoso porque Caetano foi se queixar da violência na Bahia. Que falta faz um comunista com sentido de decência como Jorge Amado. O Papa só garante uma foto para o álbum seja do Maduro, do Lula ou qualquer criminoso que procura-lo. Será que negaria um sinal da cruz na testa de Ortega? E por que não? Ele já inocentou Lula e até Dilma. Que diferença faz que o Brasil com o descondenado se tornou a terra de ninguém. Excetuando-se os narcotraficantes, os invasores de propriedade. Duas categorias absolutamente respeitáveis para os poderosos da hora. Quem viu Rosa Weber afirmar que Alexandre de Moraes foi aplaudido pelas presas políticas da Colmeia pode imaginar o nível que infâmia vigente naquela que já foi chamada de “suprema corte”. Mas é preciso reconhecer que este governo ambulante
Só num governo desses pra um sujeito como esse ser ministro.
Aí tem coisa. Muito dinheiro…
Além de não trabalharem para a segurança, mandam dinheiro pro governo do estado…Em outros estados, ja teriam declarado intervenção e enviado a força nacional!!!…Ele está mandando DINHEIRO!! safados!!
muito bem ministro DINO , com pressão ( parabens a todos ) é a coisa certa a fazer , nada de blindagens , tem que trabalhar direito , independente do padrinho politico,