O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta segunda-feira, 10, que as ações voltadas ao combate à covid-19 devem ser orientadas a partir do que diz a ciência. “Não há outro caminho, que não a ciência, para que encontremos as soluções para o enfrentamento de questões sanitárias e, sobretudo, de uma situação pandêmica como essa, que felizmente não vivemos todos os dias”, afirmou em evento promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
Queiroga destacou a importância de parcerias entre universidades e o setor privado para impulsionar a pesquisa e a inovação no Brasil, inclusive em relação à pandemia. Ele citou os Estados Unidos como exemplo de sucesso ao adotar este modelo e defendeu a participação tanto da indústria nacional como da estrangeiras no fomento às pesquisas.
Leia mais: “Brasil tem queda de 28% nas mortes relacionadas à covid-19”
“Já que somos um governo liberal em relação à economia e conservador em relação aos costumes, isso quer dizer, não se acumplicia com desvios de verbas públicas, porque essas verbas públicas têm quer ser alocadas, por exemplo, na pesquisa. Então nós queremos que a iniciativa privada também apoie pesquisas”, disse o ministro.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, também ressaltou a importância da ciência. “A pandemia nos mostrou a necessidade da união e da atuação forte da ciência”.