O Partido Social Democrático (PSD), partido do ex-ministro e secretário de governo de São Paulo, Gilberto Kassab, foi a sigla com mais vitórias nas eleições municipais deste domingo, 6.
A legenda elegeu 870 prefeitos no primeiro turno, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) aparece na sequência, com 845 cidades.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Na eleição de 2020, o PSD elegeu 652 candidatos a prefeito no primeiro turno; o MDB, 783.
Os dois partidos aumentaram o número de políticos eleitos para os Executivos municipais entre uma eleição e outra, considerando somente o primeiro turno. No entanto, o dado final poderá mudar com a totalização de votos em todos os municípios.
Os partidos do chamado centrão também tiveram bons resultados. O partido Progressistas (PP) elegeu 743 prefeitos, enquanto o União Brasil, 578, e os Republicanos, 430.
Leia também: “J. R. Guzzo: ‘Eleição em São Paulo mostra a preferência dos trabalhadores pela direita'”
O Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, superou o Partido dos Trabalhadores (PT), de Lula, que elegeu 247 prefeitos neste pleito. Ao todo, 510 candidatos da sigla foram eleitos.
“O PSD tem muito a mostrar nas gestões públicas que exerce ou de que participa, e isso se mostra mais uma vez na eleição de hoje”, afirmou Kassab depois da apuração das urnas.
Ele destacou as vitórias de Eduardo Paes no Rio de Janeiro, Eduardo Braide em São Luiz e Topázio Neto em Florianópolis no primeiro turno. “Agradecemos a todos os filiados e eleitores que com garra e determinação fazem do PSD um dos maiores partidos do Brasil”, escreveu o presidente do partido.
Quem tem um mínimo de juízo não votaria no PSD de Kassab e Rodrigo Pacheco que funciona como escudo protetor para as atrocidades cometidas por Alexandre de Moraes e sua trupe.
Vamos implodir a quadrilha esquerdofrênica ditadora em 2026 pelas urnas … salvemos o Brasil desta corja criminosa que massacra a nação.