PT rejeita Arthur Lira e pede união da esquerda

Partido sinaliza lançar candidato à presidência da Câmara dos Deputados
-Publicidade-
Gleisi Hoffmann é deputada federal pelo Paraná e presidente nacional do PT | Foto: Arquivo/Agência Câmara
Gleisi Hoffmann é deputada federal pelo Paraná e presidente nacional do PT | Foto: Arquivo/Agência Câmara | gleisi hoffmann - deputada federal e presidente nacional do pt

Partido sinaliza lançar candidato à presidência da Câmara dos Deputados

gleisi hoffmann - deputada federal e presidente nacional do pt
Gleisi Hoffmann é deputada federal pelo Paraná e presidente nacional do PT | Foto: Arquivo/Agência Câmara

Arthur Lira (PP-AL) não terá apoio oficial dos petistas em sua luta para conquistar a presidência da Câmara dos Deputados no início de fevereiro de 2021. Após reunião da bancada da legenda realizada na noite de quarta-feira 16, integrantes do PT anunciaram: não irão apoiar a candidatura do parlamentar alagoano que, nos bastidores, conta com a simpatia do governo federal.

-Publicidade-

“Um programa e uma agenda para derrotar Bolsonaro”

“O PT não comporá bloco para a mesa da Câmara com candidatura apoiada por Bolsonaro”, afirmou, por meio de postagem no Twitter, a deputada federal pelo PT do Paraná e presidente nacional da sigla, Gleisi Hoffmann. Nesse sentido, ela deixou clara a intenção da estratégia a ser adotada pela legenda no Poder Legislativo. Reforçou o interesse em ver “um programa e uma agenda para derrotar Bolsonaro.”

Leia mais: “Caixa 2: Ex-assessor de Maia vai prestar depoimento à PF”

Além de repetir a decisão de não apoiar Lira, a quem os petistas enxergam como aliado do presidente da República, o deputado José Guimarães (CE) revelou o interesse do PT em também não aderir ao bloco liderado pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores e líder da Minoria na Casa, o parlamentar cearense pede a união da esquerda na briga pela presidência.

Esquerda unida?

[Queremos a] unidade do campo da esquerda”, afirmou Guimarães em postagem nas redes sociais. “Juntos com os demais partidos de oposição, [buscaremos] uma candidatura que represente a defesa da democracia e dos direitos do povo”, prosseguiu o deputado. Ele não listou, contudo, as ações que considera antidemocráticas. Para o partido dele, a última eleição legislativa na Venezuela foi, por exemplo, “democrática”.

Leia também: “Por que a Câmara é tão ruim”, matéria de capa da Edição 38 da Revista Oeste.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

4 comentários Ver comentários

  1. Caro franendireitabr , concordo com você em gênero, número e grau!
    E, se me permite complementar,por acaso o pessoal que crítica o PR por causa da aliança com o centrão sabe que esse grupo chamado centrão é o maior grupo da Câmara? Tem poder para aprovar praticamente o que quiser? Se esse grupo decidir apoiar um impeachment do PR (como fizemos com a filhadilmapluta…) eles conseguem…
    É preciso ter esses caras, por mais que pareça estranho, do nosso lado…e além disso, boa parte deles é de uma linha política, em geral, mais conservadora.
    Por fim, se queremos ter deputados que prestem, nosso povo precisa aprender a votar. Simples assim!

  2. O único comentário possível e inteligente para está matéria é:
    “se a petralhada é contra é porque o Artur Lira é bom”, em outras palavras: nosso candidato é Artur Lira…!
    Aí vem um idiota qualquer e comenta: mas ele é do Centrão…os conservadores estão se aliando ao Centrão?
    Fazer Política, com “P” maiúsculo, é a arte de negociar apoios, por vezes tendo perdas pontuais mas ganhando no mais importante!
    Tá falado!

  3. Ufa!!!Finalmente o festeiro fanfarrão Botafogo, amigo íntimo de Eduardo Paes, o vagabundo que só compra sítio em lugar de engravatado, terá quem apoiar.
    Jogo sujo não é jogar aberto igual a amante. É fazer o que FHC, Dória, Aécio, Alkmin, fazem.
    A gang que apoia o Messias está querendo se regenerar. E VAI CONSEGUIR.
    As nossas pautas anticorrupção alinhadas nas ruas de todo o Brasil em 2.013, são inegociáveis. PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA E FIM DO FORO PRIVILEGIADO.
    Quem jogar sujo com os 90 milhões de brasileiros CONSERVADORES E CRISTÃOS, nós que acabamos com o CONLUIO ENTRE OS 3 PODERES, tirando o EXECUTIVO da trama sórdida, vai se ferrar!!!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.