O Partido dos Trabalhadores (PT) condenou a investigação do jornalista Breno Altman pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Polícia Federal (PF) por usar as redes sociais para publicar mensagens racistas e antissemitas.
Em nota emitida no sábado 30, a legenda considerou que o parceiro do portal Uol e fundador do site Opera Mundi está sofrendo uma “inaceitável perseguição”. Segundo o PT, Altman teve como “única motivação o seu firme e correto posicionamento contra o massacre do povo palestino pelo governo de ultra-direita de Israel”.
Ataques antissemitas
Desde o ataque terrorista realizado pelo Hamas contra civis israelenses em 7 de outubro, Altman tem feito críticas ao governo de Israel. Por meio das redes sociais, ele chegou a comparar os judeus a ratos.
Altman também afirmou que Israel é responsável por promover uma “ideologia sionista” e equiparou o posicionamento do governo israelense ao fascismo e o nazismo.
O jornalista foi alvo de duas liminares do Tribunal de Justiça de São Paulo em novembro, a pedido da Confederação Israelita do Brasil (Conib). Na primeira ação, o juiz Paulo Bernardi Baccarat, da 16ª Vara Cível, determinou a exclusão de postagens consideradas antissemitas e racistas.
O PT afirmou que contra a ação e disse que a “intolerância não é de Altman, mas da entidade [Conib] que nega aos judeus o direito de não aceitar a doutrina sionista, responsável pelo massacre do povo palestino”.
A presidente do partido, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) declarou no sábado 30 que a entidade israelita promove o que chamou de “perseguição” contra Altman. Segundo ela, agentes do MPF e da PF querem condenar o jornalista por suas opiniões.
Muito grave a perseguição ao jornalista Brenno Altmann, por seu firme posicionamento contra o massacre do povo palestino pelo governo de ultra-direita de Israel. Altmann é perseguido pela Confederação Israelita do Brasil (Conib), que age em nome daquele governo em nosso país.…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) December 30, 2023
Repúdio da Conib
Em comunicado publicado neste domingo, 31, a Conib repudiou os comentários do PT e de Gleisi. A entidade destacou que o jornalista “promove o antissemitismo e a desinformação, relativizando os assassinatos e estupros cometidos pelo Hamas”.
“Além disso, a deputada faz uma afirmação preconceituosa em relação à Conib”, afirmou a entidade. “Ou seja, de dupla lealdade, jargão clássico do antissemitismo, que merece total reprovação.”
+ Leia também: Justiça manda parceiro do UOL apagar (de novo) mensagens racistas e antissemitas
O PT sendo PT. Inventaram o racismo e antissemitismo “do bem”. Incapazes de enxergar e condenar quaisquer crimes quando praticados pela sua quadrilha de militantes.
Divergir das opiniões é normal nas democracias, onde a liberdade de expressão é a regra. Não em uma democracia relativa, como algumas figuras proeminentes defendem para o Brasil. Mas o que esse jornalista vem cometendo e o PT acha que ele está sofrendo perseguição é crime, previsto no Código Penal.
PT, Hamas e nazismo, tudo a ver.
Cadeia para o anti semitas e seus apoiadores.
O Esquerdismo é uma doença mental grave.
Esse pessoal do PT causa náuseas. Jamais estarão do lado certo, jamais deixarão de mentir, jamais deixarão sua vocação fascista, que atribuem aos outros. Lamentável que essa organização criminosa não tenha ainda sido banida da legalidade. Semeiam o ódio, a discriminação, o terrorismo. Fazem tudo o que atribuem mentirosamente aos que não acreditam neles.
É terrorista apoiando terroristas. Obrigado melancias por deixar o Brasil nessa situação de pária no mundo.
Gleize é uma vigarista conhecida pela sua falta de caráter e depravação! Só poderia mesmo ser presidente de uma facção criminosa (PT) com total apoio e gratidão pelas visitas íntimas ao ex- presidiário,e maior corruPTo da história!
A mente de um esquerdopata petralha funciona desta forma, você após ter sido vítima de algum tipo de engodo, de um assalto de um ataque terrorista, você tem que simplesmente aceitar o “Perdeu Mané”, você não pode sair em sua defesa e dar o troco. Eles se esquecem que na cultura judaica as coisas não funcionam desta forma, lá tudo é como no velho testamento: “Olho por olho e dente por dente”, essa história de Perdeu Mané somente funciona para povos fracos que vivem em uma apatia dentro de um acrimônio político.
Cachorro cheira o c… de cachorro.
Nesse caso, cachorra.
Caro Emerson, discordo em parte. Os cachorros fazem isso com dignidade, dentro de seus instintos dados pela Natureza. O caso dessa figura é um pouco diferente. Cachorros não fazem por dinheiro ou poder.
Verdade.