O Partido Social Democrático (PSD) se tornou a sigla que comanda o maior número de prefeituras brasileiras. Ao todo, são 968 prefeitos filiados à legenda. Desde 2020, houve um crescimento de 308 políticos eleitos para aquele cargo.
+ Leia mais notícias de Politica em Oeste
A evolução se deu por causa da migração de políticos de outros partidos. O crescimento está ancorado, sobretudo, no Sudeste do país. Em São Paulo, a sigla conta com 329 prefeitos filiados.
Leia tambem: “19 partidos perderam filiados desde as eleições de 2022”
Depois do PSD, o partido que detém o comando de mais municípios é o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com 838 prefeituras. A seguir, vem o Partido Progressistas (PP), com 712, e o União Brasil, com 564.
O PSD entrou pela primeira vez na corrida por prefeituras em 2012
O partido entrou pela primeira vez na corrida eleitoral por prefeituras em 2012, um ano depois de sua fundação. À época, elegeu 496 prefeitos.
“O Brasil caminha para ter poucos partidos de direita, poucos na esquerda, e também poucos no centro”, afirmou Kassab, em uma entrevista ao site Poder360. “O PSD está ocupando esse espaço [de centro].”
Leia mais: “Lula culpa partidos por ter demitido 3 mulheres de seu governo”
Sobre o crescimento do PSD no Estado de São Paulo, Kassab afirma que é um caso “atípico”, porque, “depois de 30 anos”, está passando por uma reformulação.
PSDB teve quedas no número de prefeitos
O Partido Social Democrata Brasileiro (PSDB) teve queda no número de prefeituras. Em 2020, por exemplo, a sigla contava com 531 prefeitos. No entanto, hoje, o partido conta com 344. De outubro de 2004 até outubro de 2023, o PSDB perdeu 522 prefeituras.
Partido de centro = emendas de parlamentares.
Ano que vem vamos bolsonarizar as prefeituras e mostrar a nossa força