A bancada do Psol protocolou no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados pedido de cassação de quatro parlamentares por suposto incentivo às manifestações em 8 de janeiro, que resultaram na invasão e depredação dos prédios da Praça dos Três Poderes.
São acusados pelo Psol os deputados Abílio Brunini (PL-MT), André Fernandes (PL-CE), Sílvia Waiãpi (PL-AP) e Clarissa Tércio (PP-PE).
Para o Psol, nas representações, os deputados, como aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), teriam “arquitetado o caos”. As representações, afirmou Guilherme Boulos (SP), líder da bancada do Psol na Câmara, têm o objetivo de “proteger a democracia e combater o golpismo”.
Entre os atos que, segundo o Psol, se configuram como incentivo às ações de vandalismo, estão postagens de textos e de vídeos em redes sociais pelos quatro parlamentares.
Fernandes, Sílvia e Clarissa já respondem a inquéritos instaurados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido do Ministério Público Federal.
Segundo o MPF, as publicações feitas pelos parlamentares “podem se configurar como crime de incitação pública à prática de crime (conduta prevista no artigo 286 do Código Penal) e tentativa de abolir, mediante violência ou grave ameaça, o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos Poderes constitucionais (artigo 359-L do Código Penal)”.
Os pedidos de abertura de inquérito são assinados por Carlos Frederico Santos, subprocurador-geral da República designado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, para atuar, junto ao STF, nos procedimentos relativos aos atos de 8 de janeiro.
O grupo de advogados Prerrogativas, de esquerda, também tentou impedir a posse dos deputados, mas Moraes negou.
Relacionadas
Boulos – invasor de terras, já participou de invasões com depredação de maquinários e de sede de fazendas, elogiou movimentos da esquerda que teve atos de vandalismo contra vários ministérios em Brasília em 2016.
“proteger a democracia e combater o golpismo”.
Comunista falando isso é uma completa piada.
Eis o congresso que o Brasil tem, um circo de 15a. categoria.
Esse partidinho, agora, está fazendo o papel daquele senadorzinho saltitante, é isso?
Deixem de perseguir as pessoas e vão trabalhar e fazer alguma coisa útil para melhorar a vida do povo brasileiro. A eleição já acabou e tá na hora de deixar o ódio lado contra os opositores. O amor não venceu, então porque esse ódio todo. Quem tem telhado de vidro, não joga pedra no telhado casa do vizinho. Quando vocês apontam um dedo, lembrem que três outros apontados para vocês.