O Partido dos Trabalhadores (PT) definiu o deputado estadual Evandro Leitão como seu pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza. A decisão se deu em uma reunião feita pelo diretório petista na capital cearense.
Com o apoio de 141 dos 200 delegados presentes, Leitão foi escolhido para representar o partido na eleição municipal deste ano. Antes da votação, a deputada federal e ex-prefeita Luizianne Lins retirou sua candidatura da disputa. Ela disputava a indicação do PT.
A saída de Luizianne na disputa entre petistas se deu em meio ao alto índice de rejeição dela. De acordo com levantamento de intenção de voto divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas em 28 de março, a petista, que esteve à frente da Prefeitura de Fortaleza de 2005 a 2012, detinha 32,8% de rejeição eleitoral — ou seja, praticamente um terço da cidade afirmou que jamais votaria nela.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Atualmente em seu terceiro mandato como deputado estadual e ocupando a presidência da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão conta com o respaldo do ex-governador e atual ministro da Educação, Camilo Santana, principal liderança do PT no Estado nordestino. Ele também é tido como aliado direto do governador do Ceará, o também petista Elmano de Freitas.
Representante do PT e outros pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza
Além de Evandro Leitão pelo PT, outros seis postulantes lançaram suas pré-candidaturas à Prefeitura de Fortaleza. Entre eles estão o atual prefeito da capital cearense, José Sarto (PDT), o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil), o deputado federal André Fernandes (PL), o senador Eduardo Girão (Novo), o produtor cultural Técio Nunes (Psol) e a ambientalista Cindy Carvalho (Rede Sustentabilidade).
No levantamento do Paraná Pesquisas divulgado no fim de março, Wagner aparecia na liderança isolada em três cenários diferentes. Leitão registrava 8,3% e 9,9% de intenção de voto nas listas em que foi mencionado pelos entrevistadores.
Eta estado absorvente e pedetistas e petistas.
Não irão muito para frente se não houver uma mudança.