O fracasso nas urnas em 2024 e o grande avanço da direita principalmente entre as classes mais jovens da sociedade. Esses foram os assuntos dominantes em um evento do Partido dos Trabalhadores (PT) nesta quinta e sexta-feira, 5 e 6, em Brasília.
Sob os olhares atentos de líderes como José Dirceu, a sigla debateu o tema “A Realidade Brasileira e os desafios do PT”. Pelo teor dos discursos, ficou clara a preocupação, sobretudo, com o fortalecimento das alas conservadoras no país.
PT reconhece “deslocamento da juventude”
Porta-voz de Lula no primeiro mandato do petista como presidente da República, o cientista político André Singer tentou minimizar a derrota do PT nas eleições deste ano. Ele reconheceu, no entanto, a necessidade de se observar com mais cuidado alguns movimentos.
“Houve um deslocamento de setores da juventude – não de toda a juventude – para a direita. Outro dia, em um debate, me chamou a atenção a quantidade de vereadores mais votados em várias cidades que são jovens. Muitos, jovens de extrema direita”, comentou.
A exemplo da militância petista, Singer refere-se ao termo ‘extrema-direita’ como forma de tentar desqualificar posicionamentos. Do mesmo modo, é uma estratégia de atingir pessoas que se identificam com valores e princípios mais conservadores.
Para o petista, as pesquisas mostram uma “associação entre jovens e a extrema direita”. “Mas atenção, isso não quer dizer que são todos. Há uma juventude de esquerda. Há lideranças de esquerda, jovens no PT e outros partidos também. Mas é um sinal de que alguma coisa está acontecendo que só ficou claro nesta eleição”.
+ Leia mais notícias de Política na Oeste
Dos 432.002 vereadores eleitos neste ano em todo o Brasil, o PT aparece na sétima colocação. Tem 27.385 cadeiras nos legislativos municipais, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Siglas como MDB (40,828 eleitos), PP (36.952) e PSD (35.876) foram os que mais elegeram vereadores pelo Brasil.
Os jovens estão se dando conta que, chamar a Direita de Extrema Direita, não justifica chamar a Esquerda de Esquerda.
Aida existe uma potecial existência da Extrema Esquerda. Não dá para escondê-la em hipótese alguma.
Não basta aos esquerdofrênicos massacrar adversários prendendo-os e condenando-os imoral e ilegalmente com alguns já assassinados no seu calabouço brasiliano? acham pouco que a ditadura planejada pelo multi criminoso Zé Dirceu vista por todos nas TVs da vida não tenha nenhum escrúpulo em se prestar a algoz da nação a quem tira a liberdade e dignidade já está em fase final de consolidação? tentam de todas as formas intimidar massacrando seus pobres manés (título humilhante dado por um capacho mas que diz exatamente o que hoje somos) que sabem bem que rumamos ao lixo? ora senhores nenhuma ditadura ou ditador é pra sempre, lembrem de Stálin seu ícone e tantos outros, e não tenham dúvida a nação mais dia menos dia se levantará como puder contra isto … quem sobreviver verá !!!
Deviam entender que o povo não se alimenta com as pautas “progressistas”, com essa ideologia de gênero, políticas inclusivas, doutrinação nas escolas, e coisas do mesmo tipo e que são as únicas coisas que a extrema-esquerda obsoleta e corrupta sabe oferecer, além de ódio, perseguição e vingança, é claro.
O pt não e partido de esquerda . É um bando de ParasiTas
O pt continua o mesmo, mas PIORADO. Não conseguem perceber o que está na cara deles, impressionante!! Mas não sou eu quem vai dizer e acho que se dissesse aínda assim nao perceberiam. Vão desaparecer.
O pt continua o mesmo, mas PIORADO. Não conseguem perceber o que está na cara deles, impressionante!! Mas não sou eu quem vai dizer e acho que se dissesse aínda assim nao perceberiam. Vão desaparecer.