publicidade
Política

PSD de Kassab filia 6 deputados do PSDB

Movimento enfraquece ainda mais a bancada tucana na Alesp

Encontro registrado por Kassab em seu perfil nas redes sociais | Foto: Divulgação/X/@gilbertokassab
Encontro registrado por Kassab em seu perfil nas redes sociais | Foto: Divulgação/X/@gilbertokassab

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, ampliou sua influência política em São Paulo ao articular a filiação de seis deputados estaduais do PSDB à sua sigla. O movimento redesenha o cenário partidário na Assembleia Legislativa paulista (Alesp) e reduz drasticamente a presença tucana na Casa.

A articulação foi consolidada depois de encontros entre Kassab e parlamentares em São Paulo. Entre os deputados que decidiram migrar estão nomes tradicionais do PSDB, como Rogério Nogueira, Mauro Bragato, Barros Munhoz, Analice Fernandes, Maria Lúcia Amary e Carlão Pignatari. Além deles, Dirceu Dalben, do Cidadania, também confirmou a ida ao PSD.

Receba nossas atualizações

PSD avança com estratégia da expansão 

As filiações devem ocorrer formalmente em março, durante a janela partidária. Com isso, a bancada tucana, que já vinha encolhendo ao longo dos últimos anos, ficará reduzida a apenas duas deputadas estaduais, alterando de forma significativa o equilíbrio político na Alesp.

O gesto de Kassab reforça a estratégia de expansão do PSD, que busca consolidar espaço nas assembleias estaduais e fortalecer sua posição nas eleições de 2026. A aproximação com os parlamentares ocorreu depois de conversas individuais e um encontro político na capital paulista, no qual o dirigente apresentou o projeto da sigla e a perspectiva de crescimento eleitoral.

Leia também: “O PT morrerá com Lula”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 307 da Revista Oeste

Nos bastidores, o movimento é visto como uma reconfiguração do tabuleiro partidário no maior colégio eleitoral do país. A migração em bloco não apenas amplia a bancada do PSD, como também fragiliza uma legenda que historicamente dominou a política paulista por décadas.

A ofensiva gerou reação imediata no PSDB. Lideranças do partido classificaram a iniciativa como uma espécie de cooptação política e criticaram a forma como os quadros foram atraídos. O episódio expôs o clima de tensão dentro da base política estadual e reacendeu disputas por espaço e protagonismo.

Analistas avaliam que o episódio simboliza uma mudança mais profunda no mapa partidário paulista. Com o PSD ganhando força e o PSDB perdendo nomes influentes, a Assembleia passa a refletir uma nova correlação de forças, com impacto direto nas articulações futuras e nas disputas eleitorais que se aproximam.

+ Leia mais notícias de Política na Oeste

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Eu, leitor, senti falta de certa análise, ou ao menos, da palavra dos deputados informando o seguinte: que “mel” tem Kassab, que os atraiu?

  2. Paulo Sérgio Gusson
    Paulo Sérgio Gusson

    Mais um motivo para banir das eleições essa sigla PSD , já um partido maligno .

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade