O assassinato do guarda municipal Marcelo Arruda no domingo 10, em Foz do Iguaçu (PR), tomou a atenção da classe política nas últimas horas, em razão das circunstâncias do crime. O Partido dos Trabalhadores (PT) já responsabilizou o ‘bolsonarismo’ pelo episódio, enquanto que o presidente da República pediu apuração e condenou a violência.
Ex-candidato a vice-prefeito de Foz de Iguaçu, Marcelo Arruda morreu na madrugada de domingo, enquanto celebrava seu aniversário de 50 anos. A festa tinha como tema o PT e fazia referências ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A confraternização estava ocorrendo na Associação Recreativa Esportiva Segurança Física Itaipu (Aresf). Havia aproximadamente 40 convidados. De acordo com as testemunhas, por volta das 23 horas, um agente penitenciário federal, identificado como Jorge José da Rocha Guaranho, invadiu a festa e disparou contra o aniversariante, com protestos em tom político e palavras de apoio ao presidente Bolsonaro, segundo relatos.
Inicialmente, Guaranho também teve a morte confirmada. A delegada Iane Cardoso, no entanto, disse que o agente penitenciário está internado.
Marcelo Arruda era casado e pai de quatro filhos; entre eles, um bebê de 1 mês. O guarda municipal também era tesoureiro do PT na região.
Bolsonaro pede apuração e condena violência
Em manifestação nas redes sociais no domingo, sem menção direta ao episódio ou aos envolvidos, Jair Bolsonaro disse que descarta apoio de “quem pratica violência contra opositores” e disse entender que é a esquerda que está ligada a “um histórico inegável de episódios violentos”.
– Independente das apurações, republico essa mensagem de 2018:
Dispensamos qualquer tipo de apoio de quem pratica violência contra opositores. A esse tipo de gente, peço que por coerência mude de lado e apoie a esquerda, que acumula um histórico inegável de episódios violentos.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 10, 2022
“Que as autoridades apurem seriamente o ocorrido e tomem todas as providências cabíveis, assim como contra caluniadores que agem como urubus para tentar nos prejudicar 24 hora por dia”, manifestou o presidente.
Por sua vez, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, comentou o episódio nesta segunda-feira, também por meio das redes sociais e disse que colocou a pasta à disposição.
“Meus sentimentos às famílias que tanto perderam com o triste episódio das agressões em Foz do Iguaçu. A vida é nosso bem maior, e ela deve ser respeitada, assim como nossas opiniões. Estou em contato com a Secretaria de Segurança do Paraná e com o governador, Ratinho Júnior, ofereci apoio total do Ministério da Justiça e Segurança Pública.”
Em nota, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também se manifestou sobre o episódio de Foz.
“A Câmara dos Deputados repudia qualquer ato de violência, ainda mais decorrente de manifestações políticas. A democracia pressupõe o amplo debate de ideias e a garantia da defesa de posições partidárias, com tolerância e respeito à liberdade de expressão.”
Rodrigo Pacheco (PSD-MG) também se posicionou sobre o episódio. Na condição de presidente do Senado, pediu esforço de líderes políticos para esfriar a temperatura do debate na sociedade.
“O assassinato de um cidadão, durante a comemoração de seu aniversário com a temática do candidato Lula é a materialização da intolerância política que permeia o Brasil atual e nos mostra, da pior forma possível, como é viver na barbárie. Devemos todos, especialmente os líderes políticos, lutar para combater este ódio, que vai contra os princípios básicos da vida em família, em sociedade e em uma democracia.”
Velório com presidente do PT
O velório de Marcelo Arruda foi realizado na manhã desta segunda-feira, 11, no Ginásio de Esportes Sebastião Flor, em Foz do Iguaçu. Gleisi Hoffmann, atual presidente do PT, esteve no local. O guarda municipal deve ser sepultado à tarde, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo.
Antes, nas redes sociais, Gleisi publicou vídeo em que argumenta que Bolsonaro fomenta comportamentos violentos de simpatizantes e estimula a “eliminação de adversários”.
Nas redes sociais, o PT se manifestou sobre o episódio e adicionou Arruda à uma lista de supostas vítimas do ‘bolsonarismo’, ao lado da ex-vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, além do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, mortos recentemente na Amazônia.
O partido, inclusive, compartilhou uma arte com o rosto de Arruda no mesmo estilo gráfico usado em protestos recentes nas redes sociais sobre as mortes de Dom e Bruno na Amazônia. A ex-presidente Dilma Rousseff compartilhou a postagem para seus seguidores.
“Não é polarização quando só um lado morre”
Não esquecerecemos de Marcelo, Mestre Moa, Marielle, Bruno e Dom e todas as outras vítimas do bolsonarismo. Justiça por Marcelo Arruda!
🎨 @crisvector pic.twitter.com/2nvg0NaFou
— PT Brasil (@ptbrasil) July 11, 2022
Lula, por sua vez, também comentou o caso, mas se direcionou às famílias afetadas e evitou o tom de confronto.
“Uma pessoa, por intolerância, ameaçou e depois atirou nele, que se defendeu e evitou uma tragédia maior. Duas famílias perderam seus pais. Filhos ficaram órfãos, inclusive os do agressor. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos e companheiros de Marcelo Arruda”, comentou o ex-presidente.
É lastimável constatar que, mesmo familiares jovens com boa educação, já estejam contaminados com essa esquerda maldita.
Nos resta o 142 e muita paciência para desatar os nós ideológicos nessa geração de vulneráveis, caçadores de pokemon.
Os proprietários dos agentes de mídia do BR não serão perdoados.
Não adianta tentar fugir. Vamos encontrá-los e fazer justiça.
O pt adora cadáveres, já produziu vários….essa quadrilha tem que ser extinta.
Se este país fosse sério este partido das trevas nem poderia existir, quebraram o país com corrupção e incompetência, e agora estão tendo nova oportunidade avalizada pelo STF, só por estas paragens se aceita tamanha afronta ao povo, que infelizmente foi deixado propositalmente na ignorância nos últimos 30 anos.
estes vermelhos nao podem ver um caixao que correm no velorio para fazer suas politicagens.
PT é a putrefação moral do país.
Cínicos, incitadores de ódios desde sempre, historicamente criminosos assassinos, sobrevivem de apontar o dedo, enquanto escondem seus próprios cadáveres.
Eu não iria matar, mas, caso encontrasse esse bode véio na minha frente, iria lhe dar um chute no rabo bem dado.
Enquanto o pt/psdb e toda a esquerda satélite destes partidos não forem considerados uma imensa organização criminosa, seus líderes presos e incomunicáveis entre si, julgados e começarem a pagar por seus crimes, este país vai continuar a correr atrás do próprio rabo.
PT, o partido corrupto, partido do crime organizado político, associado ao narcotráfico, culpa Bolsonaro por tudo.
O cenário, o campo de atuação, o habitat da esquerda é o que gira em torno dos casos policiais, fora do crime a esquerda não existe.
Daí porque a necessidade de criminosos, de constantes segregações e litígios entre elas, de covardias, de sociedade sob o caos, jamais sob ordem, sob desenvolvimento, harmonia e paz!
50 anos de idade e não sabia votar, meu Deus, como tem gente acéfala nesse país.
“Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres (passagem bíblica).” Minhas condolências e minhas homenagens à esposa e mãe que corajosamente se colocou na linha de fogo para proteger o pai de seus filhos. Que o clamor dos que se alimentam do Pão espiritual não seja abafado pelo crocitar dos que se alimentam da carniça.
Canal do Gustavo Gayer – 11.Jul.2022
Tragédia em Foz do Iguaçu – Os fatos e as versões
https://www.youtube.com/watch?v=MUmzslB9xM8 – (00:07:29)
Vídeo interno desmente a versão contada até agora pela imprensa.
“Fatos Primeiro. Essa é a base de práticas editoriais que são os pilares da credibilidade do jornalismo sério: Fatos são fatos. Eles não são coloridos por emoções ou parcialidade. Eles são indiscutíveis. Não há alternativa para um fato. Fatos explicam coisas. O que elas são, como acontecem. Fatos não são interpretações. Uma vez que os fatos já estão estabelecidos, opiniões podem ser formadas. E, embora opiniões importem, elas não mudam os fatos. É por isso que precisamos nos apegar aos fatos primeiro. Emoções e interpretações devem ser livres e respeitadas, sem que contra elas censura alguma deve ser imposta”. (autor desconhecido)
Esse Pestista era um fã do Bandido e do PT mas não seguia a risca a doutrina empregada pelo PT. Ele devia ter mostrado uma flor para o atirador, um livro ou até mesmo lido o estatuto do armamento, mas preferiu reagir, agora temos um morto e infelizmente um homem de bem ferido gravemente.
Porque um bolsonarista iria matar um Zé Niquem em Foz do Iguaçu? Isso foi queima de arquivo, igual a Marielle Franco.
QUALQUER, em caixa alta mesmo, repito, QUALQUER tipo de violência é repudiável por quem tem um mínimo de civilidade. Que as Polícias apurem e o MP faça o seu trabalho, como deve ser. Quem tem culpa, que pague! Em média, 130 assassinatos acontecem diariamente no Brasil, mas segundo a ótica da extrema imprensa, algumas vidas são mais importantes que as outras, esquecendo que quem vende a própria consciência não vale o que recebe. É patético ver o tal de Pacheco, Presidente do Senado mostrar indignação de araque, entrar na panfletagem de ocasião, quando ele mesmo, o senhor Pacheco, patrocina a defesa da Vale no genocídio de Brumadinho. Os néscios haverão de dizer que Pacheco não está mais na linha de frente da Vale, mas Pacheco age nas sombras, nos esgotos, nos escaninhos do STF em favor da mineradora. Se a vida do petista importa, e importa mesmo para quem ainda não perdeu a humanidade, o que o escroque, o papa-defuntos, o indiferente Pacheco tem a dizer das famílias destroçadas pelo genocídio da Vale? Sabe-se nas largas Avenidas do DF que a ação contra a Vale está no STF e não duvidem que Pacheco e as divindades da Casa de Tolerâncias onde antes funcionava o STF, também conhecido como Instituto Lula II, podem até culpar as vítimas de Brumadinho por ficarem no caminho da enxurrada de rejeitos da Vale. Cabe também perguntar ao funesto Pacheco, sobre a revelação da quantidade enorme de sobreviventes da desgraceira de Brumadinho estarem contaminadas por metais pesados despejados em suas vidas pelos genocidas da Vale e o genocida que a defende. Sabe-se nas largas Avenidas do DF que os honorários de Pacheco que a Vale vai lhe pagar são na casa dos OITO BILHÕES DE REAIS, mas para Pacheco, a vida do petista é mais importante que uma vítima de Brumadinho, E repito que quem matou o petista deve ser punido exemplarmente, assim como por isonomia, a Vale e Pacheco também sejam.
Lourival Nascimento, são comentários como esse postado por você que valorizam ainda mais um órgão de comunicação sério e respeitado como a Revista Oeste – eu removeria alguns adjetivos – adjetivações são sempre preocupantes – seja como for, parabéns pela suas tão lúcidas palavras.
Seu comentário é perfeito e belo. Parabéns! Assino embaixo.
Agora vai começar o : quem mandou matar o guarda petista? Vai ser a mesma lenga-lenga de quem mandou matar Marielle.
Resumo da tragédia: Lula é pé-frio.
Estão desorientados com a falta de público e aproveitam-se de uma tragédia destas para tentarem a auto-promoção.
Sabemos quem fomenta o ódio aos adversários, jogando futebol com a “cabeça” do presidente, acobertando facadas, publicando matérias jornalísticas desejando a morte do presidente, dentre outros. O mais interessante é ver figuras como Pacheco associar o episódio, ainda em investigação, à um crime de intolerância política. Até o momento o que se sabe é que “dizem” que o agressor proferiu palavras em apoio ao presidente Bolsonaro. Duro acreditar nessas testemunhas. Ademais, interessante o Lula vir usar o argumento da legítima defesa, que ele enterra, sempre em favor de bandidos, dizendo “se defendeu e evitou uma tragédia maior.”. Agora a arma foi uma boa alternativa? Enfim, PARECE que o suposto agressor inicialmente começou o tiroteio. Se assim for, que seja preso e condenado. Lugar de porcaria é na cadeia.
Porque não tem mimimi com os Assassinatos dos Companheiros Celso Daniel, e Toninho do PT. Mesmo com a Delação do Marcos Valerio. O Operador das Propinas do PT. Do Mensalão.Cinistro , bota Cinistro Nisso.
Petralhas sendo Petralhas. Cadê o mimimi dos Assassinatos dos Companheiros Celso Daniel, e Toninho do PT. Porque não tem mimimi, com a Delação do Operador do Mensalão do Luladrão. Marcos Valerio.Sobre o
O carniça é o queridinho do crime, do tráfico é portanto todo crime que ocorrer no país será de responsabilidade dos esquerdopatas…
O PT é ridículo, se formos usar o mesmo pensamento, teremos que responsabilizar o carniça nove dedos por quase a totalidade de crimes que ocorrem no país, porque todo assassino, traficante e ladrão é de esquerda e vota no carniça… Daqui pra frente, todo sequestro, roubo, homicídio será de reresponsabilidade dos esquerdopatas, que vivem pra soltar e proteger bandidos… o molusco é contra a polícia e a favor do crime…
O bandeira cadáver da Mariele será mudada para esse militante morto. A partir de agora ninguém mais falará de Mariele assim como pararam de falar no pedreiro Amarildo depois que mataram Mariele. Os urubus conseguiram um excelente cadáver para explorar. Até aparecer outro.
“para a direita um bom paredão, uma boa espingarda, uma boa bala, uma boa pá e uma boa cova” Mauro Iasi
E prá você um bom sanduíche de merda
Bota tua Mãe, no Paredon dos Companheiros Cubanos. Comunista de Merda.
ô retardado! eu citei uma frase da esquerda falando pra matar a direita e nada aconteceu e ninguém repercutiu