O Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou, neste sábado, 7, uma resolução em que critica a especulação financeira, atribuída à Faria Lima. O partido acusa o mercado de usar “artimanhas” para prejudicar as conquistas econômicas e sociais do país.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O documento ainda menciona uma crítica ao “republicanismo excessivo” do governo Lula. Além disso, aponta o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, como responsável por sabotagens à agenda do Executivo, por meio de aumentos na taxa básica de juros, atualmente em 11,25%.
Com dez páginas, a resolução oferece uma análise abrangente dos resultados obtidos pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O partido destaca o que chama de “dinâmica de poder no Congresso Nacional e o avanço da extrema-direita”.
O documento examina, ainda, o cenário econômico e o contexto internacional e deve servir como diretriz para o processo decisório do PT no próximo ano. Tais preceitos também devem servir, segundo a legenda, para a formação de alianças nas eleições de 2026.
Críticas do PT à especulação e ao sistema financeiro
O PT acusa especuladores da Faria Lima de causarem uma alta significativa do dólar, depois do anúncio do pacote de cortes de gastos do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Segundo o partido, essas medidas foram elaboradas para melhorar o ambiente fiscal do país, mas enfrentaram um ataque especulativo. Para a legenda, trata-se de “uma manobra claramente política para debilitar o governo e impedi-lo de continuar avançando no caminho do desenvolvimento e da justiça social”.
Leia mais: “Aposta na ditadura”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 246 da Revista Oeste
O partido elogia a postura de Haddad. Além disso, critica a pressão das elites econômicas por cortes em gastos sociais, que representariam uma ameaça ao bem-estar social. A resolução também critica Campos Neto: “Uma espécie de serviçal do sistema financeiro”, afirma o PT.
O entendimento ocorre porque a legenda acredita que o líder do BC “inventa pretextos para que o Comitê de Política Monetária (Copom) eleve os juros, beneficiando banqueiros e freando a atividade econômica”.
Leia também: “O Brasil diz não ao PT”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 238 da Revista Oeste
A última elevação da taxa Selic, no entanto, teve aprovação unânime do Copom. Houve votos até mesmo de diretores indicados por Lula, incluindo o próximo presidente do banco, Gabriel Galípolo.
O P.T. COMO SEMPRE TENTANDO ARRANJAR DESCULPAS ESFARRAPADAS PARA JUSTITICAR A INCOMPETÊNCIA DO GOVERNO LULA. PARTIDO DAS TREVAS !!!
Se o PT não consegue nem o apoio dos indicados do partido. Isto mostra que o BC está certo e o PT errado.
Este blá, blá, bláda Amante Coxa está canando…Parece disco arranhado.
Cá entre nós, eu faço a maior torcida para que o regime continue vendo que os problemas estão nos outros.
O PT, exceto no início de sua criação, nunca mais teve um cúpula que possa ser considerada confiável, decente ou profissional para um partido político. Bando de picaretas desprovido de coerência, de tato político, de capacidade de articulação. Aventureiros mais para baderneiros do que para qualquer coisa similar a uma cúpula gestora. É o padrão dessa cúpula e outros membros do partido, acusarem com baixarias qualquer um que pense diferente, criticarem qualquer medida que não atinja os objetivos eleitoreiros do partido, única preocupação de todos eles. E a presidente ….. melhor nem abordar as imbecilidades dela.
Discordo! Desde de a criação do pt se valeram da farsa e falsidade como meio de vida ou as greves do ABC que o traste extorquia os empresários e metalúrgicos em troca de dinheiro, recebeu apoio das maiores ditaduras como de cuba, e china tramou contra o país combateu o patriotismo e o ensino de qualidade destroçando a mente de jovens que hoje estão sem rumo, fez da corrupção um método de governo até hoje . Não resta nada que preste.
Parabéns, exatamente isto!