A bancada do Psol na Câmara Federal apresentou projeto de lei para proibir que obras públicas tenham nomes considerados “escravocratas”, “higienistas” e “genocidas”. Protocolado na quinta-feira 23, o projeto também prevê que obras já batizadas com nomes em desacordo com a norma devem ser renomeadas.
Além disso, o texto dos psolistas indica, mas sem citar nomes, quem deve ser homenageado: “As novas denominações serão, preferencialmente, realizadas em homenagem ou referência a eventos ou personalidades históricas cuja ocorrência ou vida tenha sido notabilizada pela defesa de direitos individuais, coletivos ou difusos de pessoas negras ou indígenas”.
No PL 627/2023, os dez deputados que assinam a proposta não explicam qual será o critério utilizado para revisar a história nacional e não informam nenhum nome a ser banido, mas criticam as “centenas” de homenagens a “ufanistas de um tempo em que o homem branco era o senhor do Brasil” e acrescentam: “Muitas são as homenagens aos bandeirantes, às casas-grandes e às figuras que tiveram um papel destacado na exploração da mão de obra indígena e negra por tantos anos; não obstante, é comum que muitos desses algozes sejam retratados como grandes heróis”.
Considerando que a “memória tem um papel fundamental na conformação do imaginário social e da consciência de uma nação sobre os seus processos históricos”, os deputados do Psol querem, com a iniciativa, reescrever “a história que a História não conta”. “O país que, só em 2023, criou, pela primeira vez, o Ministério dos Povos Indígenas e o Ministério da Igualdade Racial precisa urgentemente encarar a responsabilidade de contar a história que a História não conta”, escreveram os autores, na iniciativa.
O projeto é assinado por Sâmia Bomfim (SP), Chico Alencar (RJ), Luiza Erundina (SP), Célia Xakriabá (MG), Fernanda Melchionna (RS), Talíria Petrone (RJ), Ivan Valente (SP), Tarcísio Motta (RJ), Pastor Henrique Vieira (RJ) e Glauber Braga (RJ).
Relacionadas
Mulher retardada, mal amada e mal F….., por isso essa coisa é infeliz e perturba os outros. Vão procurar realmente o quê fazer!
A eleição e reeleição desses parasitas usurpadores de dinheiro público é o resultado do que se transformou as escolas públicas e universidades 0800 e a doutrinação a que estão submetidas nossas crianças e jovens com cérebro de esponja à mercê desses bandidos e criminosos que estão dentro das salas de aula militando ao invés de ensinar e passar conhecimento a quem está interessado em aprender.
O quê esperar dessa turma do PSOL, são todos canalhas
Ótimo que comecem aqui em Fortaleza onde o cruel assassino argentino homofóbico e psicopata Che Guevara que matou sem piedade e sumariamente milhares de cubanos por apenas oposicionistas nomeia um Centro de Cultura Popular.
Luiza Erundina velho! Não imaginava que essa múmia ainda estava ativa na política.
OK, agora o PL ou outro partido de direita precisa fazer a mesma coisa em resposta. Quem sabe um projeto de lei pra obrigar a renomear nomes de prédios e ruas de políticos que já se envolveram com corrupção.
A direita precisa aprender a jogar sujo também, senão nunca vai ganhar um jogo contra quem joga sujo.
Perfeito.
A direita é extremamente pacífica, dando até a impressão de acomodada.
O PSOL é aquele partido que representa o resto do cocô do PT. Só tem retardado maconheiro
Bela resposta….a latrina mais imunda do PT!
É impressionante como a esquerda não faz absolutamente nada de útil! Não sei como tem gente que vota nesses cr€tinos! Eles não fazem nada pelo bem dos eleitores
Dez deputados e deputadas sem ter mais o que fazer, porque nem sequer sabem para que foram eleitos. Querem reescrever a História. Uma dezena de ignorantes, desocupados, comunistas, racistas, uma lista que é uma pequena amostra do que há de mais retrógrado, na obsoleta extrema esquerda brasileira.
Esse pessoal do PISOL não sabe o que é trabalhar.
Perdendo tempo com assuntos tão medíocres ao invés de se preocupar com as contas do fim do mês e como ganhar dinheiro para pagar a Picanha com Cervejinha prometido pelo Nine.
Quando lemos essas pautas perguntamos . ¿ Por que temos tantos politicos inuteis, que lutam por ideologias falidas? Ser branco, heterossexual, conservador, cristao, cidadao exemplar, trabalhador…… em pouco tempo estararemos sendo condenados com prisao perpetua. IRPF 2023, COMO É TRISTE DECLARAR E PAGAR O IMPOSTO, SABENDO QUE SERVIRA PARA PAGAR O SALARIO DE UMA MANADA DE INUTEIS E ACEFALOS.
Autora: aborteira que deu a luz a um bebe saudável. Tem que ser muito safado,muito retardado ou os 2 para ser esquerdista
Imagina um nome como o de Che Guevara, o bom moço pintado pela esquerda, e no ensino fundamental pelos professores como “herói revolucionário”, este sim um verdadeiro assassino.
Pior foi a escola de samba campeã esse ano do RJ que homenageou o Lampião, ladrão, assassino e estuprador
Quanta gente feia!
Coisa típica de governos chavistas. Na Venezuela tambem so se preocupam com essas bobagens, trabalhar que é bom…. nada… E o pior é que começam a colocar cada nome tipo de indias que usam para fazer macumba, esse tipo de coisas…
a fofa do macdonald !
Isso é uma palhaçada. Tantas questões importantes a serem debatidas e resolvidas no momento atual, esses deputados deveriam honrar e usar o mandato que lhes foram emprestados para fazer alguma coisa relevante.
Nome de “valentes” que as fofuras do Pisol vao colocar em predios publicos: Karl Marx, Joseph Stalin, Mao Tse Tung, Antonio.Gramsci, Fidel Castro, Hugo Chaves, Adelio Bispo, etc.
o problema é que esse pessoal da esquerda radical do PSOL não tem a menor vergonha de apresentar um projeto como esse somente para aparecer na imprensa.
Não demora o jogo muda.
“Quando o homem branco mandava” que quer dizer isso.
Sâmia é branca e está contra seu próprio povo.
com essa turma da para imaginar quem querem tirar e por no lugar
É para isso que elegemos um Deputado, Senador, Presidente? Pautas que não melhoram em nada a vida das pessoas?
Não fizeram NADA quando o STF barrou o salário base dos enfermeiros, mesmo depois de passarem um Consórcio da Pandemia onde um grupo seleto tacou o terror para denegrir a imagem de um presidente e favorecer outro…
Cade a saúde, ciência, vida? Essa tranqueira de ilusão que esses canalhas criam quando estão no banheiro não surtem efeito na sociedade.