O Partido Socialista Brasileiro (PSB) formalizou nesta sexta-feira, 8, a indicação de Geraldo Alckmin como vice para a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República nas eleições deste ano.
Tanto Alckmin como Lula estiveram no encontro e selaram a indicação posando para fotos de mãos dadas, juntos dos presidentes do PSB e do Partido dos Trabalhadores (PT), Carlos Siqueira e Gleisi Hoffmann, respectivamente.
Antes da formalização da chapa, no entanto, o nome de Alckmin para a chapa de Lula deve passar por aprovação do diretório nacional do PT. A previsão é que isso aconteça ainda no mês de abril.
“É com honra e entusiasmo que nos colocamos à disposição”, afirmou Alckmin no evento. “Quero agradecer a confiança e a honra da indicação do nosso nome. É hora de generosidade. Vamos somar esforços para a reconstrução do nosso país, para redemocratizar o nosso país, contra um governo que atenta contra a democracia e atenta contra as instituições.”
No evento em São Paulo, o petista celebrou a união de partidos “com projetos diferentes em um momento de necessidade do povo” e pediu para que o ex-governador não o chame de ex-presidente. “Você me chama de companheiro Lula e eu chamo você de companheiro Alckmin.”
O @geraldoalckmin foi vice do Covas por 6 anos, foi governador e tem experiência política. Nós vamos precisar da minha experiência e da experiência do Alckmin para reconstruir o país, conversando com toda a sociedade brasileira.
— Lula (@LulaOficial) April 8, 2022
Os dirigentes dos dois partidos também aproveitaram a oportunidade para debater alianças estaduais. Ainda há pendências entre as legendas em São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Ex-adversários
Lula e Alckmin foram adversários na eleição presidencial de 2006, então com o ex-governador paulista representando o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Na época, em lados opostos, os concorrentes trocaram duros comentários, que já vêm sendo recuperados por rivais do pleito deste ano para expor a surpresa a respeito da parceria.
Na última terça-feira, Lula usou as redes sociais para comentar o provável elo com Alckmin nas eleições deste ano, argumentando que ambos não são os mesmos políticos de 2006.
“Eu mudei, o Alckmin mudou e o Brasil mudou. Eu fui adversário do Alckmin, não inimigo. Feliz era o Brasil que tinha disputa entre dois partidos democráticos, porque existia debate civilizado, sobre programa de governo”, comentou o ex-presidente no Twitter.
A união entre Lula e Alckmin é considerada um movimento do petista para alcançar uma parcela da sociedade teoricamente resistente a seu nome. No entanto, em frentes mais radicais dos partidos de esquerda, a adição do ex-tucano foi recebida de forma crítica.
Alckmin se filiou ao PSB em 23 de março, depois de décadas de atividade política dentro do PSDB, partido em que conseguiu ser governador de São Paulo.
Aliança com o inimigo
Com as bênçãos do PSB, Alckim agora aguarda a oficialização da candidatura a vice-presidente na chapa encabeçada por Lula. Em artigo publicado na Edição 106 da Revista Oeste, o jornalista Augusto Nunes analisa a trajetória do ex-tucano e o que está em jogo nessa aliança política.
Leia um trecho:
“No Brasil, eleitores que escolhem o presidente por apreço ao vice são tão raros quanto a ararinha-azul. Se alguém se tornou eleitor de Lula porque Alckmin trocou de time, ganha uma viagem a Cuba (com escala na Venezuela). Mas o chefão do PT não propôs o acordo de olho no eleitorado que Alckmin não tem. O que Lula busca com a aliança é transmitir um recado: quem tem um vice com tal perfil não vai enveredar por descaminhos esquerdistas. “A esperteza, quando é muita, fica grande e come o dono”, advertia Tancredo Neves. A conversão de Alckmin pareceu tão espontânea quanto seria a adesão de José Dirceu à candidatura de Jair Bolsonaro. Por se achar traído por João Doria, o agora socialista brasileiro traiu milhões de eleitores. Para candidatar-se a vice, jogou na lata de lixo a biografia e a vergonha.”
Enfim as máscaras caíram em público! É um único bando/quadrilha que pilha nosso país a décadas! O brasileiro é lento mas não é trouxa, aguardemos outubro!
Meu Deus, que vergonha que estou sentindo de um dia ter votado nessa lacraia, nesse imoral, vagabundo, cretino.
Fariseu Alckmin você quer ajudar o ladrão a voltar na cena do crime? Que orgulho você tem? O Ladrão que pagou o aborto da filha?
A tal da Lurian. O que a falta de princípios faz?
O que a abstinência a corrupção faz?
Os Tucanos e os Mortadelas são fruto da mesma árvore, ou seja a Árvore da Corrupção.
Alckmin chamando Lula de “companheiro”, essa frase eu quero ouvir! Rsrsrs
Escondam suas carteiras…
Esse Geraldo me enganou muito tempo. Pelo menos agora sabemos de quem se trata, cavou sua própria sepultura. Os canalhas não mudam apenas envelhecem…..
E pensar que um dia eu votei nesse safado do Alckmin.
O SEPULTAMENTO POLÍTICO do ladrão com o tucano. Acabooooou o teatro das tesouras!
Encontro da quadrilha 😉
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
É impressionante a falta de vergonha na cara pra dizer o mínimo.
“Morrerão” abraçados. Deus é Pai!
Este canalha chamado Geraldo Alkimim,me enganou durante anos. Ele e seu partido tiveram a minha confiança e voto por anos como opção contra o PT. Isso chama-se estelionato eleitoral,quero o meu voto de volta. Você, Geraldo, é um milhão de vezes pior que Lula e sua petralhada. Você é tão ladrão quanto ele. Bandidos desqualificados.
Concordo! São piores sim os que aplaudem e dão palanque para esse ser mesmo.
Para um cara que fez pacto com o PCC em vez de combaté-lo quando era governador, nada de mais ele fazer mais um pacto só que agora com o próprio demônio de nove dedos!
De fato , os canalhas envelhecem e continuamos canalhas 🤔
Isto é a prova de como sempre fomos manipulados por este sistema, por isso o ódio pelo Bolsonaro eles nos abriu os olhos e nos tirou da bolha literalmente, não, não é perfeito mesmo. mas é hoje nossa melhor opção sem dúvidas, se eles conseguirem dar o golpe andaremos 50 anos para trás em todos os sentidos e ai já éra, um País riquissimo mas para os amigos do Rei.
Exatamente 👏👏
O nove dedos esta Gagá e vai levar toda essa turma para o fundo do esgoto! já vão tarde….
Gagá é pouco, ele é perigoso, um criminoso, psicopata, já vendeu a alma pro satanás há muito tempo!
Vexame histórico. Indecência monumental do Alckmin e do PSB.
É tão nojento que nem cabe comentário.